Sócrates tem direito a violar a lei para se defender

blogplanalto / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

José Sócrates “está no direito de se defender, mesmo que violando algumas normas”. Quem o diz é o antigo ministro da Justiça do PS Vera Jardim.

Durante a sua participação habitual no programa “Falar Claro” da Rádio Renascença, na segunda-feira à noite, Vera Jardim defendeu a posição de José Sócrates em responder às perguntas que lhe foram endereçadas pela TVI.

Sócrates pode perder regalias na prisão por desobediência

Vera Jardim notou que José Sócrates está “no direito de se defender, mesmo que tivesse que violar algumas normas, regulamentos, seja o que for, porque o interesse que está aqui em causa é mais forte e mais nobre“.

“Há estados de emergência, de necessidade de defesa das pessoas” que lhes devem permitir violar a Lei “porque os deveres legais cessam também perante outros direitos das pessoas: o direito ao bom nome, à reputação e a defender-se”, considerou ainda Vera Jardim.

O antigo ministro da Justiça nota ainda que José Sócrates tem direito a defender-se “com armas aproximadas daqueles que o atacam”, “no sentido de se exprimir publicamente sobre os ataques de que tem sido alvo”, referiu.

Também comentador habitual do programa da Renascença, Morais Sarmento notou, por seu lado, que, com a entrevista à TVI, José Sócrates procurou “criar um segundo combate dentro do processo“, de forma a desviar as atenções dos “actos irregulares que possa alegadamente ter cometido”. “Ficamos aqui num combate de liberdades fundamentais, direito de defesa que é o combate que ele quer”, constatou o antigo ministro do PSD.

SV, ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Este Vera Jardim é um triste exemplo de um ex ministro da Justiça – em vez de defender a legalidade ou estar calado defendo o “artista” em questão.
    será que querem fazer de parvos os portugueses?
    Deixem a justiça seguir o seu caminho e apurar os factos ou será que esses xuxas têm receio de outros serem apanhados? Parece que sim….

  2. Eu nunca gostei de xuxas pelo menos daquelas convencionais, pois já naquela època preferia um bom medronho ao invés daquelas chupetas de pano com açucar no interior para acalmar os cachopos.
    Mas ainda gosto menos de idiotas proto-ditadores em quem não esta de acordo com eles deve ser fuzilado, e depois talvez seja interessante fazer o rácio de todos os politicos investigados, condenados e indicidos por corrupção e até assassinio quantos são da direita e da esquerda

  3. Este Sr. Vera Jardim não vem dizer nada que os portugueses não soubessem já. Afinal na opinião deste Sr., Jose Socrates pode violar a Lei; mas foi o que ele sempre fez e com o estatuto de intocavel veja-se todos esses casos de corrupção em que com a benção do Sr. Pinto Monteiro o Socrates estava acima de tudo e de todos e gozou de total impunidade. Todos viam o rumo suicida que o pais estava a seguir mas ninguém se atrevia a apontar as suas falhas! Como ex. veja-se o que aconteceu à Manuela Moura Guedes.
    Deus queira que a Justiça tenha coragem para continuar com a limpeza de todo este lixo social que aos poucos vai matando os poucos portugueses que ainda pugnam pela honestidade.

  4. Seguindo os conselhos de Vera Jardim, queria deixar aqui uma mensagem de conforto aos corruptos deste país, naturalmente que podem continuar a violar a lei como já faziam antes, ninguém leva a mal. E o meu apreço pelos defensores dos corruptos deste país ao manifestarem a sua solidariedade a um colega. Naturalmente ninguém leva a mal e toda a gente compreende os motivos.

  5. O Costa
    Essa de trazer aqui a Manela como exemplo, foi forte, vê-se bem que não sabes do que estás a falar, sorte a tua não foste um dos que foi atropelado para que ela conseguisse o que queria.
    deviam ter mais cuidado com a lingua

  6. Já agora !! Não faltava mais nada. Olhem se a moda pega !!! Todo o mundo que está preso e que se diz inocente fica no direito imdiato de afrontar as leis. Mas este Sr. foi mesmo MInistro da Justiça ? Lá porque foi 1º MInistro onde pôs e dispôs, pensando estar acima das Leis, agora pode continuar como se fosse um cidadão diferente dos demais. Não digo que não se defenda, mas para isso siga o processo normal. Aliás quem tem falado, eventalmente demais concordo, são os meios de difusão massiva e não os órgãos judiciais, por isso estes não podem nem devem, ser jamais penalizados.

  7. Não deixa de ser estranho a procissão que a classe politica faz a Évora para visitar JS e esquecem-se de visitar ou mesmo fazer uma referencia ao grande amigo de JS. Que por sinal também esta na mesma cadeia.
    E’ como um crente ir de peregrinação ate Fátima apenas para visitar o padre de serviço.
    Estranho!
    Para mim já não e’ estranho um politico dizer que visita JS por amizade.
    Não politica não há amizades. Apenas sacanice.

  8. Julgo que qualquer ser humano que tenha cometido seja o maior crime , rem direito à sua defesa como diz o ditado até provar o contrario é inocente, o que me admira nesta triste justiça Portuguesa é o problema de Sócrates se defender, não sou seu defensor mas se há provas apresentem julguem-no não o condenem por se defender é acusação mais hipócrita sem fundamento que aos olhos dos Portugueses só demonstra que esta nossa triste justiça como já sabemos não tem pés para andar e começam a surgir as duvidas não será tudo uma cabala politica para deitar abaixo o PS nas próximas eleições. Que me lembre nunca vi tanto burburinho à volta de uma pessoa apenas por se defender, será que defender também é crime, então passamos a condenar toda gente sem direito a defesa, esta situação nem nos tempos da PID me lembro de acontecer, não me admira com governos PSD pretendam trazer uma nova pior PID, infelizmente o povo tem o que merece foi quem lá os colocou.

  9. Verdadeiramente lamentável. Se houvesse dúvidas, estaria explicado o porquê da impunidade com que tantos praticaram tantos atos de corrupção e outras fraudes. Com ministros da justiça como este…

  10. Deixe lá de envolver os Portugueses, fale por si . Sócrates tem direito a defender-se como todo o cidadão . Deveriam ser presos todos aqueles que desde sempre, inventaram os maiores horrores e mentiras a seu respeito .

  11. O Sr. Sócrates não é mais que os outros (diga-se: normais cidadãos). Não acredito em cabalas políticas. É que se fosse só um caso em que ele é considerado suspeito, mas são muitos mais outros casos também. Só o tempo dirá, mas muito sinceramente, este senhor me desperta muitas dúvidas, mesmo quando era primeiro ministro.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …