Trump já pediu planos para atacar a Coreia do Norte

Pete Marovich / POOL / EPA

-

Donald Trump deu ordens aos seus conselheiros militares para que preparem planos de ataque à Coreia do Norte, numa altura em que as preocupações com o programa nuclear do país comunista aumentaram.

O jornal britânico The Mirror cita um dos conselheiros de Trump para a Segurança Nacional, o Tenente General H. R. McMaster, segundo o qual presidente dos EUA ordenou a preparação de uma “lista de opções” militares para “esmagar” a ameaça nuclear norte-coreana.

Entre as alternativas estão “raides de forças especiais combinadas” e “ataques de mísseis preventivos”, realça o Mirror.

O presidente pediu para estarmos preparados para dar uma gama completa de opções para remover a ameaça” nuclear, revela McMaster.

O conselheiro de Trumo recorda que Donald Trump, tal como outros presidentes dos EUA antes dele, concordam que o desenvolvimento de armas nucleares na Coreia do Norte é “inaceitável” e que “o que tem que acontecer é a desnuclearização da Península“.

Este domingo, os Estados Unidos enviaram o super-porta-aviões USS Carl Vinson para águas perto da Coreia do Norte, como resposta aos vários testes de mísseis de Pyongyang.

Fontes do Pentágono confirmaram à CNN que o almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, ordenou a mobilização do porta-aviões da classe Nimitz e de toda a sua frota de ataque para águas próximas da península coreana.

Entretanto, segundo o canal noticioso FOX News, a Força Aérea norte-americana está a sobrevoar o espaço aéreo da península Coreana, sendo notório o aumento do número de voos de aviões americanos em patrulha a partir da base aérea sul-coreana de Osan.

Estas movimentações surgem depois de a semana passada o Conselho de Segurança Nacional dos EUA ter apresentado a Trump um relatório sobre possíveis variantes de resposta à ameaça vinda da Coreia do Norte, incluindo instalar armas nucleares na Coreia do sul ou a eliminação do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A instalação de armas nucleares na Coreia do Sul, de onde os EUA retiraram todas as suas armas nucleares há 25 anos, seria o primeiro movimento táctico nuclear dos Estados Unidos em território estrangeiro desde o fim da Guerra Fria.

Também a semana passada, um dia depois de Donald Trump ter recebido dos seus conselheiros planos militares com opções para um ataque na Síria, os EUA lançaram um ataque com mísseis cruzeiro contra uma base aérea de Shayrat.

A Coreia do Norte criticou o ataque norte-americano, considerando que se trata de “uma intolerável agressão” que justifica “mais de um milhão de vezes” um ataque de “dissuasão nuclear”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Refere-se a Trump ou ao Grande Líder da Coreia do Norte, que ameaça com ataques nucleares preventivos dia sim, dia não???

  2. A situação estä a tornar-se, de facto, explosiva. Estamos a falar de dois lunáticos em confronto, porém, entre os dois acho o coreano mais lunático e perigoso porque ali não há democracia nem contraditório, ele manda e a carneirada toda baixa as orelhas perante o que consideram ser um “Deus”, o seu “querido líder”. É perigoso, pois a carneirada desmiolada não pensa, logo, podem ser mandados para a morte, á conta do palhaço lunático que os governa, e vão, vão na mesma, felizes e contentes. Já com Trump e os EUA é outra história, pois há democracia, há correntes de opinião opostas com capacidade de travarem eventuais desvarios.

  3. Bazuca,tem uma ideia errada das pessoas da coreia do norte…se os ha que seguem o lider a grande maioria so o faz por medo,dada a repressao e nivel de intimidaçao que existe…

    • Exato, acredito que a grande maioria da população deseja secretamente o desaparecimento do seu líder, e julgo que a haver uma ação militar (cada vez mais provável) deveria ser um ataque preciso, no sentido de suprimir o chefe máximo. Posso estar enganado, mas podia revelar-se uma ação com um final bastante mais rápido do que se acreditava, e nem sei até que ponto é real toda ameaça militar norte-coreana, deve ser muito bluff e pouca pólvora… (pelo menos em quantidade).

  4. Infelizmente ira haver sempre danos colaterais,como em qq guerra. O que levanta a questao de que se nao nos fizerem mal que direito temos de os atacar? Ataque preventivo? Como o feito contra saddam e as suas ” armas nucleares”? Nao havendo interesses financeiros e os eua n mexem o cu,pelo menos é a minha opiniao.

  5. Concordo que se não houver que tome uma atitude contra a Coreia do Norte, serão eles mais dia menos dia a acertar no alvo que pretende e que tantas vezes ameaçam, seja os EUA, seja o Japão ou a Coreia do Sul, alguém têm que mostrar a este louco que não pode andar por ai a lançar misseis com a conversa que são testes, o que todos devemos esperar é que é possivel que este procedimento desencadeie uma grande guerra

  6. Dois lunáticos a medirem forças, a acrescentar os lunáticos europeus a apoiarem Trum, vai dar guerra e da grossa. Salve-se quem puder porque isto não vai sobrar ninguém para contar a não ser África, mas esses já morrem de fome.

RESPONDER

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …