Sporting gastou meio milhão por ano com blogues e contas falsas nas redes sociais

Nuno Fox / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

O Sporting gastou cerca de 500 mil euros por ano com uma empresa de comunicação responsável por alimentar blogues anónimos e perfis falsos nas redes sociais.

De acordo com o Correio da Manhã, o Sporting gastou cerca de meio milhão de euros por ano com uma empresa de comunicação, em múltiplos contratos, durante a liderança de Bruno de Carvalho.

Esta empresa terá sido responsável por alimentar blogues anónimos e perfis falsos nas redes sociais a favor do clube e que atacavam os críticos, alvos definidos pelo Sporting, segundo o semanário Expresso, que cita a notícia do CM.

O CM adiante que esta forma de comunicação de “guerrilha” foi fundamental para Bruno de Carvalho nos ataques ao Benfica: foi assim que se espalharam muitas informações e documentos referentes a processos judiciais em que o clube encarnado estaria envolvido.

A mesma empresa teria ainda direito a uma conta aberta num restaurante em Lisboa e, no final de cada mês, as contas de refeição eram enviadas para o clube leonino.

Esta notícia surge numa altura em que o ex-presidente do Sporting anunciou a sua recandidatura à presidência do clube, depois de ter sido destituído da liderança em assembleia geral a 23 de junho.

“Decidimos de novo enfrentar a vontade dos sócios, com a esperança de continuarmos num rumo, num caminho, de continuarmos fiéis. A 8 de setembro, contamos com todos os sportinguistas”, disse Bruno de Carvalho, num vídeo em direto no Facebook.

O ex-presidente marcou ainda uma conferência de imprensa para quarta-feira, às 20h00, numa unidade hoteleira em Lisboa.

No dia 28 de junho, Bruno de Carvalho já tinha pedido o fim dos processos disciplinares, entretanto levantados contra si pela comissão de gestão do clube, para poder ir a eleições.

O ex-presidente leonino é alvo de diversos processos disciplinares por actos cometidos no processo da sua destituição – entre os quais a nomeação de órgãos dirigentes não previstos nos estatutos, e por ter votado na Assembleia da sua própria destituição.

Na sequência da sua destituição, tinham surgido já outros quatro candidatos às eleições: Frederico Varandas, Fernando Tavares Pereira, Pedro Madeira Rodrigues e Dias Ferreira.

Até às eleições, o Sporting é liderado por uma comissão de gestão presidida por Artur Pereira Torres, que designou José Sousa Cintra para o comando da SAD. O antigo presidente contratou José Peseiro para treinador da equipa principal.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Aqui temos a justiça e a transparência que Bruno de Carvalho queria trazer para o futebol português, ele escreveu uma das paginas mais negras do nosso desporto, espalhou o ódio, usou métodos fascistas, alguém que devia ser irradiado para sempre do desporto em Portugal, proibido de entrar em qualquer recinto desportivo. Mas temos uma justiça de bananas, só assim podemos ver noutros países os criminosos e ladrões presos e por aqui escondem-se atrás de recursos e mais recursos. Mas certamente alguém ganha com isso pois não há outra justificação para que Ricardo Salgado, Oliveira e Costa, Sócrates, Duarte Lima, Armando Vara e tantos outros estejam em liberdade. vejam o caso Madoff nos EUA .. uma justiça assim é eficiente o que temos é uma anedota… Contem por exemplo as dezenas de recursos que um certo autarca fez

    • Sim, sim, até porque o Madoff criou, SOZINHO, uma crise mundial!…
      O problema é que todos os outros que o ajudaram, alem de terem sido “premiados pelo excelente trabalho”, ainda continuam em Wall Street – portanto, é só uma questão de tempo até haver outra crise (e outro Madoff)!…

  2. É urgente e fundamental que, quando ele se candidatar (…), a votação nele seja maciça; senão não há mais ninguém que possa acabar de vez com o Sporting…

  3. Os comentários aqui escritos são desses com direito a refeição. Desafio os jornalistas a descobrir o restaurante e os esfomeados das refeições.

  4. O que mais me surpreende é como este indivíduo ainda consegue andar com toda a liberdade e falando onde muito bem lhe apetece.

  5. O Bruno de Carvalho, durante o tempo em que foi presidente do SCP, não esteve sozinho. Onde estão aqueles que estiveram ao seu lado, lhe deram cobertura e o apoiaram incondicionalmente (sobretudo quando ele “disparava” sempre para o mesmo lado, pois a sua obsessão, sobejamente conhecida de todos, é uma só)? Não foram os mesmos que lhe tiraram o tapete e agora o arrasam até mais não? Mas há um “pequeno pormenor”: é que parece haver quase 30 % de sócios do clube que (ainda) o apoiam (pelo menos foram contra a sua destituição)… Isto quer dizer que os restantes 70 % vão dispersar os seus votos pelos outros candidatos… Quanto mais candidatos houver, maior será a probabilidade de BdC ganhar (novamente) as eleições / a presidência… A não ser que haja um dos outros candidatos que consiga concentrar em si uma percentagem elevada de votos…

RESPONDER

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …

Défice português “desaparece” em 2020, mas é preciso mais

O défice público de Portugal deve cair para 0,2% do PIB em 2019, como prevê o Governo, e em 2020 deve “desaparecer”, transformando-se num excedente de 0,1% do PIB, defende a OCDE. A organização dos países …