Responsável militar da Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear

James Mossman / USAF

-

Um responsável militar da Coreia do Norte ameaçou desencadear um ataque nuclear contra a Casa Branca e o Pentágono, depois de acusar Washington de aumentar as tensões militares na península coreana, foi noticiado esta segunda-feira.

A ameaça foi feita por Hwang Pyong-so, diretor do comité político geral, um órgão militar norte-coreano, num discurso proferido durante uma concentração militar em Pyongyang, no domingo, por ocasião do 61.º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53).

Hwang, um vice-marechal no exército popular norte-coreano, disse que a última série de exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, um dos quais incluiu o destacamento de um porta-aviões nuclear norte-americano, tinha elevado as tensões na península coreana.

“Se os imperialistas dos Estados Unidos ameaçarem a nossa soberania e sobrevivência… as nossas tropas vão disparar mísseis armados com ogivas nucleares contra a Casa Branca e o Pentágono – fontes de todo o mal”, disse Hwang no discurso transmitido hoje pela televisão estatal.

Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares contra os Estados Unidos e bases norte-americanas no oceano Pacífico.

A maioria dos especialistas acredita que a ditadura comunista está ainda muito longe de desenvolver um míssil balístico intercontinental viável e com o alcance pretendido.

O Norte realizou três testes nucleares, mas os peritos consideram que o regime não conseguiu ainda desenvolver as técnicas para miniaturizar uma ogiva nuclear capaz de ser integrada num míssil.

O regime possui vários mísseis de curto e médio alcance capazes de atingir a Coreia do Sul e o Japão. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte disparou vários projéteis para o Mar do Japão.

O último teste – dirigido pelo líder norte-coreano Kim Jong-un – decorreu no sábado e simulou um ataque com mísseis de curto alcance contra a Coreia do Sul, onde estão estacionadas 28.500 tropas dos Estados Unidos, de acordo com os media de Pyongyang.

A 17 de julho, o conselho de segurança da ONU condenou oficialmente a Coreia do Norte pelos últimos testes, em violação das resoluções das Nações Unidas que proíbem o Norte de usar tecnologia de mísseis balísticos.

No domingo, Kim Jong-un – o terceiro líder da dinastia comunista – instou os cidadãos norte-coreanos a manterem vivo o “espírito de defesa da pátria”, durante as celebrações do 61.º aniversário do fim da guerra na península, informou a agência oficial norte-coreana KCNA.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os norte coreanos não passam de tontos com olhos em bico. Esquecem-se que os EUA são uma potência militar nuclear a sério e que possuem material militar moderno e de última geração. O problema é que a Coreia do Norte é um “pau mandado” da China e da Rússia e, ao criar tensões militares na Península da Coreia, está a ir ao encontro dos interesses dos seus dois principais apoiantes. Com mais tensão na península, a China e a Rússia venderão mais tecnologia à Coreia do Norte, para aperfeiçoar o seu programa nuclear. Quanto à guerra de queres fala e cuja eclosão parece estar em stand by, duvido que a actual onda de ameaças verbais seja ultrapassada e desencadeado um conflito militar em larga escala, situação que os dois principais contendores não querem. Ou seja, quero crer que estamos perante uma “guerra da treta”…

RESPONDER

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …