/

Taxa de juro do crédito à habitação está, pela primeira vez, abaixo de 1%

Pelo sétimo mês consecutivo, as taxas de juro no crédito à habitação recuaram em fevereiro e estão abaixo de 1% pela primeira vez. 

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro do conjunto dos empréstimos à habitação desceu para 0,997% em fevereiro, menos 0,3 pontos base face a janeiro (1%). Este valor corresponde a um novo mínimo histórico.

O Jornal de Negócios dá conta de que os juros do crédito à habitação estão a cair desde agosto do ano passado e atingem agora um novo mínimo desde, pelo menos, janeiro de 2009, data em que tem início a série estatística do INE.

A taxa média caiu nos financiamentos destinados à construção e aquisição de habitação e manteve-se estável na reabilitação de habitação. No financiamento à aquisição de habitação, a taxa de juro média baixou de 1,022% em janeiro para 1,018% em fevereiro. Já no financiamento à construção de habitação, a taxa reduziu-se de 0,815% para 0,809%, enquanto que na reabilitação de habitação se manteve em 1,115%.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu ligeiramente, de 1,090% para 1,131%.

De acordo com o mesmo diário, o capital médio em dívida voltou a aumentar, fixando-se em 53.755 euros em fevereiro, enquanto a prestação média se manteve estável em 247 euros, o mesmo valor registado em janeiro.

A descida das taxas de juro reduz os encargos que as famílias têm com os empréstimos à habitação, uma boa notícia na crise que vivemos agora, devido à pandemia de Covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.