Portugal com mais 657 casos de covid-19. Há mais 21 óbitos

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, Portugal regista 20.863, mais 657 do que no domingo. O número de óbitos subiu para 735, um aumento de 21 em comparação ao dia anterior.

Portugal regista esta segunda-feira 20.863 casos confirmados de covid-19, segundo o Relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica no país. O aumento de 657 casos representa um acréscimo percentual de 3.3%.

O Norte voltou a ser a região com o maior aumento de casos em termos brutos confirmando a tendência das últimas duas semanas, mais do dobro das restantes regiões do país: 395, num acrescento de 3,3% para um total de 12.543.

Registaram-se também mais 209 casos em Lisboa e Vale do Tejo (subida de 4,6%, num total de 4.709) e mais 29 no Centro (aumento de 1%, num total de 2.952).

A grande subida concentra-se na Madeira, que teve uma subida de 19 casos nas últimas 24 horas (aumento de 31,1%). O Alentejo regista mais três casos de covid-19 (mais 1,9%), os Açores contabilizam mais um (mais 0,9%) e o Sul teve mais um (mais 0,3%).

Há 1.208 pessoas internadas em hospitais, sendo que 215 delas estão nos cuidados intensivos.

Em relação aos óbitos, o número de mortos subiu de 714 para 735, uma aumento de 21, com especial incidência na região Norte. Todas os mortos tinham mais de 70 anos. Esta é menor subida desde 6 de abril.

A taxa de letalidade global é de 3,5%. Acima de 70 anos é de 12,8%.

A incidência mantém-se nas pessoas acima dos 70 anos, que representam 87,3% das 735 mortes por covid-19 no país.

O Norte continua a ser a região que conta com mais óbitos, tendo nas últimas 24 horas um total de 15 mortes num total de 424. Registaram-se mais quatro vítimas em Lisboa e Vale do Tejo, num total de 130; mais uma no Algarve, num total de 11; e mais uma nos Açores, num total de seis. A região Centro não registou qualquer óbito nas últimas 24 horas.

O número de casos recuperados mantém-se nos 610 pelo segundo dia consecutivo.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 20 de abril, que pode ser consultado integralmente…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 20 de abril de 2020

Há 4.739 pessoas à espera do resultado laboratorial que irá aferir se estão infetados com a doença e há 30.805 portugueses sob vigilância pelas autoridades de saúde.

Em conferência de imprensa, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, disse que “chegaram ontem [domingo] 66 ventiladores a Portugal, vindos da China, 63 dos quais adquiridos pela ASS e os outros três por autarquias”. “Esses ventiladores serão distribuídos de imediato pelo país: 40 ficam no Norte e Centro e os restantes 23 distribuídos por unidades hospitalares em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, explicou.

Marta Temido, ministra da Saúde, informou este fim de semana que o pico da doença em Portugal terá acontecido entre 23 e 25 de março. No entanto, isto não significa que as medidas de contenção possam ser levantadas, uma vez que, está comprovado que, quando há uma descompressão, os casos aumentam.

Maio é o mês apontado pelo primeiro-ministro para se começar a aliviar o confinamento social.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …