Taxa de ocupação dos cuidados intensivos está nos 54%

Jean-Christophe Bott / EPA

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira que a taxa de ocupação das unidades de cuidados intensivos chega aos 54%, dando ainda conta que a taxa de letalidade global está fixada nos 3,5%.

“A taxa de letalidade global é de 3,5%, a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 12,8%”, disse o governante na conferência de imprensa desta segunda-feira, na qual foram anunciados 657 novos casos e mais 21 vítimas mortais de covid-19.

Larceda Sales disse ainda que grande parte dos infetados com covid-19 estão a recuperar em casa. “Pessoas em tratamento no domicílio são 87,8% dos casos. A percentagem em internamento é de 5,8%, com 1,8% em cuidados intensivos e 4,8% em enfermaria”.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que também participou na conferência de imprensa desta segunda-feira, garantiu que o país tem conseguido abastecer reserva de máscaras cirúrgicas. “Como devem saber, temos sempre dito que o seu uso [de máscaras cirúrgicas] não pode comprometer a necessidade maior de utilização de profissionais de saúde e doentes”, começou por dizer a responsável.

“Dito isto, se as pessoas as estão a usar é porque o mercado tem capacidade de as abastecer. Sendo que nós estamos a conseguir adquirir para abastecer o nosso mercado. Em qualquer altura que não aconteça, as pessoas que estão a usar máscaras cirúrgicas têm de usar outro equipamento. Mas que fique claro que não pode haver falta nestes sectores mais importantes”, explicou Graça Freitas.

Questionada sobre o hostel em Lisboa que foi evacuado depois de ter sido identificado um caso de infeção, a diretora-geral da Saúde considerou que foi o elevado número de pessoas e a concentração das mesmas num mesmo espaço que levaram a que mais de uma centenas de pessoas ficassem infetadas pelo novo coronavírus.

“Relativamente ao hostel, foram tomadas várias medidas. A primeira circunstância teve a ver com o facto do número de pessoas no hostel e a concentração destas. Uma vez identificado um caso, foi realizado um plano de testes. Como sabem este hostel tinha cerca de 185 pessoas residentes e alguns profissionais. Foram feitos testes a toda esta população e muitos deles deram positivo. Da primeira bateria com 116 testes, 100 deram positivos. A concentração de pessoas num espaço define um contágio e isso ficou bem patente”.

“Houve uma pronta intervenção nesta estrutura e um movimento para realojar estas pessoas, incluindo com o contributo da mesquita [de Lisboa]. Em relação ao hostel, têm de se proceder a desinfeções do local e ponderar como serão realocadas estas pessoas”.

Portugal regista esta segunda-feira 735 mortos associados à covid-19, mais 21 do que no domingo, e 20.863 infetados (mais 657), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Comparando com os dados de domingo, em que se registavam 714 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 2,9%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 657 casos do que no domingo (+3,3%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …