Sócrates arrisca prisão e multa se falar demais

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates vai votar numa secção de voto instalada num stand de automóveis, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, acompanhado de escolta policial armada. E se quiser falar à comunicação social, terá que medir muito bem o que vai dizer para não arriscar pena de prisão e multa.

O ex-primeiro-ministro vai percorrer cerca de três quilómetros desde a residência onde se encontra em prisão domiciliária na Rua Abade Faria até à secção n.º 6 na Rua Alexandre Herculano, onde vai exercer o seu direito ao voto, no próximo 4 de Outubro.

Uma curta caminhada que terá certamente a atenção dos jornalistas e que vai ser feita com escolta policial de agentes “armados”, segundo reporta a Visão.

Todo este aparato esperado está a preocupar o Ministério Público que teme que José Sócrates possa usar o púlpito que a comunicação social lhe vai estender para falar do seu processo judicial, nomeadamente tecendo considerações políticas sobre o mesmo.

Se isto acontecer, José Sócrates incorre num crime passível de punição com pena de multa e prisão.

“Sócrates é um cidadão especial, mas é, acima de tudo, um cidadão. É livre de falar sobre o seu processo judicial. Se entrar pelo caminho das alegadas motivações políticas do mesmo, aí já começa a aproximar-se do que está proibido”, explica o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Almeida.

O arguido mais mediático da Operação Marquês só poderá falar com os jornalistas a cerca de 500 metros do local da mesa de voto.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse camafeu ainda vai custar muito aos bolsos de todos nós, vai andar a recorrer de sentenças e a impor processos a quem o condenou

  2. Se não provarem nada o que é o mais certo, não tenhas duvidas que é isso mesmo que vai acontecer. Se estivesse no lugar dele faria o mesmo a dobrar.

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …