Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

Jonas Ekstromer / TT News Agency

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e tem a lamentar 401 vítimas mortais.

Ao contrário da maioria dos países europeus, a Suécia optou por uma abordagem mais “relaxada” à covid-19, confiando no sentido cívico dos seus cidadãos.

Estabelecimentos, escolas e ginásios continuaram a funcionar e os movimentos das pessoas e o dia-a-dia das empresas não tinham sido alvo de medidas restritivas.

Apesar de as medidas terem sido bem recebidas pelos suecos – o movimento habitual diminuiu cerca 70% e as empresas foram aplicando, quando possível, o regime de teletrabalho -, a elevada taxa mortalidade do país obrigou o Governo sueco a rever  sua estratégia de combate à pandemia, conta o jornal Observador.

A Suécia regista neste momento 40 mortes por milhão, valor bem mais elevado do que os “vizinhos” Dinamarca (31), Noruega (13) e Finlândia (5).

Por tudo isto, o Governo equaciona agora aplicar medidas restritivas e os média locais, citados pela revista Sábado, escreve que está a ser preparada uma nova legislação.

O Executivo liderado por Stefan Löfven apresentou uma proposta de lei para poder passar a governar por decreto durante a pandemia, podendo assim aprovar medidas sem ter o aval do Parlamento. Contudo, a iniciativa foi rejeitada: o Executivo de Löfven precisa de passar no Parlamento qualquer medida que queira aplicar.

A Sábado recorda ainda que a Islândia adotou uma abordagem semelhante à da Suécia, mas frisa que há grandes diferenças entre os dois países nesta luta contra o novo coronavírus: a população e o número de testes que estão a ser realizados.

Com cerca de 364 mil habitantes, a Islândia realizou mais de 25 mil testes. Já a Suécia, com mais de 10 milhões de habitantes, realizou 37 mil testes.

O jornal Público, que definiu como “arriscada” a abordagem tomada pela Suécia, nota, citando um jornal local, que no país só são testados os que têm sintomas tão fortes que procuram tratamento hospitalar ou residentes em lares de idosos que apresentem sintomas – o que explica que o número de casos detetados se mantenha relativamente baixo.

Às 10 horas desta quinta-feira, a Suécia registava 6.830 casos positivos e 401 vítimas mortais. Há ainda registo de 205 pessoas recuperadas.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes também estariam convencidos de que o vírus não gostaria de loiras mas enganaram-se pois também são apreciadores e ao não terem contribuído no combate acabam por prejudicar os vizinhos também.

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …