Escutas telefónicas apanham Vieira a dizer que vai “apertar” o juiz Rui Rangel

(E:D) António Cotrim / Lusa

As escutas telefónicas da Operação Lex são determinantes no âmbito das suspeitas contra o juiz desembargador Rui Rangel. E numa delas, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, terá sido apanhado a dizer que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela m….”.

Alguns dos dados que constam das escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Lex, são divulgados pela comunicação social, e parecem colocar Rui Rangel em maus lençóis.

O Correio da Manhã cita escutas interceptadas ao advogado Jorge Barroso, um dos arguidos do processo, onde este fala com Luís Filipe Vieira. Numa conversa mantida a 17 de Maio de 2017, o presidente do Benfica terá dito a Barroso que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela m….”, cita o CM.

O diário lembra que Vieira enfrentava, na altura, “um processo fiscal por uma dívida de 1,6 milhões” e que, portanto, terá tentado obter ajuda de Rangel para o solucionar.

Depois dessa conversa, Vieira, Rangel, Barroso e Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, jantaram no restaurante do Estádio da Luz, a 23 de Maio.

Vieira pretenderia que Rangel conseguisse “o nome do juiz” do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra que ia julgar o processo fiscal referido, conforme terá dito a Barroso nas escutas interceptadas.

O juiz desembargador terá recebido de Tavares a garantia de “um cargo futuro na direcção” do Benfica ou na futura Universidade do clube, com um “vencimento atractivo de director”. Mas, para isso tinha que resolver “o assunto do Luís”, terá prometido Tavares a Rangel numa outra escuta telefónica.

O Ministério Público não conseguiu apurar se Vieira chegou mesmo ao juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, como pretenderia.

Comentador pediu cunha para “derrotar” Sporting

O CM também noticia que o comentador da TVI Pedro Sousa, ex-director de comunicação do Sporting, pediu ao empresário José Veiga que metesse uma cunha a Rangel para que este intercedesse a seu favor num processo laboral contra a SAD leonina.

Pedro Sousa foi afastado do Sporting por Bruno de Carvalho, em 2013, e moveu, conjuntamente com Irene Palma, um processo contra o clube, reclamando cerca de 600 mil euros de indemnização. Ora, o comentador terá tentado que Rangel intercedesse a seu favor junto do juiz responsável pelo processo laboral.

Para garantir que José Veiga pedia o favor a Rangel, Pedro Sousa terá prometido ao empresário e ex-director de futebol do Benfica o acesso a Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS e actual assessor do Fundo de Resolução do BES.

Veiga pretendia, na altura, adquirir o Banco Internacional de Cabo Verde e Pedro Sousa ter-lhe-á garantido que a mulher, a ex-jornalista da RTP, Patrícia Galo, e ex-assessora do Governo PSD, podia convencer Sérgio Monteiro para que o negócio se concretizasse.

Advogado geria todo o dinheiro de Rangel

A SIC Notícias revela escutas telefónicas efectuadas a Rita Figueira, ex-companheira de Rangel e também arguida no caso, em que esta diz ao pai que quem detinha e geria todo o dinheiro do juiz era o advogado Santos Martins. Este movimentaria os valores que realmente pertenceriam ao juiz desembargador em contas do filho e em contas no estrangeiro.

Numa outra escuta interceptada a Rita Figueira, ela refere que Rangel teria deixado dinheiro guardado numa casa que Santos Martins tinha na Guarda.

Durante os interrogatórios a que foi sujeito, Santos Martins não conseguiu explicar porque fazia pagamentos a Rangel e a Fátima Galante, juíza desembargadora que foi casada com o juiz e que também é arguida no caso.

Nas buscas efectuadas ao escritório do advogado, as autoridades encontraram talões de despesas alegadamente atribuídas a Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que bacanal de corrupção que para aqui vai. Faz isto que a mulher do outro faz aquilo e todos gamamos, e depois o outro compra o outro e vende o amigo e mais um banco pelo meio e depois o corrupto vira diretor de universidade e o outro bancário, e o outro encaixa 600 mil graças à mulher que se intromete para forçar o outro a vender um banco ao amigo do ex-futuro diretor da universidade??!!!!

  2. Mais palavras para quê???? E falava este individuo do apito dourado e outros casos, era só para desviar as atençoes. Que rico malandro. Será que vai jogar a sueca para a cadeia???

RESPONDER

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …