Sócrates ouvido sobre “factos entretanto apurados”

André Kosters / Lusa

-

O ex-primeiro ministro José Sócrates foi ouvido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito da Operação Marquês, pela qual se encontra em preventiva em Évora.

O ex-primeiro ministro José Sócrates abandonou as instalações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) cerca das 18h40 rumo à cadeia de Évora depois de ter sido inquirido pelo Ministério Público (MP).

A carrinha que transportava José Sócrates abandonou o DCIAP, em Lisboa, poucos minutos depois de terem saído do edifício os seus advogados de defesa, João Araújo e Pedro Delille, que se escusaram a prestar declarações.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à agência Lusa que José Sócrates esteve a ser ouvido no DCIAP numa diligência que teve como “objetivo principal ouvir o arguido sobre factos entretanto apurados no decurso do inquérito“, da denominada Operação Marquês.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo, depois do empresário Carlos Santos Silva estar desde terça-feira em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica.

Não há ainda informação sobre os novos factos, apesar de ao longo dos últimos seis meses as autoridades terem recolhido informação bancária relativa aos arguidos.

O procurador Rosário Teixeira tem até à próxima semana para apresentar uma proposta ao juiz Carlos Alexandre sobre a revisão da medida de coação, ou seja, da prisão preventiva de Sócrates.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Últimas pontas do emaranhado novelo?
    Ao contrário do compincha o erário público permanece disponível para pensão completa à francesa, pontualidade ‘british’ e com direito a banhos de sol.
    … E ainda lhes falta o TGV, novas pontes, novos aeroportos (o de Beja nem para ensaio serviu, está parado desde que foi inaugurado há 4 anos), novas barragens (4 ou 5) novas autoestradas e novos túneis, tecnológicas amigas, eólicas a perder de vista pagas por todos nas facturas da EDP (onde para JPSCOUTO dos notebook-Magalhães?!?) e as PEPEPês a risco zero e rendimento garantido ad eternum, isto com o país falido !?!
    Socratismo – “Privilégio de amigos babados (boys n girls) em serviço”
    – Poxa, caramba pá, o cara perdeu o bicos do colarinho e transou punhos de renda p’a mêtê a mão no potche de mel! Veja só, tem canudo domingueiro e a faculdade fechou!

  2. Lamentável como se pode prender mais uma , de entre muitos milhares de pessoas, sem provas. por mim ou ficava o Sócrates na prisão devidamente acusado e depois de tudo provado, ou a única solução se não conseguirem provar nada é mesmo prender o Juiz. Assusta-me pessoas destas que ninguém conhece com tanto poder… ao menos os políticos tem de dar a cara para ter o poder que tem.

    • Afinal pelas suas contas o Sócrates é o único preso preventivo. Tenha calma que a seu tempo há-de ser condenado e aí, sim, ficará preso por alguna anos.

    • Olhe que o desconhecimento da lei não inibe responsabilidade. Isto de por a boca no trombone e esperar que ele soe não resulta para além da pretensiosa “figuraça” pese embora o óbvio direito democrático ao voto livre e “em consciência”! Não conhecer o nome de Srs juízes é sinal que não dão nas vistas e como 1ºs defensores do estado de direito democrático (poder judicial) fazendo cumprir a lei são independentes do poder político. Sinceramente não me interesso por nomes, mas lembro Geovanni Falcone, Paolo Borsellino, ambos assassinados, porque pela lei democrática, combateram certos poderes e impunidade instalados.

      • Tem razão!!! e já começaram pelo cão do juiz Carlos Alexandre. Também têm que chamar o Mário Lino (jamé) este também comeu bem. O Dias Loureiro que fugiu para Cabo Verde, etc. etc. etc.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …