Vida de luxo e gastos com as mulheres comprometem Rangel

António Cotrim / Lusa

O juiz desembargador Rui Rangel

O juiz Rui Rangel pedia quase todos os dias dinheiro ao amigo e advogado Santos Martins, o que fez soar os primeiros alarmes no seio do Departamento de Investigação e Acção Penal e despoletar as perícias que levaram à descoberta de almoços e viagens de luxo, e de gastos com ex-mulheres e namoradas.

As primeiras investigações feitas ao juiz Rui Rangel, no âmbito da Operação Lex, levaram os elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) aos emails que este trocava regularmente com o advogado Santos Martins – Rangel e Santos Martins são dois dos 13 arguidos do caso.

Nestes emails, Rangel pedia “fortunas a um ritmo compulsivo, por vezes diário”, relata o Correio da Manhã, notando que isso “deixou o juiz Carlos Alexandre estupefacto”.

Rangel solicitaria ao advogado, que também é seu amigo, “que lhe fizesse depósitos de largos milhares de euros” com bastante regularidade, escreve o jornal.

Esse primeiro sinal levou a investigação a analisar à lupa a vida do juiz. E através de “perícias financeiras” foi possível descobrir os “almoços com familiares e amigos na ordem dos 500 euros, férias paradisíacas e vários fins-de-semana em destinos de sonho” e “sempre em hotéis de luxo”, relata o CM.

Além disso, “Rangel sustentou mulheres, namoradas, ex-namoradas, e todas – além de familiares e amigos destas – lhe guardavam dinheiro”, acrescenta o jornal.

Várias destas pessoas, consideradas “testas-de-ferro” do magistrado, são também arguidas no caso, por suspeitas de branqueamento de capitais, nomeadamente duas ex-mulheres do juiz, Fátima Galante e Bruna Amaral, a actual companheira, Rita Figueira, e o pai desta, Albertino Figueira.

O CM conta que a quebra do sigilo bancário e a vigilância da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária permitiram reunir diversos indícios contra Rangel.

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) anunciou, no fim da semana passada, a suspensão de Rangel e de Fátima Galante, também juíza desembargadora, mas esta decisão só deverá ser ratificada na terça-feira, 6 de Fevereiro, em plenário, adianta o jornal Sol.

O anúncio feito precocemente pelo CSM “está a gerar algum mal-estar entre os juízes“, apurou este jornal, destacando que alguns magistrados “consideram errado” que o órgão tenha divulgado a decisão sem que esta tenha sido antes ratificada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Uiiiii, agora é que o Rangel está lixado; vai começar a ser acusado, processado e afins pelas “namoradas” que andaram por aí com ele a gastar o graveto em festanças de luxo. Mal sabia o pobre diabo que estava a assediar as coitadas das meninas.

  2. O mal é começarem a “descavar”… A partir daí é ver sair as novidades e penso que nada agradáveis.
    Faz-me enormíssima confusão toda esta exposição previsível do nosso juiz. Como é possível ???
    A vaidade é uma qualidade quando usada assertivamente.
    Pelo contrário, acaba normalmente em tragédia.

  3. O homem está inocente, o dinheiro não é dele é do amigo, que é um homem de posses e lhe empresta. É absolutamente plausível, se não acreditam perguntem ao Sócrates.

    • Com o desastre dos incêndios, a pasta de papel para o crescimento desmesurado dos processos vai crescer e não vai chegar, depois, se a doença entra também na classe que julgávamos da justiça, está visto….nunca mais se verá o fundo do túnel, que já vem de longe veja-se a acumulação de fortuna que o “socialista” Bochechas amealhou enquanto esteve no poder!!!!

  4. Qualquer dia vêm as meninas acusá-lo de assédio sexual…! Heheheh. Quanto a ele ter um amigo que lhe empresta massa, acredito. Já não é o primeiro…

  5. Aposto que as amigas dele, criticam as prostitutas…. deve de ser por cobrarem substancialmente menos q elas.
    Alem disso, gastava rios de dinheiro com gajas daquelas??? Não arranjava meretrizes um pouco melhores e mais novas????

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …