/

Teixeira dos Santos diz que a sua reputação não fica manchada (mas não voltaria a aceitar o convite para liderar o EuroBic)

3

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos

Em entrevista à RTP, o presidente do EuroBic, Teixeira dos Santos, considerou que a sua reputação não foi manchada por trabalhar num banco que tem como acionista Isabel dos Santos, na sequência dos Luanda Leaks.

“A engenheira Isabel dos Santos foi elogiada, muito venerada [no passado], e por isso eu creio que estar num banco em que ela é acionista não tem necessariamente de manchar a reputação de quem aqui tem procurado fazer um bom trabalho”, defendeu Teixeira dos Santos, em entrevista à RTP.

O EuroBic, liderado pelo também antigo ministro das Finanças, tem como acionista Isabel dos Santos (com 42,5%) e já anunciou que cortou todas as relações comerciais com a empresária e que a sua participação no banco será vendida na sequência da divulgação do ‘Luanda Leaks’. No entanto, Fernando Teixeira dos Santos admitiu que “certamente que não” voltaria a aceitar o convite para liderar o EuroBic, caso pudesse voltar atrás.

Teixeira dos Santos, igualmente professor universitário, afirmou que a presença de Isabel dos Santos na Sonangol não poderia colocar dúvidas ao EuroBic, mas, sim, “à própria Sonangol”, e garantiu que as operações de transferência de fundos de uma conta do banco para uma empresa no Dubai, alegadamente ligada a Isabel dos Santos, foram legais.

“As ordens que foram dadas são inteiramente legítimas, foram ordens dadas por pessoas legitimadas pela Sonangol para movimentar a conta, entre elas a engenheira Isabel dos Santos, mas várias pessoas estão identificadas”, declarou.

O presidente do EuroBic garantiu também que as ordens recebidas pelo banco para fazer as transferências “foram dadas antes de vir a público a notícia da exoneração da engenheira Isabel dos Santos” de presidente da Sonangol, em 15 de novembro de 2017.

A Sonangol nunca interpelou o banco, nunca nos questionou, nunca pôs em causa os movimentos que constam desse extrato que têm a ver com as referidas transferências”.

“Operações não têm de ser reportadas ao BdP”

O ex governante disse ainda que as operações “não têm de ser reportadas ao Banco de Portugal”, mas admitiu que, na sequência do Luanda Leaks, a reação do banco foi “pedir, de imediato, uma auditoria” para esclarecer se a Matter Solutions, empresa sediada no Dubai que recebeu as transferências do EuroBic, estava relacionada com Isabel dos Santos.

Esse é um elemento novo, inteiramente desconhecido que tinha algum tipo de ligação com Isabel dos Santos. Aliás, na altura foi-nos expressamente dito, quando as operações foram devidamente analisadas pelos nossos serviços de ‘compliance’ [conformidade], que a Matter não tinha qualquer ligação à engenheira Isabel dos Santos”, salientou.

O presidente do EuroBic acrescentou que já “há manifestações de interesse” e “contactos” do mercado para adquirir os 42,5% do banco atualmente detidos por empresas de Isabel dos Santos. “Estamos todos empenhados em que rapidamente tenhamos uma solução para que se concretize efetivamente e formalmente aquilo que já é, de facto, o afastamento da engenheira Isabel dos Santos do banco”, adiantou.

Questionado se “dorme bem quando se deita“, Teixeira dos Santos respondeu afirmativamente. “Sem dúvida que isto causa um dano, não é bom para o negócio, mas não põe em causa, de forma alguma, o banco”, defendeu, rejeitando ainda qualquer conflito de interesses pelo facto de o EuroBic ser o sucessor do BPN, que nacionalizou enquanto ministro das Finanças.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou no dia de 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A investigação revela que, em menos de 24 horas, a conta da Sonangol no EuroBic Lisboa foi esvaziada e ficou com saldo negativo no dia seguinte à demissão da empresária da petrolífera angolana, depois de transferências para o Dubai.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Reputação Manchada? Mas como se mancha uma reputação NEGRA COMO A NOITE? A tua reputação é de cão corrupto e sarnento que fazia parte da matilha do Pinócrates e que roubou o país e deixou todos na miséria! A Tua reputação deveria ter-te colocado com umas grades em toda a volta, meu grande criminoso – tu e todo o governo do Poucochinho da India deveriam estar PRESOS A SETE CHAVES para o resto da vida, para não dizer pior – há gente com uma falta de vergonha na cara que até doi!

  2. PT é miseravel!
    1 – Perante a Justiça, só o Rui Pinto é que é Criminoso! Os outros não, tem “proteção” Juridica incluindo dos Juizes. Miserável!
    2 – Quem será mais Criminoso, aquele que empresta (ou “distribui”) Dinheiro à Balda para “jogadas”, ou aquele que recebe a “oferta”?
    3 – Os grandes “administradores” dos Sociaçlismos / Marxismos, estão enterrados até ao pescoço nas “jogadas” da Distribuição da Riqueza dos RIcos depositada nos Bancos, mas tem o desplante de dizer “não me apercebi de nada, estava lá mas vi nada, pergunte a outro”. Miserável, ainda se riem na cara da Justiça e Expediente Juridico
    É esta a verdadeira face da “Santa Liberdade”, rouba-se a todos e engana-se a todos.
    Isto é uma Coreia do Norte ou China, disfarçada de Democracia, para enganar tolos.

  3. A reputação de cada um, será sempre considerada boa ou má, em relação a “factos”. E quem a decide se é má, são os ofendidos e prejudicados por as acções ou omissões dos responsáveis que tem poder de decisão face a irregularidades !..o Sr. T.dos Santos auto decidiu que é branco como neve !….veremos…veremos !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.