Sócrates novamente sob suspeita por alegados favores ao Grupo Espírito Santo

Mário Cruz / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O Ministério Público acredita que José Sócrates recebeu “luvas” do Grupo Espírito Santo em troca de decisões políticas favoráveis.

Estas novas suspeitas na Operação Marquês surgiram no âmbito de transferências bancárias feitas de contas do administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca, tendo como destinatário Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é considerado o seu “testa-de-ferro” pelo Ministério Público.

Segundo a SIC, em causa está nomeadamente o chumbo indirecto da oferta pública de aquisição (OPA), lançada pela Sonaecom à Portugal Telecom (PT), em 2006.

Contactado pelo canal, José Sócrates nega quaisquer favorecimentos ao Grupo Espírito Santo, garantindo também que nunca foi abordado pelo MP sobre estas suspeitas.

A estação refere que Ricardo Salgado era contra a OPA, que acabou por ser travada com o voto contra de accionistas como a Caixa Geral de Depósitos, representada na Portugal Telecom por Armando Vara, outro dos arguidos da Operação Marquês.

O ex-governante alega, conforme nota a SIC, que “não indicou qualquer sentido de voto à Caixa Geral” e que “a única vez que usou a goldenshare foi para travar a venda da Vivo, contra a vontade do Grupo Espírito Santo”.

Em nome do GES, os advogados de Ricardo Salgado salientam que esta informação de eventuais favorecimentos “é absolutamente falsa”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Voltou a estar sob suspeita? Mas ele alguma vez deixou de estar sob suspeita?
    Ele desde que acabou com as subvenções vitalícias em 2005 e diminuiu as férias aos juízes, começou a estar sob suspeita e nunca mais deixou de estar…

    • TUDO COMO DANTES NO QUARTEL EM ABRANTES. As subvenções vitalícias já voltaram por força das assinaturas de um documento pelo PS e PSD e que muitos votos custaram à Maria de Belém. O TC declarou a inconstitucionalidade do corte. Quanto à ”situação” dos juízes há muito que está como dantes. Estamos no país do faz e desfaz, para tornar a fazer.

  2. Na verdade esta luta sem quartel não faz sentido? Após anos de escutas investigações, destrói-em a imagem de um ex P/M.Sem provar coisa nenhuma e não à ninguém que ponha cobro nesta pouca vergonha ,que não dignifica os .acusadores e a justiça.

RESPONDER

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …