/

Trump diz que os EUA podem agir sozinhos contra a Coreia do Norte

2

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O presidente norte-americano Donald Trump

O presidente dos EUA recebe o homólogo chinês nos próximos dia e promete falar do tema. Em entrevista o jornal Financial Times, Trump diz que será a China a decidir se ajuda ou não os EUA.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou este domingo que os Estados Unidos estão prontos para agir sozinhos caso a China não aumente a pressão contra o programa nuclear norte-coreano.

Donald Trump falava ao jornal Financial Times dias antes de receber o Presidente chinês, Xi Jinping, com quem assegurou que vai discutir a Coreia do Norte. “A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte. E a China é que vai decidir se nos ajuda com a Coreia do Norte ou não”, afirmou.

Caso a China não o faça, os Estados Unidos são completamente capazes de impedir que a Coreia do Norte desenvolva armas nucleares capazes de atacar os americanos, como o regime de Pyongyang reiteradamente ameaça.

Questionado sobre como o faria, Trump não se pronunciou, afirmando que não faria como “os Estados Unidos de antes, que anunciavam onde iam atacar no Médio Oriente”.

Donald Trump invocou as trocas comerciais com a China como incentivo para Pequim fazer o que Washington quer.

Embora a China seja um aliado diplomático e económico da Coreia do Norte, Pequim afirma que a sua influência sobre o regime liderado por Kim Jong Un é limitada.

// Lusa

2 Comments

  1. Aí está uma boa dupla; Kim Jong Un e o Donald estão bons um para o outro. Seja como for podem os norte coreanos continuar descansados pois o Donald é apenas e só (pelo menos até agora) um espalha brasas alcoviteiro e demagogo.
    A ver vamos as cenas dos próximos capítulos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.