Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

Jonas Ekstromer / TT News Agency

O primeiro-ministro da Suecia, Stefan Löfven

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes.

Os partidos suecos chegaram esta terça-feira a acordo para dar poderes de emergência ao Governo para fechar lojas, escolas e restaurantes, mas o Governo não tem planos imediatos para usar já esses poderes. Para já, irá manter a sua política liberal, não impedindo as pessoas de continuarem a fazer a sua vida social na rua.

De acordo com o Observador, apesar de os números na Suécia não serem os mais alarmantes da Europa, mas há dados que chamam a atenção. O país tem 7.693 casos confirmados, mas o número de mortos é muito elevado (591), acima dos registados em Portugal, que tem mais de 12 mil habitantes infetados.

Quando se cruza a mortalidade por milhão de habitante, a Suécia volta a ficar mal no retrato: 56 contra 34 em Portugal. Segundo o diário, uma das causas para esta mortalidade tão alta é o descontrolo do contágio em lares de terceira idade.

A ministra da Saúde afirmou que o Governo não tem planos concretos para usar os novos poderes que serão aplicáveis entre 18 de abril e 30 de junho. Esta iniciativa preventiva dá a margem legal ao Executivo para atuar rapidamente na aprovação de medidas de emergência, sem ter de passar pelo Parlamento.

Se, por um lado, os especialistas em saúde pública estão confortáveis com os resultados, adiantando que a queda dos novos casos confirmados nos últimos dias é um bom sinal, quem está no terreno a lutar contra a covid-19 está mais apreensivo.

A Suécia pode, assim, seguir o mesmo caminho do Reino Unido, que começou por evitar as medidas restritivas para, depois, emendar – ainda que com um atraso de semanas, que colocou o país na rota dos mais atingidos pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …