Escutas telefónicas apanham Vieira a dizer que vai “apertar” o juiz Rui Rangel

(E:D) António Cotrim / Lusa

As escutas telefónicas da Operação Lex são determinantes no âmbito das suspeitas contra o juiz desembargador Rui Rangel. E numa delas, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, terá sido apanhado a dizer que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela m….”.

Alguns dos dados que constam das escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Lex, são divulgados pela comunicação social, e parecem colocar Rui Rangel em maus lençóis.

O Correio da Manhã cita escutas interceptadas ao advogado Jorge Barroso, um dos arguidos do processo, onde este fala com Luís Filipe Vieira. Numa conversa mantida a 17 de Maio de 2017, o presidente do Benfica terá dito a Barroso que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela m….”, cita o CM.

O diário lembra que Vieira enfrentava, na altura, “um processo fiscal por uma dívida de 1,6 milhões” e que, portanto, terá tentado obter ajuda de Rangel para o solucionar.

Depois dessa conversa, Vieira, Rangel, Barroso e Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, jantaram no restaurante do Estádio da Luz, a 23 de Maio.

Vieira pretenderia que Rangel conseguisse “o nome do juiz” do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra que ia julgar o processo fiscal referido, conforme terá dito a Barroso nas escutas interceptadas.

O juiz desembargador terá recebido de Tavares a garantia de “um cargo futuro na direcção” do Benfica ou na futura Universidade do clube, com um “vencimento atractivo de director”. Mas, para isso tinha que resolver “o assunto do Luís”, terá prometido Tavares a Rangel numa outra escuta telefónica.

O Ministério Público não conseguiu apurar se Vieira chegou mesmo ao juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, como pretenderia.

Comentador pediu cunha para “derrotar” Sporting

O CM também noticia que o comentador da TVI Pedro Sousa, ex-director de comunicação do Sporting, pediu ao empresário José Veiga que metesse uma cunha a Rangel para que este intercedesse a seu favor num processo laboral contra a SAD leonina.

Pedro Sousa foi afastado do Sporting por Bruno de Carvalho, em 2013, e moveu, conjuntamente com Irene Palma, um processo contra o clube, reclamando cerca de 600 mil euros de indemnização. Ora, o comentador terá tentado que Rangel intercedesse a seu favor junto do juiz responsável pelo processo laboral.

Para garantir que José Veiga pedia o favor a Rangel, Pedro Sousa terá prometido ao empresário e ex-director de futebol do Benfica o acesso a Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS e actual assessor do Fundo de Resolução do BES.

Veiga pretendia, na altura, adquirir o Banco Internacional de Cabo Verde e Pedro Sousa ter-lhe-á garantido que a mulher, a ex-jornalista da RTP, Patrícia Galo, e ex-assessora do Governo PSD, podia convencer Sérgio Monteiro para que o negócio se concretizasse.

Advogado geria todo o dinheiro de Rangel

A SIC Notícias revela escutas telefónicas efectuadas a Rita Figueira, ex-companheira de Rangel e também arguida no caso, em que esta diz ao pai que quem detinha e geria todo o dinheiro do juiz era o advogado Santos Martins. Este movimentaria os valores que realmente pertenceriam ao juiz desembargador em contas do filho e em contas no estrangeiro.

Numa outra escuta interceptada a Rita Figueira, ela refere que Rangel teria deixado dinheiro guardado numa casa que Santos Martins tinha na Guarda.

Durante os interrogatórios a que foi sujeito, Santos Martins não conseguiu explicar porque fazia pagamentos a Rangel e a Fátima Galante, juíza desembargadora que foi casada com o juiz e que também é arguida no caso.

Nas buscas efectuadas ao escritório do advogado, as autoridades encontraram talões de despesas alegadamente atribuídas a Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que bacanal de corrupção que para aqui vai. Faz isto que a mulher do outro faz aquilo e todos gamamos, e depois o outro compra o outro e vende o amigo e mais um banco pelo meio e depois o corrupto vira diretor de universidade e o outro bancário, e o outro encaixa 600 mil graças à mulher que se intromete para forçar o outro a vender um banco ao amigo do ex-futuro diretor da universidade??!!!!

  2. Mais palavras para quê???? E falava este individuo do apito dourado e outros casos, era só para desviar as atençoes. Que rico malandro. Será que vai jogar a sueca para a cadeia???

RESPONDER

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …