Sócrates pode perder regalias na prisão por desobediência

Antonio Cruz / ABr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates arrisca ser sancionado por desobediência à Lei depois de uma entrevista dada à TVI, onde voltou a defender a sua inocência.

Os Serviços Prisionais tinham negado ao ex-primeiro-ministro José Sócrates qualquer possibilidade de falar com os jornalistas.

Mas Sócrates respondeu a várias perguntas da TVI, de forma escrita, sublinhando que o processo da sua detenção é “político” e que a sua prisão preventiva é “ilegal”.

Estas declarações podem valer ao ex-primeiro-ministro um processo disciplinar e a perda de regalias na prisão.

O Diário de Notícias adianta que o comportamento de José Sócrates poderá motivar uma “pena disciplinar aplicada pela Direção-Geral dos Serviços Prisionais ou (mais) um inquérito crime por desobediência à lei“.

Neste último caso, “poderá ser aplicada ao ex-primeiro-ministro uma multa em substituição da pena de prisão”, conforme sublinha uma fonte da Direção-Geral dos Serviços Prisionais ao mesmo jornal.

Note-se que a 15 de Dezembro de 2014, os Serviços Prisionais determinaram a rejeição de qualquer pedido de entrevista a José Sócrates, com base em pareceres do Tribunal Central de Instrução Criminal e do juiz Carlos Alexandre.

É face a essa interdição que o ex-primeiro-ministro arrisca agora ser punido, por causa das palavras à TVI.

“Fui detido e preso preventivamente sem me terem sido referidos nem factos, nem provas de que tenha cometido quaisquer crimes, a começar pelo crime de corrupção que estaria na origem de tudo”, declarou José Sócrates ao Canal de Televisão, concluindo que a sua detenção “funciona como prova aos olhos da opinião pública”.

SV, ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Começava a ter algum respeito pelo facto de este senhor estar detido há mais de um mês e ainda não ter tido visitas de sua mãe e filhos, mas agora acordei.
    A arrogância, brutalidade e inimputabilidade que ele arroga, confirmam infelizmente a ideia que há muito tempo tinha dele e que erradamente julguei mudar…

  2. Tadinho do Sr…. Acho que vou pedir uma autorização especial ao Ministério da Justiça, e à Direcção dos Serviços Prisionais, para lhe fazer uma visita, levando uma cruz de madeira, uns cravos e um martelão, crucificando-o para exemplo da “CASTA POLÍTICA”.
    PROTEJAM O PINHAL DE LEIRIA, SE A MODA PEGA……..

  3. Boa noite
    Não faço ideia nenhuma se é culpado ou inocente, pois se tivesse em meu poder provas que o incriminassem, eu proprio o teria denunciado, que esta é uma detenção politica, claro que é, basta analisar a semana em a sua detenção aconteceu e os moldes em que foi realizada.
    Tambem não é preciso ser muito inteligente para ver que o ministerio publico tenta fazer o julgamento em praça publica, pois só assim se compreende as fugas de informação a que só os tribunais e procurador tem acesso, o que me leva a duvidar da firmeza das convicções que levaram à detenção.
    Pois eu penso que estamos perante mais um daqueles disparates a que a nossa IN justiça nos tem habituado, e para cumulo os contribuites ainda vão ter que pagar uma bruta indemenização a este senhor por prisão ilegal.
    e depois tambem não adianta vir dizer que a justiça é independente e que as instituições estão a funcionar, como se algume vez tivessem deixado de funcionar, ou alguem me vai dizer que durante o Estado Novo não funcionavam?

    • O Joaquim também deve pertencer ao mesmo clube deste nr.44, por isso, devia de lá estar com o nr.45, pois se ele acha que o 44 é inocente então que lhe faça companhia.

    • Temos que ser democratas, mas, perante tantos factos conhecidos e que vão surgindo a público só um totó é que ainda acredita no Sr. Sousa…Como é possível, um amigo dar-lhe um milhão de € em papel moeda e colocar num banco (cofre) ao serviço do dito Sr. Sousa?
      E os milhões que andam por aí a voar?
      Assim sendo, Joaquim, pense um pouco!

  4. Caro Joaquim, cego não é aquele que não vê, mas o que não quer ver…
    Também sou contra as fugas de informação a que os jornalistas têm tido acesso. Mas não tenho dúvidas nenhumas que este senhor apenas foi preso preventivamente porque estava enterrado até às orelhas nos seus esquemas (com perigo de destruição de provas)! Em caso de dúvida o juiz não teria dado ordem de prisão, era um ex-primeiro ministro!
    Acho isto mesmo ridiculo!
    As pessoas queixam-se que pagam muitos impostos, fazem manifestações e por aí fora… Prende-se uma pessoas por corrupção, agente ativo no aumento do défice e por consequência no aumento de impostos e vêm para aqui dizer que está preso injustamente, que não há justiça, e tal…
    A todas estas pessoas que defendem os corruptos, apenas digo uma coisa, deviam-lhes duplicar os impostos para ver se abriam a pestana!

  5. O polvo JS estende os tentáculos em todas as direções. Sócrates já não e’ primeiro ministro. Ou e’ difícil perceber? Se fosse um preso a desobedecer estava feito num 8. Mario Soares ( que podia muito bem estar a fazer companhia ao JS) anda aflito, e de duas uma : ou MS anda aflito ou ve que esta’ a perder influencia maçónica.

  6. Caro Senhor Zé, as fugas de informação são precisamente para pessoas como o senhor fazerem já o julgamento na praça pública,o homem ainda não foi acusado pela justiça mas o senhor já afirma que é corrupto.
    Não há dúvida que o Ministério Público está a atingir os seus objectivos com as “fugas de informação”,está a provocar julgamentos na praça pública de pessoas como o senhor.

  7. Ui, primeiro sai detalhes por fuga para os media, quando ele tenta defender-se leva um processo disciplinar.

    Ja que estamos tao evoluídos, toca a pegar na gasolina e dançar a volta da fogueira com ele la no meio.

  8. Com tantas “interdições” a justiça está a fazer uma espécie de jogo de ténis em que um dos jogadores joga com os pés amarrados !
    O procurador e o juiz podem usar de todos os meios ao seu alcance. O arguido ( porque AINDA não foi acusado COM PROVAS) não.
    Que rica justiça !
    Se for provado que ele é culpado, espero que seja punido exemplarmente.
    Até lá esperava muito mais da “nossa justiça”. Porque para outros a “justiça” deixa prescrever os prazos.
    Ou seja, há dois critérios de justiça. Para os que tiraram privilégios aos juízes, e muito bem tirados, há cadeia. Para os outros, assobia-se para o lado.

  9. Deixem-me explicar outra vez para ver se compreendem, eu não disse que é inocente, e tambem não digo que é culpado porque não tenho provas que assim seja e não conseguem levar-me a fazer julgamentos só porque não é da minha cor politica, por inveja ou outra coisa esquisita que seja, não tenho duvidas que a maior parte dos politicos, degladiam-se pelo poder só e exclusivamente para tirar dividendos, mas sobretudo aflige-me mais este tipo de pessoas donos da sapiencia universal em que quem não partilha das mesmas opiniões deve ser preso ou até mesmo assassinado, que nojo.
    Pois chamem-me os nomes que quiserem, eu sou um homem livre de ideias e pensamentos, e mais que politicos corruptos enojam- me estas gentes mesquinhas e desprovidas de bom senso e maturidade, e é por causa delas que isto nunca vai ser diferente.
    Não percam tempo a responder e insultar, porque vozes de burro não chegam ao céu

  10. Em roubos, branqueamento de capitais e fuga aos impostos, qual a diferença entre 3,5 biliões, 25 milhões, 500 mil euros, ou ainda 50 mil euros? Porque é que que o R.S. não está lá dentro também?

  11. De facto dá vontade de rir desta gente que vem para aqui defender este senhor. Só pelo que fez ao país devia ele estar preso, corrupto ou não… Então e se este senhor pode fazer tudo o que lhe apetece, os outros milhares de presos por esse país fora são menos que ele???????? ABRAM A PESTANA! Cambada de tapadinhos! De facto este país sempre teve o que me merece.. Pena é que alguns não merecam e paguem pelos outros “borregos”

  12. Que prazer ver que finalmente apareceu um Portuguese com todos so orgãos no lugar. Bem haja Carlos Alexandre, Tenho a certeza que tem milhoes de Portugueses a supporta-lo.

  13. Este Sr foi preso. por corrupção??? e os outros, para começar eis.
    Expo 98- Centro Cultural de Belém – 10 Estádios de Futebol – Casa da Cultura do Porto – e os Submarinos, etc, etc, que já expirou e nunca foram ouvidos ou achados os intervenientes, vejam o o exemplo da Alemanha e na Grécia. é caso para pensar. Ó SALAZAR VOLTA ESTAS PERDOADO,

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …