Coreia do Norte divulga o vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington

A imparável Coreia do Norte divulgou este sábado um novo vídeo de propaganda, no qual mostra um ataque nuclear a Washington e ameaça o vizinho do Sul de um “ataque militar sem perdão”, por ter caluniado o seu líder, Kim Jong-un.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, a regressar à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece no ecrã, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direcção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

O vídeo deste sábado foi publicado no site de propaganda norte coreano DPRK Today.

No início do mês, a Coreia do Norte ameaçou lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul.

Dois dias antes, um outro responsável militar da Coreia do Norte tinha ameaçado desencadear um ataque nuclear contra a Casa Branca e o Pentágono, depois de acusar Washington de aumentar as tensões militares na península coreana.

Depois do quarto ensaio nuclear do Norte, em 6 de janeiro, o clima agravou-se na península, com o líder Kim Jong-un a ameaçar novos testes nucleares e o lançamentos de mísseis, em resposta às manobras militares conjuntas entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Além disso, a artilharia do Exército Popular da Coreia fez este sábado um ultimato à presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, exigindo que ela peça desculpas pelas declarações feitas em Seul sobre a possibilidade de “decapitar” a liderança norte-coreana.

Na sexta-feira, O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um simulacro de ataque armado a instituições governamentais da Coreia do Sul.

Se a traidora Park Geun-Hye e o seu bando não responderem, a artilharia de longo alcance do Exército coreano lançará uma acção militar sem perdão”, diz um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA.

A 10 de março, a Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, que as suas sucessivas ameaças de lançar um ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

ZAP // ABr

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A presidenta foi estudanta?

    Existe a palavra: PRESIDENTA?
    Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?

    No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por
    exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte,
    o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é
    mendicante… Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo
    do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim,
    quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que
    expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente
    ou inte.
    Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”,
    independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela
    “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não
    “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

    Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
    “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta
    que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
    Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta
    dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não
    tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”.

    • Caro Fred Sailor,
      Por estranho que nos possa parecer, “presidenta” é português PT-pt correcto [Priberan][FLIP].
      Mas por nos parecer (a todos) mais correcto e menos estranho, alterámos o termo para “presidente”.
      Obrigado ainda assim pelo seu reparo. É um privilégio poder contar com ele.

  2. É sempre bom referir que este individuo foi “educado” na Suíça!…
    Esse país “europeu” manhoso que, mais uma vez, vem à baila pelas piores razões!..

  3. Não, o Fred Sailor está 100% correcto !

    Infelizmente os termos que são viciados no Brasil por mera ignorância
    (lembremo-nos das afirmações da demitida Dilma sobre o termo “presidenta” e que tanta gargalhada gerou por cá)
    têm vindo a infiltrar-se injustificadamente pelas nossas “bases de dados” !

    Vejam por exemplo o que acontece no Wikpédia PT-PT … aquilo é PT-BR na sua forma mais refinada
    (acentuação, sintaxe, etc)
    e para mais, nem deixam corrigir os textos de volta para o nosso Português supostamente para … “proteger as grafias próprias de cada País” !!! (há cada anedota …!)

    Por isso, aparecer tal erro no [Priberan][FLIP] já não me espanta nada !

    Cumprimentos.
    Paulo

  4. Todas estas discussões são agora irrelevantes.
    Na hora de realizar acordos, e aí sim (sem querer ferir susceptibilidades nem lembrar mágoas do colonialismo), se deveriam ter levantado todas estas vozes.
    Agora, se bem que tentar manter o nome de Portugal honrado me pareça sempre uma luta válida, só me consigo lembrar do velho ditado, vozes de burro não chegam ao céu.
    São mais os milhões de (BRs; AOs; CVs; MZs etc…) que os PTs, se até países, onde nunca se falou português, entram nos PALOP, o que interessa se uma revolucionaria bombista diz presidenta ou presidente…

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …