Trump já pediu planos para atacar a Coreia do Norte

Pete Marovich / POOL / EPA

-

Donald Trump deu ordens aos seus conselheiros militares para que preparem planos de ataque à Coreia do Norte, numa altura em que as preocupações com o programa nuclear do país comunista aumentaram.

O jornal britânico The Mirror cita um dos conselheiros de Trump para a Segurança Nacional, o Tenente General H. R. McMaster, segundo o qual presidente dos EUA ordenou a preparação de uma “lista de opções” militares para “esmagar” a ameaça nuclear norte-coreana.

Entre as alternativas estão “raides de forças especiais combinadas” e “ataques de mísseis preventivos”, realça o Mirror.

O presidente pediu para estarmos preparados para dar uma gama completa de opções para remover a ameaça” nuclear, revela McMaster.

O conselheiro de Trumo recorda que Donald Trump, tal como outros presidentes dos EUA antes dele, concordam que o desenvolvimento de armas nucleares na Coreia do Norte é “inaceitável” e que “o que tem que acontecer é a desnuclearização da Península“.

Este domingo, os Estados Unidos enviaram o super-porta-aviões USS Carl Vinson para águas perto da Coreia do Norte, como resposta aos vários testes de mísseis de Pyongyang.

Fontes do Pentágono confirmaram à CNN que o almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, ordenou a mobilização do porta-aviões da classe Nimitz e de toda a sua frota de ataque para águas próximas da península coreana.

Entretanto, segundo o canal noticioso FOX News, a Força Aérea norte-americana está a sobrevoar o espaço aéreo da península Coreana, sendo notório o aumento do número de voos de aviões americanos em patrulha a partir da base aérea sul-coreana de Osan.

Estas movimentações surgem depois de a semana passada o Conselho de Segurança Nacional dos EUA ter apresentado a Trump um relatório sobre possíveis variantes de resposta à ameaça vinda da Coreia do Norte, incluindo instalar armas nucleares na Coreia do sul ou a eliminação do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A instalação de armas nucleares na Coreia do Sul, de onde os EUA retiraram todas as suas armas nucleares há 25 anos, seria o primeiro movimento táctico nuclear dos Estados Unidos em território estrangeiro desde o fim da Guerra Fria.

Também a semana passada, um dia depois de Donald Trump ter recebido dos seus conselheiros planos militares com opções para um ataque na Síria, os EUA lançaram um ataque com mísseis cruzeiro contra uma base aérea de Shayrat.

A Coreia do Norte criticou o ataque norte-americano, considerando que se trata de “uma intolerável agressão” que justifica “mais de um milhão de vezes” um ataque de “dissuasão nuclear”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Refere-se a Trump ou ao Grande Líder da Coreia do Norte, que ameaça com ataques nucleares preventivos dia sim, dia não???

  2. A situação estä a tornar-se, de facto, explosiva. Estamos a falar de dois lunáticos em confronto, porém, entre os dois acho o coreano mais lunático e perigoso porque ali não há democracia nem contraditório, ele manda e a carneirada toda baixa as orelhas perante o que consideram ser um “Deus”, o seu “querido líder”. É perigoso, pois a carneirada desmiolada não pensa, logo, podem ser mandados para a morte, á conta do palhaço lunático que os governa, e vão, vão na mesma, felizes e contentes. Já com Trump e os EUA é outra história, pois há democracia, há correntes de opinião opostas com capacidade de travarem eventuais desvarios.

  3. Bazuca,tem uma ideia errada das pessoas da coreia do norte…se os ha que seguem o lider a grande maioria so o faz por medo,dada a repressao e nivel de intimidaçao que existe…

    • Exato, acredito que a grande maioria da população deseja secretamente o desaparecimento do seu líder, e julgo que a haver uma ação militar (cada vez mais provável) deveria ser um ataque preciso, no sentido de suprimir o chefe máximo. Posso estar enganado, mas podia revelar-se uma ação com um final bastante mais rápido do que se acreditava, e nem sei até que ponto é real toda ameaça militar norte-coreana, deve ser muito bluff e pouca pólvora… (pelo menos em quantidade).

  4. Infelizmente ira haver sempre danos colaterais,como em qq guerra. O que levanta a questao de que se nao nos fizerem mal que direito temos de os atacar? Ataque preventivo? Como o feito contra saddam e as suas ” armas nucleares”? Nao havendo interesses financeiros e os eua n mexem o cu,pelo menos é a minha opiniao.

  5. Concordo que se não houver que tome uma atitude contra a Coreia do Norte, serão eles mais dia menos dia a acertar no alvo que pretende e que tantas vezes ameaçam, seja os EUA, seja o Japão ou a Coreia do Sul, alguém têm que mostrar a este louco que não pode andar por ai a lançar misseis com a conversa que são testes, o que todos devemos esperar é que é possivel que este procedimento desencadeie uma grande guerra

  6. Dois lunáticos a medirem forças, a acrescentar os lunáticos europeus a apoiarem Trum, vai dar guerra e da grossa. Salve-se quem puder porque isto não vai sobrar ninguém para contar a não ser África, mas esses já morrem de fome.

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …