Futuro dos EUA decide-se hoje e Hillary ganhou a primeira batalha(zinha)

(dr) heatst.com

Chegou finalmente o dia dos norte-americanos decidirem quem vai ser o próximo Presidente dos Estados Unidos. As últimas sondagens apontam para uma vitória da candidata democrata.

Os dois candidatos à Casa Branca fizeram ontem os últimos esforços para angariar votos e tentar conquistar os estados mais indecisos.

Segundo as últimas sondagens, Hillary Clinton chega ao dia das eleições com uma ligeira vantagem sobre o candidato republicano.

Por exemplo, a sondagem da Reuters/Ipsos dá à candidata democrata uma vantagem de cinco pontos sobre Donald Trump, ou seja, 44% contra 39%. Já a sondagem do The Washington Post/ABC News dava uma vantagem de apenas quatro: 47% contra 43%. A Bloomberg Politics/Selzer&Co, por sua vez, atribuía a Clinton 44% e 41% a Trump.

O magnata do setor imobiliário já esteve bem mais longe de Clinton mas o escândalo dos e-mails e o regresso do FBI à investigação parece ter influenciado a opinião dos eleitores.

Porém, este domingo, o diretor do FBI, James Comeyanunciou que os e-mails já tinham sido analisados e que não tinham encontradas ilegalidades.

Comey tem sido um dos protagonistas desta campanha e agora o seu nome surge associado a mais uma polémica, desta vez ao lado de Trump.

O diretor terá aceite um prémio de carreira, na véspera das eleições, num jantar organizado por um grupo de apoio a polícias, que inclui pessoas com relações antigas com o republicano.

Esta terça-feira, dia 8 de novembro, está também em jogo o controlo pelo Congresso americano, atualmente nas mãos dos republicanos.

As urnas já abriram e no estado de New Hampshire, mais concretamente em Dixville Notch, Hillary já conseguiu a sua primeira vitória.

Esta localidade, com apenas oito habitantes, é conhecida por ser a primeira a divulgar os resultados e estava hoje cheia de jornalistas.

A democrata conquistou quatro votos, metade da população por assim dizer, Trump apenas dois, Gary Johnson teve direito a um e houve ainda quem escrevesse Mitt Romney no boletim.

Está previsto que as urnas fechem às 23h00, hora de Lisboa, mas só pelas nossas cinco da madrugada é que os últimos estados encerram a votação.

Veja o momento em que foram divulgados os resultados em Dixville Notch:

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …