Sócrates novamente sob suspeita por alegados favores ao Grupo Espírito Santo

Mário Cruz / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O Ministério Público acredita que José Sócrates recebeu “luvas” do Grupo Espírito Santo em troca de decisões políticas favoráveis.

Estas novas suspeitas na Operação Marquês surgiram no âmbito de transferências bancárias feitas de contas do administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca, tendo como destinatário Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é considerado o seu “testa-de-ferro” pelo Ministério Público.

Segundo a SIC, em causa está nomeadamente o chumbo indirecto da oferta pública de aquisição (OPA), lançada pela Sonaecom à Portugal Telecom (PT), em 2006.

Contactado pelo canal, José Sócrates nega quaisquer favorecimentos ao Grupo Espírito Santo, garantindo também que nunca foi abordado pelo MP sobre estas suspeitas.

A estação refere que Ricardo Salgado era contra a OPA, que acabou por ser travada com o voto contra de accionistas como a Caixa Geral de Depósitos, representada na Portugal Telecom por Armando Vara, outro dos arguidos da Operação Marquês.

O ex-governante alega, conforme nota a SIC, que “não indicou qualquer sentido de voto à Caixa Geral” e que “a única vez que usou a goldenshare foi para travar a venda da Vivo, contra a vontade do Grupo Espírito Santo”.

Em nome do GES, os advogados de Ricardo Salgado salientam que esta informação de eventuais favorecimentos “é absolutamente falsa”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Voltou a estar sob suspeita? Mas ele alguma vez deixou de estar sob suspeita?
    Ele desde que acabou com as subvenções vitalícias em 2005 e diminuiu as férias aos juízes, começou a estar sob suspeita e nunca mais deixou de estar…

    • TUDO COMO DANTES NO QUARTEL EM ABRANTES. As subvenções vitalícias já voltaram por força das assinaturas de um documento pelo PS e PSD e que muitos votos custaram à Maria de Belém. O TC declarou a inconstitucionalidade do corte. Quanto à ”situação” dos juízes há muito que está como dantes. Estamos no país do faz e desfaz, para tornar a fazer.

  2. Na verdade esta luta sem quartel não faz sentido? Após anos de escutas investigações, destrói-em a imagem de um ex P/M.Sem provar coisa nenhuma e não à ninguém que ponha cobro nesta pouca vergonha ,que não dignifica os .acusadores e a justiça.

RESPONDER

Cabrita fala em "ano terrível" e rejeita alívio de medidas para já

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez o balanço de um ano de pandemia em Portugal, admitindo ter sido um "ano terrível" para os portugueses e afastando perspetivas de um alívio de medidas por …

Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica. Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho …

Com as famílias em dificuldades, escolas alimentam 40% dos alunos que serviam antes do confinamento

Mesmo com as aulas online, as cantinas continuam a trabalhar para alimentar alunos com carências. Só na última semana, as escolas públicas serviram em média 45 mil refeições por dia. O número significa que estão …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …