FBI diz que não há nada de errado nos últimos emails de Hillary

Gage Skidmore

Hillary Clinton

Hillary Clinton

A polícia federal norte-americana (FBI) mantém a sua recomendação de não acusar a candidata democrata às eleições presidenciais, Hillary Clinton, sobre o caso dos correios eletrónicos, após ter examinado um conjunto de novas mensagens, anunciou um eleito do Congresso.

Este anúncio favorável à candidata democrata, numa carta que o FBI enviou aos congressistas, pode trazer um novo impulso à campanha de Hillary Clinton, a 48 horas das eleições presidenciais norte-americanas.

A campanha de Hillary Clinton já manifestou contentamento por ver o caso dos ‘emails’ resolvido.

O congressista do Utah Jason Chaffetz, presidente da comissão de Supervisão da Câmara dos Representantes, escreveu na sua conta da rede social Twitter que, numa carta ao Congresso, o diretor do FBI, James Comey, indicou que, “com base numa nova análise”, não se alteraram “as conclusões alcançadas em julho” sobre Clinton.

Em julho, o responsável do FBI criticou Clinton por ter usado uma conta pessoal de correio eletrónico para trocar mensagens, incluindo algumas com informação classificada, no âmbito das suas funções como secretária de Estado, no primeiro mandato de Barack Obama na Casa Branca, mas informou que o FBI não iria recomendar acusações criminais contra a candidata democrata.

Comey, que foi acusado de dar armas à campanha do candidato republicano, Donald Trump, na reta final para as eleições, na próxima terça-feira, indicou que o FBI trabalhou sem descanso para examinar o mais depressa possível todos os novos correios eletrónicos descobertos.

A nova carta surge após uma outra enviada por Comey no mês passado, na qual informou que os agentes federais iriam analisar novos correios eletrónicos recentemente descobertos no computador de Anthony Weiner, antigo congressista democrata e ex-marido de uma assistente próxima de Hillary Clinton, Huma Abedin.

Weiner está a ser investigado pelo FBI após revelações do diário Daily Mail de que teria trocado mensagens inapropriadas e de conteúdo sexual com uma menor.

“Sempre estivemos confiantes de que nada mudaria na decisão de julho. Agora, Comey confirmou-o”, afirmou o porta-voz da candidatura de Hillary Clinton.

Últimas sondagens dão 5 pontos de vantagem a Hillary

As últimas sondagens antes das eleições presidenciais de terça-feira nos Estados Unidos dão à candidata democrata, Hillary Clinton, uma vantagem de 3 a 5 pontos sobre o republicano Donald Trump.

Apesar da queda de Clinton na última semana, Trump tem sido incapaz de superar os 43% e de conquistar o voto dos indecisos, na opinião dos analistas.

Uma sondagem realizada entre 01 e 04 de novembro para o jornal Washington Post e para a cadeia de televisão ABC News, e publicada este domingo, dá a Trump 43% nas intenções de voto, cinco pontos percentuais abaixo de Clinton, com 48%.

Já o “site” Politico e a consultora Morning Consult situam o apoio a Trump nos 42% e o de Clinton nos 45%, a nível nacional, segundo uma sondagem feita na sexta-feira e sábado.

Outro estudo publicado hoje e realizada conjuntamente para o diário The Wall Street Journal e a cadeia e televisão NBC mostra um apoio de 44% para Clinton e 40% para Trump.

A média das principais sondagens, feita pela RealClearPolitic, que tem em conta os candidatos minoritários dos Verdes e dos Libertários, estima um apoio a Clinton de 44,9% e 42,7% para Trump.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …