No meio de uma “corrida contra o tempo”, a TAP já tem plano para trazer as vacinas para Portugal

Aero Icarus / Flickr

Numa altura em que foram anunciadas algumas vacinas com um alto nível de eficácia, os países já planeiam como estas deverão chegar. Não há tempo para construir aviões especiais capazes de manter temperaturas extremamente negativas, mas a TAP já avançou com plano de transporte.

Este é um dos grandes problemas das novas vacinas: a necessidade de estarem expostas a temperaturas extremamente baixas, por isso devem ser refrigeradas. Neste sentido, transportá-las, sem que a sua qualidade se altere, pode não ser um processo fácil até porque neste momento já não há tempo para construir novos aviões adaptadas a estas novas necessidades.

A hipótese é, por isso, adaptar os aviões já existentes.

Paulo Soares, especialista em aviação, explicou em declarações à TSF que “o Antonov (maior avião do mundo) permite a entrada de um camião TIR, mas à temperatura normal. As vacinas têm de ir para um compartimento, ou o próprio avião tem de ser reconfigurado, de maneira a que a temperatura na cabine de carga consiga estabilizar dentro dos parâmetros recomendados”.

Adianta ainda que uma forma de o fazer é a utilização de gases considerados perigosos. “Permitem baixar as temperaturas e conservá-las. Vai haver a necessidade de construir, dentro da aeronave de carga, uma câmara frigorífica capaz de produzir e manter temperaturas abaixo de 75 graus negativos. Ou 20. Mas, mesmo 20… Não é normal transportar a 20 graus negativos, o que quer que seja”, afirma.

O antigo piloto de linha aérea fala de uma “corrida contra o tempo”, mas acredita que há tempo para adaptar a indústria da aviação. Ainda assim, sublinha que só uma “verdadeira colaboração” entre os países vai permitir essa adaptação ao transporte e distribuição em larga escala das vacinas que o mundo tanto aguarda.

TAP já tem plano para trazer vacinas da covid

Nesta corrida contra o tempo, parece que a TAP já deu um passo em frente. Como foi ontem referido pela Ministra da Saúde, Marta Temido, o Governo quer começar vacinação no país já em janeiro e vai dar a conhecer o plano de distribuição no próximo mês. Neste sentido, a companhia aérea avança com parcerias para antecipar as necessidades de transporte.

Apesar de ainda não haver vacina a TAP já está a preparar o plano de transporte em contentores de refrigeração que cumpram as regras internacionais.

“A TAP está a garantir que tem as parcerias e meios necessários, como sejam a contratação atempada e em quantidade adequada dos contentores de temperatura controlada e vai estar preparada para responder às necessidades de transporte de vacinas contra a covid-19, de acordo com os requisitos publicados recentemente pela IATA”, garantiu fonte oficial da empresa ao ECO.

A International Air Transport Association divulgou esta semana diretrizes para assegurar que a aviação está pronta para lidar com o manuseio, transporte e distribuição da vacina contra a covid-19, após um trabalho de avaliação que envolveu uma série de organizações de saúde internacionais.

Alertou para os desafios de movimentar um material ultra congelado e recomendou a governos e privados que antecipem a operação logística que será “extremamente complexa”.

Entre as duas vacinas cujos testes têm mostrado resultados encorajadores, a da Pfizer e da BioNTech é a que precisa de temperaturas mais baixas: -70º C. Já a Moderna tem estabilidade garantida a temperaturas standard de refrigeração de -20º C.

Para garantir que tem infraestruturas de temperatura controlada e que as restantes regras são cumpridas, “a TAP envolveu já as empresas suas parceiras em toda a cadeia logística para que, em termos de instalações, todos os requisitos sejam cumpridos”, diz a empresa.

O transporte será feito pelo segmento de transporte de cargo, a TAP Air Cargo, que foi igualmente responsável por ir à China buscar ventiladores e outro material médico no início da pandemia.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …