Sócrates nega ter comprado apartamento em Paris

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Numa carta enviada à RTP, o ex-primeiro ministro nega ter comprado uma casa em Paris, mas confirma que viveu no apartamento do empresário e amigo Carlos Santos Silva.

Suspeito de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, José Sócrates encontra-se detido no estabelecimento prisional de Évora, de onde ditou ao seu advogado, por telefone, a carta enviada à RTP.

Na carta de duas páginas, que Sócrates pediu ao advogado que apenas fosse entregue depois do congresso do PS, o ex-primeiro-ministro refuta várias alegações, a começar pela de que seja proprietário de um apartamento de luxo em Paris.

O apartamento, que está à venda há cerca de uma semana por 4 milhões de euros, está registado em nome do empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e ex-administrador do Grupo Lena, acusado dos mesmos crimes e também ele detido em prisão preventiva.

“No primeiro ano vivi num apartamento arrendado”, diz Sócrates na carta, “depois, de setembro de 2012 a junho de 2013 vivi no apartamento que me foi emprestado pelo meu amigo Eng. Santos Silva, que o comprou para o recuperar, arrendar ou vender”.

“Saí quando começaram as obras”, diz ainda o ex-primeiro-ministro, “e depois de uns meses a viver com a família em hotéis, arrendei outro apartamento, que mantenho actualmente como residência em Paris.

A carta de José Sócrates é a “reacção indignada” do ex-primeiro-ministro a uma reportagem da RTP, segundo a qual 2 dos 3 apartamentos que a mãe do ex-governante vendeu ao amigo, ambos no Cacém e com intermediação do advogado Gonçalo Trindade Ferreira, foram escriturados por um preço 2 vezes acima do valor de mercado.

Segundo a peça da RTP, o primeiro destes apartamentos foi vendido no dia seguinte às eleições legislativas que ditaram a derrota do então primeiro-ministro, por um valor de 100 mil euros, muito acima dos 30 mil euros em que “agentes imobiliários avaliam um apartamento com 80m2 e construído há 50 anos.”

Segundo o ex-primeiro-ministro, 100 mil euros foi “o preço pelo qual a minha mãe vendeu os dois apartamentos, e não apenas um, como diz a peça”.

“É certo que é difícil falar. Estou preso. Mas não lhes faço o favor de ficar calado“, diz José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …