Portugal com mais 657 casos de covid-19. Há mais 21 óbitos

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, Portugal regista 20.863, mais 657 do que no domingo. O número de óbitos subiu para 735, um aumento de 21 em comparação ao dia anterior.

Portugal regista esta segunda-feira 20.863 casos confirmados de covid-19, segundo o Relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica no país. O aumento de 657 casos representa um acréscimo percentual de 3.3%.

O Norte voltou a ser a região com o maior aumento de casos em termos brutos confirmando a tendência das últimas duas semanas, mais do dobro das restantes regiões do país: 395, num acrescento de 3,3% para um total de 12.543.

Registaram-se também mais 209 casos em Lisboa e Vale do Tejo (subida de 4,6%, num total de 4.709) e mais 29 no Centro (aumento de 1%, num total de 2.952).

A grande subida concentra-se na Madeira, que teve uma subida de 19 casos nas últimas 24 horas (aumento de 31,1%). O Alentejo regista mais três casos de covid-19 (mais 1,9%), os Açores contabilizam mais um (mais 0,9%) e o Sul teve mais um (mais 0,3%).

Há 1.208 pessoas internadas em hospitais, sendo que 215 delas estão nos cuidados intensivos.

Em relação aos óbitos, o número de mortos subiu de 714 para 735, uma aumento de 21, com especial incidência na região Norte. Todas os mortos tinham mais de 70 anos. Esta é menor subida desde 6 de abril.

A taxa de letalidade global é de 3,5%. Acima de 70 anos é de 12,8%.

A incidência mantém-se nas pessoas acima dos 70 anos, que representam 87,3% das 735 mortes por covid-19 no país.

O Norte continua a ser a região que conta com mais óbitos, tendo nas últimas 24 horas um total de 15 mortes num total de 424. Registaram-se mais quatro vítimas em Lisboa e Vale do Tejo, num total de 130; mais uma no Algarve, num total de 11; e mais uma nos Açores, num total de seis. A região Centro não registou qualquer óbito nas últimas 24 horas.

O número de casos recuperados mantém-se nos 610 pelo segundo dia consecutivo.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 20 de abril, que pode ser consultado integralmente…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 20 de abril de 2020

Há 4.739 pessoas à espera do resultado laboratorial que irá aferir se estão infetados com a doença e há 30.805 portugueses sob vigilância pelas autoridades de saúde.

Em conferência de imprensa, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, disse que “chegaram ontem [domingo] 66 ventiladores a Portugal, vindos da China, 63 dos quais adquiridos pela ASS e os outros três por autarquias”. “Esses ventiladores serão distribuídos de imediato pelo país: 40 ficam no Norte e Centro e os restantes 23 distribuídos por unidades hospitalares em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, explicou.

Marta Temido, ministra da Saúde, informou este fim de semana que o pico da doença em Portugal terá acontecido entre 23 e 25 de março. No entanto, isto não significa que as medidas de contenção possam ser levantadas, uma vez que, está comprovado que, quando há uma descompressão, os casos aumentam.

Maio é o mês apontado pelo primeiro-ministro para se começar a aliviar o confinamento social.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …