EUA enviam porta-aviões Carl Vinson para a península coreana

Os Estados Unidos ordenaram a mobilização de porta-aviões USS Carl Vinson para águas perto da Coreia do Norte, como resposta aos vários testes de mísseis de Pyongyang, avança o canal norte-americano CNN.

Fontes do Pentágono confirmaram hoje à CNN que o almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, ordenou a mobilização do porta-aviões da classe Nimitz e de toda a sua frota de ataque para águas próximas da península coreana.

O supercarrier USS Carl Vinson, da Terceira Frota da Marinha norte-americana, estacionada no Pacífico Oriental, suspendeu uma visita prevista à Austrália e regressou a águas próximas da península coreana, onde já esteve destacado há cerca de um mês para participar em manobras militares anuais com a Coreia do Sul.

Além do USS Carl Vinson, a flotilha do porta-aviões inclui dois contra-torpedeiros e um cruzador de mísseis guiados capazes de interceptar mísseis balísticos.

Fontes da Defesa asseguraram que o movimento é uma resposta às novas provocações do regime comunista da Coreia do Norte, que recentemente realizou um teste de um míssil de médio alcance e fez testes com motores de mísseis.

O USS Carl Vinson, um dos dez porta-aviões norte-americanos em actividade actualmente, é um supercarrier de propulsão nuclear classe Nimitz. Construído em 1980, tem 332m de comprimento e 76,8 de largura, transporta até 90 aeronaves e uma tripulação de 5680 homens.

Com a alcunha de “Gold Eagle”, participou em todas as campanhas militares norte-americanas no extremo-oriente, e tornou-se conhecido por ter sido a embarcação em que que o corpo de Osama Bin-Laden foi transportado e sepultado no mar, após a operação dos Navy Seals em que o lider da Al-aqeda foi abatido.

A mudança de rumo do USS Carl Vinson acontece depois de, a semana passada, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter-se reunido com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, para discutir a necessidade de evitar novas provocações de Pyongyang, aliado de Pequim.

Também esta semana, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA apresentou ao presidente norte-americano um relatório sobre possíveis variantes de resposta à ameaça vinda da Coreia do Norte, incluindo planos para instalar armas nucleares na Coreia do sul ou a eliminação do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Segundo a NBC News, o plano será implementado no caso de a cooperação de Washington com Pequim para contenção da Coreia do Norte não funcionar. Caso esses esforços não venham a produzir resultados, disse Donald Trump esta segunda-feira, os Estados Unidos estão dispostos a agir sozinhos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece que o bola de sebo da Coreia, tem agora alguém que o vai encostar a parede. Os Chineses, ate agora brincaram com o Obama, mas com o Trump, ja comecam a fazer contas de cabeça.

  2. Não é terceira Frota, mas Terceira Esquadra.

    A Coreia do Norte não se trata com o poder da força bruta, mas com espionagem e luvas de plica, assim haja vontade politica. Quanto a mim, é VIAGRA A MAIS e pode sobrar para a CSul e o Japão.

RESPONDER

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …

Fumo dos incêndios que devastaram a California já chegou à Europa

Os incêndios que devastam há várias semanas a costa oeste dos Estados Unidos são tão intensos que o fumo já alcançou a Europa, revelou na quarta-feira um responsável pelo Programa Europeu de Observação da Terra …