Sócrates terá recebido 40 entregas em dinheiro só este ano

unaoc / Flickr

https://secure.flickr.com/photos/unaoc/4702140821/sizes/o/

O ex-primeiro.ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates terá recebido mais de um milhão de euros em dinheiro, de 2011 até 21 de Novembro de 2014, data da sua detenção no âmbito da “operação Marquês”.

Só em 2014, os investigadores terão detectado 40 entregas em dinheiro, no total de 400 mil euros. A informação é avançada pelo semanário SOL, que adianta que as entregas terão sido feitas quer pelo motorista, João Perna, quer pelo amigo e empresário Carlos Santos Silva.

Segundo o mesmo jornal, as quantias entregues terão sido usadas para pagar almoços, viagens, nomeadamente as deslocações de José Sócrates a Paris, e as despesas que sustentariam “a vida de luxo que exibia”.

O dinheiro terá sido levantado de uma conta de Santos Silva, entregue em envelopes pelo próprio empresário ou pelo motorista João Perna.

Santos Silva é suspeito de ser o “testa-de-ferro dos cerca de 20 milhões de euros” que o ex-primeiro-ministro terá “recebido em luvas durante os dois mandatos” em que liderou o Governo.

Na ausência do empresário, frequentemente ausente no estrangeiro, seria o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, também detido no âmbito da mesma operação, a efectuar os levantamentos.

Ainda segundo o SOL, confrontado com estas alegações durante o interrogatório, Sócrates terá declarado tratar-se de “um empréstimo de Carlos Santos Silva, que iria saldar mais tarde.”

Segundo o jornal apurou, terá cabido ao motorista fazer o maior número de entregas – informações negadas por João Araújo, o advogado do ex-primeiro-ministro, que esta quinta-feita afiançou que João Perna “nunca foi a Paris” nem levou malas de dinheiro a Sócrates.

As declarações de João Araújo foram proferidas no dia em que o motorista João Perna foi interrogado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa.

ZAP

 

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

    • Percebo o que não os preocupa (Júlia e Silva)… Os nºs redondos e os aproximados por excesso e por defeito… Dos cortejos ao adro, avionetas com tiras, e hino a acompanhar “obrigado pela vida(inha) Sócrates…”
      – São transversais e convergentes as “transcrições” púplicas do processo – Parece que Já havia entidade corruptora e depois é que houveram buscas… E deram lugar a outro dedito por falsificação de documentos… Pura “Estratégia da investigação”?
      Mais do que com o nº de vezes, estou interessado que a justiça eventualmente venha a fundamentar (acusação formal) o montante global, já que os parciais também são relevantes para a justiça.

  1. Que injustiça, era apenas a mesada da mamae, que lé esta artigo vai pensar que ele deixou o pais na falencia dos anos gloriosos que reinou….

  2. Estamos num país de aldrabões e depois este advogado ainda tem a “lata” de dizer o que motorista nunca foi a Paris. Como é possivel que ainda ande muito do zé povinho enganado quanto ao dito Senhor Socrates que pediu € 120.000 para fazer um cursito de Filosofia e deu para viver à grande e à frances.

    Já agora, écerto que aquele amigalhaço que lhe deu as notas +ara a formação a um Domingo já morreu mas mesmo assim não há ninguém neste país que lhe tire a licenciatura ? Ou seja, se eu aldrabar um titulo academico não sou castigao por usurpar tito de cargo não habilitado .

    Já agora como estamos no Natal, tenham pena do coitadito e só o deixem estar lá mais dois anitos. Que rica prenda não ?

  3. Caros Amigos
    Desculpem os erros de ortografia anteriores, mas fico de tal modo irritado com estas palhaçadas que nem raciocino direito. BOM NATAL PARA TODOS.

    • Preocupado com os erros? Palhaçada é o que você escreve, com erros ou sem erros. Sabe lá você o que se passa na vida dos outros, seja este caso ou outro qualquer. Invente mas não comente!

      • Só acho triste que perante tantas situaçoes que em que este sujeito já foi acusado ainda haja tanto tuga com os olhos tapados e a defende-lo!!! Por isto é que estamos nesta situação…

        • Acusado e depois ilibado…Não se esqueça! Estamos nesta situação porque o voto ainda é soberano. Os “tugas” como você, com os olhos tapados, quando houver eleições, lá vão votar nos “mesmos”, naqueles que se safam por terem os juízes amigos do partido!

  4. Só é pena que os autores destas falcatruas “Socráticas” e “Pórticas”, que contribuíram para levar o país à falência, não sejam julgados pela justiça chinesa, que é exemplar para crimes de corrupção. Mas cada vez menos os Portugueses estão dispostos a tolerar certa escumalha que nos tem governado nas últimas décadas.

  5. Eu aceitaria que viessem para aqui vomitar odio contra Socrates se nao denunciasse um amor profundo por outros politicos tao maus ou ate piores.

  6. Tanto ódio por uma pessoa, esse ódio pertence àqueles que vivem melhor hoje do que em 2010, mas a maior parte dos portugueses vivem pior agora

  7. Carlota, porque é que acha que a maioria dos portugueses vivem pior hoje do que em 2010 ??? será que foi por causa da rica herança que os 2 governos do Pinóquio deixaram os cofres do Estado cheios de dinheiro ??? acha que é com austeridade que um politico fica bem na fotografia, a aumentar impostos ???’ acha mesmo ??? os políticos gostam é de dar e não tirar … isso é que dá votos …. Este que está lá agora, desde o primeiro dia ainda não deu nada a ninguém, foi só tirar, acha que alguém gosta no de fazer isto ????

  8. Por acaso até gosto do rapaz… é bem aparecido e simpático….. mas tudo isso não significa que não seja julgado… punido pelo mal e recompensado pelo bem… mas olhem que o povo diz: onde há fumo, há lume…. nas casas deste rapazinho HÁ MUITO LUME….

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …