Sócrates terá recebido 40 entregas em dinheiro só este ano

unaoc / Flickr

https://secure.flickr.com/photos/unaoc/4702140821/sizes/o/

O ex-primeiro.ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates terá recebido mais de um milhão de euros em dinheiro, de 2011 até 21 de Novembro de 2014, data da sua detenção no âmbito da “operação Marquês”.

Só em 2014, os investigadores terão detectado 40 entregas em dinheiro, no total de 400 mil euros. A informação é avançada pelo semanário SOL, que adianta que as entregas terão sido feitas quer pelo motorista, João Perna, quer pelo amigo e empresário Carlos Santos Silva.

Segundo o mesmo jornal, as quantias entregues terão sido usadas para pagar almoços, viagens, nomeadamente as deslocações de José Sócrates a Paris, e as despesas que sustentariam “a vida de luxo que exibia”.

O dinheiro terá sido levantado de uma conta de Santos Silva, entregue em envelopes pelo próprio empresário ou pelo motorista João Perna.

Santos Silva é suspeito de ser o “testa-de-ferro dos cerca de 20 milhões de euros” que o ex-primeiro-ministro terá “recebido em luvas durante os dois mandatos” em que liderou o Governo.

Na ausência do empresário, frequentemente ausente no estrangeiro, seria o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, também detido no âmbito da mesma operação, a efectuar os levantamentos.

Ainda segundo o SOL, confrontado com estas alegações durante o interrogatório, Sócrates terá declarado tratar-se de “um empréstimo de Carlos Santos Silva, que iria saldar mais tarde.”

Segundo o jornal apurou, terá cabido ao motorista fazer o maior número de entregas – informações negadas por João Araújo, o advogado do ex-primeiro-ministro, que esta quinta-feita afiançou que João Perna “nunca foi a Paris” nem levou malas de dinheiro a Sócrates.

As declarações de João Araújo foram proferidas no dia em que o motorista João Perna foi interrogado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa.

ZAP

 

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

    • Percebo o que não os preocupa (Júlia e Silva)… Os nºs redondos e os aproximados por excesso e por defeito… Dos cortejos ao adro, avionetas com tiras, e hino a acompanhar “obrigado pela vida(inha) Sócrates…”
      – São transversais e convergentes as “transcrições” púplicas do processo – Parece que Já havia entidade corruptora e depois é que houveram buscas… E deram lugar a outro dedito por falsificação de documentos… Pura “Estratégia da investigação”?
      Mais do que com o nº de vezes, estou interessado que a justiça eventualmente venha a fundamentar (acusação formal) o montante global, já que os parciais também são relevantes para a justiça.

  1. Que injustiça, era apenas a mesada da mamae, que lé esta artigo vai pensar que ele deixou o pais na falencia dos anos gloriosos que reinou….

  2. Estamos num país de aldrabões e depois este advogado ainda tem a “lata” de dizer o que motorista nunca foi a Paris. Como é possivel que ainda ande muito do zé povinho enganado quanto ao dito Senhor Socrates que pediu € 120.000 para fazer um cursito de Filosofia e deu para viver à grande e à frances.

    Já agora, écerto que aquele amigalhaço que lhe deu as notas +ara a formação a um Domingo já morreu mas mesmo assim não há ninguém neste país que lhe tire a licenciatura ? Ou seja, se eu aldrabar um titulo academico não sou castigao por usurpar tito de cargo não habilitado .

    Já agora como estamos no Natal, tenham pena do coitadito e só o deixem estar lá mais dois anitos. Que rica prenda não ?

  3. Caros Amigos
    Desculpem os erros de ortografia anteriores, mas fico de tal modo irritado com estas palhaçadas que nem raciocino direito. BOM NATAL PARA TODOS.

    • Preocupado com os erros? Palhaçada é o que você escreve, com erros ou sem erros. Sabe lá você o que se passa na vida dos outros, seja este caso ou outro qualquer. Invente mas não comente!

      • Só acho triste que perante tantas situaçoes que em que este sujeito já foi acusado ainda haja tanto tuga com os olhos tapados e a defende-lo!!! Por isto é que estamos nesta situação…

        • Acusado e depois ilibado…Não se esqueça! Estamos nesta situação porque o voto ainda é soberano. Os “tugas” como você, com os olhos tapados, quando houver eleições, lá vão votar nos “mesmos”, naqueles que se safam por terem os juízes amigos do partido!

  4. Só é pena que os autores destas falcatruas “Socráticas” e “Pórticas”, que contribuíram para levar o país à falência, não sejam julgados pela justiça chinesa, que é exemplar para crimes de corrupção. Mas cada vez menos os Portugueses estão dispostos a tolerar certa escumalha que nos tem governado nas últimas décadas.

  5. Eu aceitaria que viessem para aqui vomitar odio contra Socrates se nao denunciasse um amor profundo por outros politicos tao maus ou ate piores.

  6. Tanto ódio por uma pessoa, esse ódio pertence àqueles que vivem melhor hoje do que em 2010, mas a maior parte dos portugueses vivem pior agora

  7. Carlota, porque é que acha que a maioria dos portugueses vivem pior hoje do que em 2010 ??? será que foi por causa da rica herança que os 2 governos do Pinóquio deixaram os cofres do Estado cheios de dinheiro ??? acha que é com austeridade que um politico fica bem na fotografia, a aumentar impostos ???’ acha mesmo ??? os políticos gostam é de dar e não tirar … isso é que dá votos …. Este que está lá agora, desde o primeiro dia ainda não deu nada a ninguém, foi só tirar, acha que alguém gosta no de fazer isto ????

  8. Por acaso até gosto do rapaz… é bem aparecido e simpático….. mas tudo isso não significa que não seja julgado… punido pelo mal e recompensado pelo bem… mas olhem que o povo diz: onde há fumo, há lume…. nas casas deste rapazinho HÁ MUITO LUME….

RESPONDER

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …