Sócrates nega ter comprado apartamento em Paris

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Numa carta enviada à RTP, o ex-primeiro ministro nega ter comprado uma casa em Paris, mas confirma que viveu no apartamento do empresário e amigo Carlos Santos Silva.

Suspeito de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, José Sócrates encontra-se detido no estabelecimento prisional de Évora, de onde ditou ao seu advogado, por telefone, a carta enviada à RTP.

Na carta de duas páginas, que Sócrates pediu ao advogado que apenas fosse entregue depois do congresso do PS, o ex-primeiro-ministro refuta várias alegações, a começar pela de que seja proprietário de um apartamento de luxo em Paris.

O apartamento, que está à venda há cerca de uma semana por 4 milhões de euros, está registado em nome do empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e ex-administrador do Grupo Lena, acusado dos mesmos crimes e também ele detido em prisão preventiva.

“No primeiro ano vivi num apartamento arrendado”, diz Sócrates na carta, “depois, de setembro de 2012 a junho de 2013 vivi no apartamento que me foi emprestado pelo meu amigo Eng. Santos Silva, que o comprou para o recuperar, arrendar ou vender”.

“Saí quando começaram as obras”, diz ainda o ex-primeiro-ministro, “e depois de uns meses a viver com a família em hotéis, arrendei outro apartamento, que mantenho actualmente como residência em Paris.

A carta de José Sócrates é a “reacção indignada” do ex-primeiro-ministro a uma reportagem da RTP, segundo a qual 2 dos 3 apartamentos que a mãe do ex-governante vendeu ao amigo, ambos no Cacém e com intermediação do advogado Gonçalo Trindade Ferreira, foram escriturados por um preço 2 vezes acima do valor de mercado.

Segundo a peça da RTP, o primeiro destes apartamentos foi vendido no dia seguinte às eleições legislativas que ditaram a derrota do então primeiro-ministro, por um valor de 100 mil euros, muito acima dos 30 mil euros em que “agentes imobiliários avaliam um apartamento com 80m2 e construído há 50 anos.”

Segundo o ex-primeiro-ministro, 100 mil euros foi “o preço pelo qual a minha mãe vendeu os dois apartamentos, e não apenas um, como diz a peça”.

“É certo que é difícil falar. Estou preso. Mas não lhes faço o favor de ficar calado“, diz José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …