Segurança Social paga taxas de justiça de Rui Rangel. Juiz alega que não tem dinheiro

António Pedro Santos / Lusa

O ex-juíz desembargador Rui Rangel

Rui Rangel, ex-desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, pediu apoio à Segurança Social para pagar as taxas de justiça, alegando que, como foi despedido, não tem dinheiro para as suportar. O ex-magistrado é o principal arguido da Operação Lex.

Acusado de 21 crimes, entre os quais corrupção, fraude fiscal e falsificação de documentos, Rui Rangel está a receber o apoio da Segurança Social para pagar as taxas de justiça que lhe cabem no âmbito da Operação Lex.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã (CM) que cita um documento do Supremo Tribunal de Justiça onde “a Segurança Social informa que o requerimento do ex-desembargador [no sentido de receber apoio judicial] foi aceite no final de Janeiro“.

O CM nota que Rangel alegou que “foi despedido em Junho do ano passado e que neste momento não aufere qualquer rendimento”. Portanto, argumenta que não tem dinheiro para as taxas de Justiça.

Entretanto, Rui Rangel terá que continuar a pagar os honorários do seu advogado, João Nabais, que é um dos mais conhecidos da praça.

Rui Rangel é suspeito de ter recebido “luvas” de um milhão de euros em troca de decisões judiciais favoráveis.

O ex-magistrado é um dos 17 arguidos da Operação Lex que implica ainda a ex-mulher de Rangel, a também ex-magistrada Fátima Galante, o antigo presidente da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, entre outros.

A tese do Ministério Público (MP) é que Rangel vivia à custa dos alegados subornos que recebia, uma vez que mantinha uma vida de luxo que não seria compatível com o ordenado de três mil euros que tinha como juiz desembargador.

Em 2020, o Supremo Tribunal de Justiça pediu o arresto de imóveis, carros e contas bancárias de Rui Rangel e da ex-mulher como forma de garantir a existência de bens para suportar o eventual pagamento da indemnização cível de 1 milhão de euros que é pedida pelo MP.

No final de 2019, Rui Rangel foi demitido da magistratura devido ao seu envolvimento na Operação Lex.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Este ainda há pouco tempo tinha o seu espaço de comentários num canal televisivo e não só. Falam em controlo de massas ? Aí têm um dos seus intervenientes. Resta saber a razão para que a comunicação social dê espaço a esta gente no formato de comentadeiros. Continuem a acreditar nos “mais que mentes”, nos portas e outros tantos que tanto gostam de criar opinião…

  2. Há pessoas que não têm um pingo de vergonha na cara, que por se saberem mexer, acham que tudo é válido.
    Eu ofereço- me para pagar as referidas custas de tribunal na condição de que esse senhor me contacte pessoalmente para pedir tall ajuda.
    Ratos de esgoto!

    • O problema é que quem lhe paga as taxas de justiça são os que realmente trabalham neste país. Que indecência! Ainda se admiram de partidos como Chega começar a ter votos que Deus nos Livre!

  3. Quantos favores não terá feito esses Rangel, a João Nabais. Parece que só assim ganhou vários processos e ganhou fama, mas sem mérito.

  4. Já não há vergonha nem remédio para este país, que não seja inocular com estrequenina gente como esta e a quem lhes dá proteção (são iguais)!

  5. Não pode dizer porque este é do mesmo clubismo, é assim que os políticos fracassam sempre com falta de frontalidade e imparcialidade!

  6. Se ele não tem dinheiro quem é que tem? O Ordenado de um Juiz, segundo me informaram, é superior ao do Primeiro ministro. Peçam ao Rui Pinto para investigar para onde ele enviou os rendimentos.

  7. Não o gasta-se roubou imenso devia dár para tudo, filh da ..ta, estuda-se como Sócrates olha para ver se ele não roubo o suficiente para advogados e farinha…..

  8. Onde é que o ZAP foi obter a notícia de que um juiz desembargador com a idade dele ganha 3 mil euros? O ordenado é muito maior e de cerca de 7 mil euros brutos.

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …