Coreia do Norte divulga o vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington

A imparável Coreia do Norte divulgou este sábado um novo vídeo de propaganda, no qual mostra um ataque nuclear a Washington e ameaça o vizinho do Sul de um “ataque militar sem perdão”, por ter caluniado o seu líder, Kim Jong-un.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, a regressar à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece no ecrã, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direcção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

O vídeo deste sábado foi publicado no site de propaganda norte coreano DPRK Today.

No início do mês, a Coreia do Norte ameaçou lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul.

Dois dias antes, um outro responsável militar da Coreia do Norte tinha ameaçado desencadear um ataque nuclear contra a Casa Branca e o Pentágono, depois de acusar Washington de aumentar as tensões militares na península coreana.

Depois do quarto ensaio nuclear do Norte, em 6 de janeiro, o clima agravou-se na península, com o líder Kim Jong-un a ameaçar novos testes nucleares e o lançamentos de mísseis, em resposta às manobras militares conjuntas entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Além disso, a artilharia do Exército Popular da Coreia fez este sábado um ultimato à presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, exigindo que ela peça desculpas pelas declarações feitas em Seul sobre a possibilidade de “decapitar” a liderança norte-coreana.

Na sexta-feira, O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um simulacro de ataque armado a instituições governamentais da Coreia do Sul.

Se a traidora Park Geun-Hye e o seu bando não responderem, a artilharia de longo alcance do Exército coreano lançará uma acção militar sem perdão”, diz um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA.

A 10 de março, a Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, que as suas sucessivas ameaças de lançar um ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

ZAP // ABr

7 COMENTÁRIOS

  1. A presidenta foi estudanta?

    Existe a palavra: PRESIDENTA?
    Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?

    No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por
    exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte,
    o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é
    mendicante… Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo
    do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim,
    quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que
    expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente
    ou inte.
    Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”,
    independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela
    “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não
    “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

    Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
    “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta
    que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
    Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta
    dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não
    tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”.

    • Caro Fred Sailor,
      Por estranho que nos possa parecer, “presidenta” é português PT-pt correcto [Priberan][FLIP].
      Mas por nos parecer (a todos) mais correcto e menos estranho, alterámos o termo para “presidente”.
      Obrigado ainda assim pelo seu reparo. É um privilégio poder contar com ele.

  2. É sempre bom referir que este individuo foi “educado” na Suíça!…
    Esse país “europeu” manhoso que, mais uma vez, vem à baila pelas piores razões!..

  3. Não, o Fred Sailor está 100% correcto !

    Infelizmente os termos que são viciados no Brasil por mera ignorância
    (lembremo-nos das afirmações da demitida Dilma sobre o termo “presidenta” e que tanta gargalhada gerou por cá)
    têm vindo a infiltrar-se injustificadamente pelas nossas “bases de dados” !

    Vejam por exemplo o que acontece no Wikpédia PT-PT … aquilo é PT-BR na sua forma mais refinada
    (acentuação, sintaxe, etc)
    e para mais, nem deixam corrigir os textos de volta para o nosso Português supostamente para … “proteger as grafias próprias de cada País” !!! (há cada anedota …!)

    Por isso, aparecer tal erro no [Priberan][FLIP] já não me espanta nada !

    Cumprimentos.
    Paulo

  4. Todas estas discussões são agora irrelevantes.
    Na hora de realizar acordos, e aí sim (sem querer ferir susceptibilidades nem lembrar mágoas do colonialismo), se deveriam ter levantado todas estas vozes.
    Agora, se bem que tentar manter o nome de Portugal honrado me pareça sempre uma luta válida, só me consigo lembrar do velho ditado, vozes de burro não chegam ao céu.
    São mais os milhões de (BRs; AOs; CVs; MZs etc…) que os PTs, se até países, onde nunca se falou português, entram nos PALOP, o que interessa se uma revolucionaria bombista diz presidenta ou presidente…

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …