Sócrates novamente sob suspeita por alegados favores ao Grupo Espírito Santo

Mário Cruz / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O Ministério Público acredita que José Sócrates recebeu “luvas” do Grupo Espírito Santo em troca de decisões políticas favoráveis.

Estas novas suspeitas na Operação Marquês surgiram no âmbito de transferências bancárias feitas de contas do administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca, tendo como destinatário Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é considerado o seu “testa-de-ferro” pelo Ministério Público.

Segundo a SIC, em causa está nomeadamente o chumbo indirecto da oferta pública de aquisição (OPA), lançada pela Sonaecom à Portugal Telecom (PT), em 2006.

Contactado pelo canal, José Sócrates nega quaisquer favorecimentos ao Grupo Espírito Santo, garantindo também que nunca foi abordado pelo MP sobre estas suspeitas.

A estação refere que Ricardo Salgado era contra a OPA, que acabou por ser travada com o voto contra de accionistas como a Caixa Geral de Depósitos, representada na Portugal Telecom por Armando Vara, outro dos arguidos da Operação Marquês.

O ex-governante alega, conforme nota a SIC, que “não indicou qualquer sentido de voto à Caixa Geral” e que “a única vez que usou a goldenshare foi para travar a venda da Vivo, contra a vontade do Grupo Espírito Santo”.

Em nome do GES, os advogados de Ricardo Salgado salientam que esta informação de eventuais favorecimentos “é absolutamente falsa”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Voltou a estar sob suspeita? Mas ele alguma vez deixou de estar sob suspeita?
    Ele desde que acabou com as subvenções vitalícias em 2005 e diminuiu as férias aos juízes, começou a estar sob suspeita e nunca mais deixou de estar…

    • TUDO COMO DANTES NO QUARTEL EM ABRANTES. As subvenções vitalícias já voltaram por força das assinaturas de um documento pelo PS e PSD e que muitos votos custaram à Maria de Belém. O TC declarou a inconstitucionalidade do corte. Quanto à ”situação” dos juízes há muito que está como dantes. Estamos no país do faz e desfaz, para tornar a fazer.

  2. Na verdade esta luta sem quartel não faz sentido? Após anos de escutas investigações, destrói-em a imagem de um ex P/M.Sem provar coisa nenhuma e não à ninguém que ponha cobro nesta pouca vergonha ,que não dignifica os .acusadores e a justiça.

RESPONDER

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …