/

Suécia vai alargar testes à covid-19 para que ninguém fique em casa inutilmente

A Suécia anunciou, esta terça-feira, que vai alargar os testes ao novo coronavírus a todas as pessoas com sintomas moderados e aumentar os testes disponíveis para os trabalhadores considerados essenciais.

As autoridades suecas têm apelado às pessoas que tenham sintomas relacionados com o novo coronavírus que fiquem em casa. No entanto, citada pela AFP, Lena Hallengren, ministra da Saúde da Suécia, explicou que, se esta situação se prolongar, estas pessoas devem saber quando podem voltar ao trabalho.

“Não podemos ter uma situação em que as pessoas ficam em casa ao mais pequeno sintoma se não têm necessidade de ficar”, disse a governante.

Até meados de abril, as autoridades suecas faziam apenas testes de despistagem aos doentes hospitalizados e ao pessoal de saúde. Desde então, as autoridades têm vindo a alargar os testes às pessoas com profissões consideradas essenciais, como polícias e bombeiros, para que os que tiveram sintomas possam regressar ao trabalho mais rapidamente.

O Governo anunciou, também em meados de abril, querer fazer uma despistagem da população em larga escala, esperando poder fazer testes a 100.000 pessoas por semana, meta que ainda não foi atingida.

“Temos a capacidade para fazer testes, mas ainda há dificuldades com a logística que envolvem”, disse a coordenadora nacional, Harriet Wallberg. Na semana passada, foram realizados 32.000 testes.

Ao contrário da generalidade dos países, a Suécia adotou medidas menos restritivas face à pandemia, o que suscitou críticas tanto no país como no estrangeiro.

A estratégia focou-se no isolamento de grupos de risco e no apelo à responsabilidade individual dos cidadãos, não tendo sido ordenado o confinamento da população nem o encerramento de escolas, restaurantes, cafés ou bares.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.