Marcelo reforça vantagem. Candidatos à direita sobem, à esquerda descem

(e) Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da Repúlica, Marcelo Rebelo de Sousa

A sondagem de dezembro realizada pela Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que Marcelo Rebelo de Sousa continua a reforçar vantagem na corrida a Belém, que se vota a 24 de janeiro.

De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, subiu cerca de dois pontos percentuais face a novembro, fixando-se em 58,4% das intenções de voto – valor ainda distante dos 70% de Mário Soares na reeleição de 1991.

A mesma sondagem revela que, enquanto as candidatas da esquerda descem, todos os candidatos da direita sobem em intenções de voto.

Apesar de se manter em segundo lugar, a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes recuou quatro pontos para 12,1% depois da polémica em torno da vacina da gripe que uma amiga trouxe de França.

André Ventura, líder do Chega, teve uma subida ligeira, fixando-se nos 10,9%.  Ventura, recorde-se, admitiu demitir-se se tiver menos votos do que Ana Gomes nas eleiçõe presidenciais de 2021.

Marisa Matias, eurodeputada e candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, caiu mais de 4 pontos e regista a maior queda em relação ao mês anterior, ficando pelos 4,5%.

Por fim, o candidato apoiado pelo PCP João Ferreira registou 3,3% e o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves 3,2%.

O Jornal de Negócios nota que, como a sondagem foi realizada após várias entrevistas aos candidatos, pode refletir o efeito das últimas declarações oficiais nas intenções de voto dos portugueses.

Ana Gomes e Marisa Matias, por exemplo, comprometeram-se a não dar posse a um governo de direita com apoio parlamentar do Chega. Ana Gomes disse mesmo que, se for eleita, pedirá uma reapreciação à legalidade do Chega.

Já João Ferreira admitiu dar posse a um Governo nessas condições, assegurando que o demitiria apenas se “afrontasse a Constituição”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Um terramoto devastador pode abalar a Nova Zelândia nos próximos 50 anos

Um novo estudo revela que as hipóteses de a Falha Alpina da Ilha do Sul da Nova Zelândia provocar um terramoto devastador nos próximos 50 anos são muito maiores do que se pensava.  Um estudo conduzido …

"Um incendiário como chefe dos bombeiros". Irão na Comissão sobre o Estatuto da Mulher gera indignação

O Irão foi eleito esta segunda-feira para a Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher durante um mandato de quatro anos, juntamente com China, Japão, Líbano e Paquistão. A Comissão sobre o Estatuto da …

Busca em contrarrelógio. Submarino desaparecido na Indonésia tem 72 horas de oxigénio

O almirante chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, afirmou que o submarino desaparecido ao largo de Bali com 53 tripulantes a bordo tem capacidade para 72 horas de oxigénio. Em conferência de imprensa, Yudo Margono …