Futuro dos EUA decide-se hoje e Hillary ganhou a primeira batalha(zinha)

(dr) heatst.com

Chegou finalmente o dia dos norte-americanos decidirem quem vai ser o próximo Presidente dos Estados Unidos. As últimas sondagens apontam para uma vitória da candidata democrata.

Os dois candidatos à Casa Branca fizeram ontem os últimos esforços para angariar votos e tentar conquistar os estados mais indecisos.

Segundo as últimas sondagens, Hillary Clinton chega ao dia das eleições com uma ligeira vantagem sobre o candidato republicano.

Por exemplo, a sondagem da Reuters/Ipsos dá à candidata democrata uma vantagem de cinco pontos sobre Donald Trump, ou seja, 44% contra 39%. Já a sondagem do The Washington Post/ABC News dava uma vantagem de apenas quatro: 47% contra 43%. A Bloomberg Politics/Selzer&Co, por sua vez, atribuía a Clinton 44% e 41% a Trump.

O magnata do setor imobiliário já esteve bem mais longe de Clinton mas o escândalo dos e-mails e o regresso do FBI à investigação parece ter influenciado a opinião dos eleitores.

Porém, este domingo, o diretor do FBI, James Comeyanunciou que os e-mails já tinham sido analisados e que não tinham encontradas ilegalidades.

Comey tem sido um dos protagonistas desta campanha e agora o seu nome surge associado a mais uma polémica, desta vez ao lado de Trump.

O diretor terá aceite um prémio de carreira, na véspera das eleições, num jantar organizado por um grupo de apoio a polícias, que inclui pessoas com relações antigas com o republicano.

Esta terça-feira, dia 8 de novembro, está também em jogo o controlo pelo Congresso americano, atualmente nas mãos dos republicanos.

As urnas já abriram e no estado de New Hampshire, mais concretamente em Dixville Notch, Hillary já conseguiu a sua primeira vitória.

Esta localidade, com apenas oito habitantes, é conhecida por ser a primeira a divulgar os resultados e estava hoje cheia de jornalistas.

A democrata conquistou quatro votos, metade da população por assim dizer, Trump apenas dois, Gary Johnson teve direito a um e houve ainda quem escrevesse Mitt Romney no boletim.

Está previsto que as urnas fechem às 23h00, hora de Lisboa, mas só pelas nossas cinco da madrugada é que os últimos estados encerram a votação.

Veja o momento em que foram divulgados os resultados em Dixville Notch:

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …