Suécia vai alargar testes à covid-19 para que ninguém fique em casa inutilmente

A Suécia anunciou, esta terça-feira, que vai alargar os testes ao novo coronavírus a todas as pessoas com sintomas moderados e aumentar os testes disponíveis para os trabalhadores considerados essenciais.

As autoridades suecas têm apelado às pessoas que tenham sintomas relacionados com o novo coronavírus que fiquem em casa. No entanto, citada pela AFP, Lena Hallengren, ministra da Saúde da Suécia, explicou que, se esta situação se prolongar, estas pessoas devem saber quando podem voltar ao trabalho.

“Não podemos ter uma situação em que as pessoas ficam em casa ao mais pequeno sintoma se não têm necessidade de ficar”, disse a governante.

Até meados de abril, as autoridades suecas faziam apenas testes de despistagem aos doentes hospitalizados e ao pessoal de saúde. Desde então, as autoridades têm vindo a alargar os testes às pessoas com profissões consideradas essenciais, como polícias e bombeiros, para que os que tiveram sintomas possam regressar ao trabalho mais rapidamente.

O Governo anunciou, também em meados de abril, querer fazer uma despistagem da população em larga escala, esperando poder fazer testes a 100.000 pessoas por semana, meta que ainda não foi atingida.

“Temos a capacidade para fazer testes, mas ainda há dificuldades com a logística que envolvem”, disse a coordenadora nacional, Harriet Wallberg. Na semana passada, foram realizados 32.000 testes.

Ao contrário da generalidade dos países, a Suécia adotou medidas menos restritivas face à pandemia, o que suscitou críticas tanto no país como no estrangeiro.

A estratégia focou-se no isolamento de grupos de risco e no apelo à responsabilidade individual dos cidadãos, não tendo sido ordenado o confinamento da população nem o encerramento de escolas, restaurantes, cafés ou bares.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …