Sócrates nega ter comprado apartamento em Paris

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Numa carta enviada à RTP, o ex-primeiro ministro nega ter comprado uma casa em Paris, mas confirma que viveu no apartamento do empresário e amigo Carlos Santos Silva.

Suspeito de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, José Sócrates encontra-se detido no estabelecimento prisional de Évora, de onde ditou ao seu advogado, por telefone, a carta enviada à RTP.

Na carta de duas páginas, que Sócrates pediu ao advogado que apenas fosse entregue depois do congresso do PS, o ex-primeiro-ministro refuta várias alegações, a começar pela de que seja proprietário de um apartamento de luxo em Paris.

O apartamento, que está à venda há cerca de uma semana por 4 milhões de euros, está registado em nome do empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e ex-administrador do Grupo Lena, acusado dos mesmos crimes e também ele detido em prisão preventiva.

“No primeiro ano vivi num apartamento arrendado”, diz Sócrates na carta, “depois, de setembro de 2012 a junho de 2013 vivi no apartamento que me foi emprestado pelo meu amigo Eng. Santos Silva, que o comprou para o recuperar, arrendar ou vender”.

“Saí quando começaram as obras”, diz ainda o ex-primeiro-ministro, “e depois de uns meses a viver com a família em hotéis, arrendei outro apartamento, que mantenho actualmente como residência em Paris.

A carta de José Sócrates é a “reacção indignada” do ex-primeiro-ministro a uma reportagem da RTP, segundo a qual 2 dos 3 apartamentos que a mãe do ex-governante vendeu ao amigo, ambos no Cacém e com intermediação do advogado Gonçalo Trindade Ferreira, foram escriturados por um preço 2 vezes acima do valor de mercado.

Segundo a peça da RTP, o primeiro destes apartamentos foi vendido no dia seguinte às eleições legislativas que ditaram a derrota do então primeiro-ministro, por um valor de 100 mil euros, muito acima dos 30 mil euros em que “agentes imobiliários avaliam um apartamento com 80m2 e construído há 50 anos.”

Segundo o ex-primeiro-ministro, 100 mil euros foi “o preço pelo qual a minha mãe vendeu os dois apartamentos, e não apenas um, como diz a peça”.

“É certo que é difícil falar. Estou preso. Mas não lhes faço o favor de ficar calado“, diz José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …