Coreia do Norte divulga o vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington

A imparável Coreia do Norte divulgou este sábado um novo vídeo de propaganda, no qual mostra um ataque nuclear a Washington e ameaça o vizinho do Sul de um “ataque militar sem perdão”, por ter caluniado o seu líder, Kim Jong-un.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, a regressar à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece no ecrã, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direcção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

O vídeo deste sábado foi publicado no site de propaganda norte coreano DPRK Today.

No início do mês, a Coreia do Norte ameaçou lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul.

Dois dias antes, um outro responsável militar da Coreia do Norte tinha ameaçado desencadear um ataque nuclear contra a Casa Branca e o Pentágono, depois de acusar Washington de aumentar as tensões militares na península coreana.

Depois do quarto ensaio nuclear do Norte, em 6 de janeiro, o clima agravou-se na península, com o líder Kim Jong-un a ameaçar novos testes nucleares e o lançamentos de mísseis, em resposta às manobras militares conjuntas entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Além disso, a artilharia do Exército Popular da Coreia fez este sábado um ultimato à presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, exigindo que ela peça desculpas pelas declarações feitas em Seul sobre a possibilidade de “decapitar” a liderança norte-coreana.

Na sexta-feira, O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um simulacro de ataque armado a instituições governamentais da Coreia do Sul.

Se a traidora Park Geun-Hye e o seu bando não responderem, a artilharia de longo alcance do Exército coreano lançará uma acção militar sem perdão”, diz um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA.

A 10 de março, a Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, que as suas sucessivas ameaças de lançar um ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

ZAP // ABr

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A presidenta foi estudanta?

    Existe a palavra: PRESIDENTA?
    Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?

    No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por
    exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte,
    o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é
    mendicante… Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo
    do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim,
    quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que
    expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente
    ou inte.
    Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”,
    independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela
    “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não
    “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

    Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
    “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta
    que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
    Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta
    dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não
    tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”.

    • Caro Fred Sailor,
      Por estranho que nos possa parecer, “presidenta” é português PT-pt correcto [Priberan][FLIP].
      Mas por nos parecer (a todos) mais correcto e menos estranho, alterámos o termo para “presidente”.
      Obrigado ainda assim pelo seu reparo. É um privilégio poder contar com ele.

  2. É sempre bom referir que este individuo foi “educado” na Suíça!…
    Esse país “europeu” manhoso que, mais uma vez, vem à baila pelas piores razões!..

  3. Não, o Fred Sailor está 100% correcto !

    Infelizmente os termos que são viciados no Brasil por mera ignorância
    (lembremo-nos das afirmações da demitida Dilma sobre o termo “presidenta” e que tanta gargalhada gerou por cá)
    têm vindo a infiltrar-se injustificadamente pelas nossas “bases de dados” !

    Vejam por exemplo o que acontece no Wikpédia PT-PT … aquilo é PT-BR na sua forma mais refinada
    (acentuação, sintaxe, etc)
    e para mais, nem deixam corrigir os textos de volta para o nosso Português supostamente para … “proteger as grafias próprias de cada País” !!! (há cada anedota …!)

    Por isso, aparecer tal erro no [Priberan][FLIP] já não me espanta nada !

    Cumprimentos.
    Paulo

  4. Todas estas discussões são agora irrelevantes.
    Na hora de realizar acordos, e aí sim (sem querer ferir susceptibilidades nem lembrar mágoas do colonialismo), se deveriam ter levantado todas estas vozes.
    Agora, se bem que tentar manter o nome de Portugal honrado me pareça sempre uma luta válida, só me consigo lembrar do velho ditado, vozes de burro não chegam ao céu.
    São mais os milhões de (BRs; AOs; CVs; MZs etc…) que os PTs, se até países, onde nunca se falou português, entram nos PALOP, o que interessa se uma revolucionaria bombista diz presidenta ou presidente…

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …