Só as contas abaixo de 50 mil euros ficam a salvo do Fisco

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Fisco vai ter acesso às contas dos clientes dos bancos, mesmo com um parecer negativo da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), mas só àquelas que têm saldos acima dos 50 mil euros – abaixo desse valor, ficam fora do radar de controlo.

O Governo aprovou, em abril, o diploma que obriga as instituições financeiras a enviar à Autoridade Tributária dados sobre as poupanças detidas em Portugal por residentes e não residentes.

Este assunto causou polémica depois da Comissão Nacional de Proteção de Dados defender que o projeto do Governo para ter acesso a todas as contas bancárias dos portugueses abala o sigilo bancário e viola a Constituição.

Para ajustar o diploma, o Ministério das Finanças tem vindo a analisar as recomendações da CNPDcomo, por exemplo, vedar o acesso por terceiros aos dados obtidos pela Autoridade Tributária, reforçar as medidas de segurança relativas à informação em causa e assegurar o cumprimento das regras de proteção de dados pessoais.

Entre as recomendações analisadas está a obrigação da comunicação dos dados apenas para as contas com montantes acima dos 50 mil euros, que será integrada no decreto-lei que está ainda a ser finalizado.

A informação foi transmitida ao Jornal de Negócios por uma fonte do Ministério das Finanças, que acredita que as poupanças que fiquem abaixo deste limiar têm menor risco de evasão fiscal.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lá vamos nós ter de eleger um Governo que anule este decreto-lei e – já agora – que ponha um açaime aos abusos do fisco. Isto é pior do que a PIDE .

  2. O POVO exige que a Lei tenha retroativos.
    Por Favor não se esqueçam de excluir as contas bancárias dos escroques ( políticos)

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …