Sócrates ouvido sobre “factos entretanto apurados”

André Kosters / Lusa

-

O ex-primeiro ministro José Sócrates foi ouvido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito da Operação Marquês, pela qual se encontra em preventiva em Évora.

O ex-primeiro ministro José Sócrates abandonou as instalações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) cerca das 18h40 rumo à cadeia de Évora depois de ter sido inquirido pelo Ministério Público (MP).

A carrinha que transportava José Sócrates abandonou o DCIAP, em Lisboa, poucos minutos depois de terem saído do edifício os seus advogados de defesa, João Araújo e Pedro Delille, que se escusaram a prestar declarações.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à agência Lusa que José Sócrates esteve a ser ouvido no DCIAP numa diligência que teve como “objetivo principal ouvir o arguido sobre factos entretanto apurados no decurso do inquérito“, da denominada Operação Marquês.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo, depois do empresário Carlos Santos Silva estar desde terça-feira em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica.

Não há ainda informação sobre os novos factos, apesar de ao longo dos últimos seis meses as autoridades terem recolhido informação bancária relativa aos arguidos.

O procurador Rosário Teixeira tem até à próxima semana para apresentar uma proposta ao juiz Carlos Alexandre sobre a revisão da medida de coação, ou seja, da prisão preventiva de Sócrates.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Últimas pontas do emaranhado novelo?
    Ao contrário do compincha o erário público permanece disponível para pensão completa à francesa, pontualidade ‘british’ e com direito a banhos de sol.
    … E ainda lhes falta o TGV, novas pontes, novos aeroportos (o de Beja nem para ensaio serviu, está parado desde que foi inaugurado há 4 anos), novas barragens (4 ou 5) novas autoestradas e novos túneis, tecnológicas amigas, eólicas a perder de vista pagas por todos nas facturas da EDP (onde para JPSCOUTO dos notebook-Magalhães?!?) e as PEPEPês a risco zero e rendimento garantido ad eternum, isto com o país falido !?!
    Socratismo – “Privilégio de amigos babados (boys n girls) em serviço”
    – Poxa, caramba pá, o cara perdeu o bicos do colarinho e transou punhos de renda p’a mêtê a mão no potche de mel! Veja só, tem canudo domingueiro e a faculdade fechou!

  2. Lamentável como se pode prender mais uma , de entre muitos milhares de pessoas, sem provas. por mim ou ficava o Sócrates na prisão devidamente acusado e depois de tudo provado, ou a única solução se não conseguirem provar nada é mesmo prender o Juiz. Assusta-me pessoas destas que ninguém conhece com tanto poder… ao menos os políticos tem de dar a cara para ter o poder que tem.

    • Afinal pelas suas contas o Sócrates é o único preso preventivo. Tenha calma que a seu tempo há-de ser condenado e aí, sim, ficará preso por alguna anos.

    • Olhe que o desconhecimento da lei não inibe responsabilidade. Isto de por a boca no trombone e esperar que ele soe não resulta para além da pretensiosa “figuraça” pese embora o óbvio direito democrático ao voto livre e “em consciência”! Não conhecer o nome de Srs juízes é sinal que não dão nas vistas e como 1ºs defensores do estado de direito democrático (poder judicial) fazendo cumprir a lei são independentes do poder político. Sinceramente não me interesso por nomes, mas lembro Geovanni Falcone, Paolo Borsellino, ambos assassinados, porque pela lei democrática, combateram certos poderes e impunidade instalados.

      • Tem razão!!! e já começaram pelo cão do juiz Carlos Alexandre. Também têm que chamar o Mário Lino (jamé) este também comeu bem. O Dias Loureiro que fugiu para Cabo Verde, etc. etc. etc.

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …