Sócrates ouvido sobre “factos entretanto apurados”

André Kosters / Lusa

-

O ex-primeiro ministro José Sócrates foi ouvido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito da Operação Marquês, pela qual se encontra em preventiva em Évora.

O ex-primeiro ministro José Sócrates abandonou as instalações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) cerca das 18h40 rumo à cadeia de Évora depois de ter sido inquirido pelo Ministério Público (MP).

A carrinha que transportava José Sócrates abandonou o DCIAP, em Lisboa, poucos minutos depois de terem saído do edifício os seus advogados de defesa, João Araújo e Pedro Delille, que se escusaram a prestar declarações.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à agência Lusa que José Sócrates esteve a ser ouvido no DCIAP numa diligência que teve como “objetivo principal ouvir o arguido sobre factos entretanto apurados no decurso do inquérito“, da denominada Operação Marquês.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo, depois do empresário Carlos Santos Silva estar desde terça-feira em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica.

Não há ainda informação sobre os novos factos, apesar de ao longo dos últimos seis meses as autoridades terem recolhido informação bancária relativa aos arguidos.

O procurador Rosário Teixeira tem até à próxima semana para apresentar uma proposta ao juiz Carlos Alexandre sobre a revisão da medida de coação, ou seja, da prisão preventiva de Sócrates.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Últimas pontas do emaranhado novelo?
    Ao contrário do compincha o erário público permanece disponível para pensão completa à francesa, pontualidade ‘british’ e com direito a banhos de sol.
    … E ainda lhes falta o TGV, novas pontes, novos aeroportos (o de Beja nem para ensaio serviu, está parado desde que foi inaugurado há 4 anos), novas barragens (4 ou 5) novas autoestradas e novos túneis, tecnológicas amigas, eólicas a perder de vista pagas por todos nas facturas da EDP (onde para JPSCOUTO dos notebook-Magalhães?!?) e as PEPEPês a risco zero e rendimento garantido ad eternum, isto com o país falido !?!
    Socratismo – “Privilégio de amigos babados (boys n girls) em serviço”
    – Poxa, caramba pá, o cara perdeu o bicos do colarinho e transou punhos de renda p’a mêtê a mão no potche de mel! Veja só, tem canudo domingueiro e a faculdade fechou!

  2. Lamentável como se pode prender mais uma , de entre muitos milhares de pessoas, sem provas. por mim ou ficava o Sócrates na prisão devidamente acusado e depois de tudo provado, ou a única solução se não conseguirem provar nada é mesmo prender o Juiz. Assusta-me pessoas destas que ninguém conhece com tanto poder… ao menos os políticos tem de dar a cara para ter o poder que tem.

    • Afinal pelas suas contas o Sócrates é o único preso preventivo. Tenha calma que a seu tempo há-de ser condenado e aí, sim, ficará preso por alguna anos.

    • Olhe que o desconhecimento da lei não inibe responsabilidade. Isto de por a boca no trombone e esperar que ele soe não resulta para além da pretensiosa “figuraça” pese embora o óbvio direito democrático ao voto livre e “em consciência”! Não conhecer o nome de Srs juízes é sinal que não dão nas vistas e como 1ºs defensores do estado de direito democrático (poder judicial) fazendo cumprir a lei são independentes do poder político. Sinceramente não me interesso por nomes, mas lembro Geovanni Falcone, Paolo Borsellino, ambos assassinados, porque pela lei democrática, combateram certos poderes e impunidade instalados.

      • Tem razão!!! e já começaram pelo cão do juiz Carlos Alexandre. Também têm que chamar o Mário Lino (jamé) este também comeu bem. O Dias Loureiro que fugiu para Cabo Verde, etc. etc. etc.

RESPONDER

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …