Sócrates arrisca prisão e multa se falar demais

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates vai votar numa secção de voto instalada num stand de automóveis, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, acompanhado de escolta policial armada. E se quiser falar à comunicação social, terá que medir muito bem o que vai dizer para não arriscar pena de prisão e multa.

O ex-primeiro-ministro vai percorrer cerca de três quilómetros desde a residência onde se encontra em prisão domiciliária na Rua Abade Faria até à secção n.º 6 na Rua Alexandre Herculano, onde vai exercer o seu direito ao voto, no próximo 4 de Outubro.

Uma curta caminhada que terá certamente a atenção dos jornalistas e que vai ser feita com escolta policial de agentes “armados”, segundo reporta a Visão.

Todo este aparato esperado está a preocupar o Ministério Público que teme que José Sócrates possa usar o púlpito que a comunicação social lhe vai estender para falar do seu processo judicial, nomeadamente tecendo considerações políticas sobre o mesmo.

Se isto acontecer, José Sócrates incorre num crime passível de punição com pena de multa e prisão.

“Sócrates é um cidadão especial, mas é, acima de tudo, um cidadão. É livre de falar sobre o seu processo judicial. Se entrar pelo caminho das alegadas motivações políticas do mesmo, aí já começa a aproximar-se do que está proibido”, explica o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Almeida.

O arguido mais mediático da Operação Marquês só poderá falar com os jornalistas a cerca de 500 metros do local da mesa de voto.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse camafeu ainda vai custar muito aos bolsos de todos nós, vai andar a recorrer de sentenças e a impor processos a quem o condenou

  2. Se não provarem nada o que é o mais certo, não tenhas duvidas que é isso mesmo que vai acontecer. Se estivesse no lugar dele faria o mesmo a dobrar.

RESPONDER

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …