Só as contas abaixo de 50 mil euros ficam a salvo do Fisco

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Fisco vai ter acesso às contas dos clientes dos bancos, mesmo com um parecer negativo da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), mas só àquelas que têm saldos acima dos 50 mil euros – abaixo desse valor, ficam fora do radar de controlo.

O Governo aprovou, em abril, o diploma que obriga as instituições financeiras a enviar à Autoridade Tributária dados sobre as poupanças detidas em Portugal por residentes e não residentes.

Este assunto causou polémica depois da Comissão Nacional de Proteção de Dados defender que o projeto do Governo para ter acesso a todas as contas bancárias dos portugueses abala o sigilo bancário e viola a Constituição.

Para ajustar o diploma, o Ministério das Finanças tem vindo a analisar as recomendações da CNPDcomo, por exemplo, vedar o acesso por terceiros aos dados obtidos pela Autoridade Tributária, reforçar as medidas de segurança relativas à informação em causa e assegurar o cumprimento das regras de proteção de dados pessoais.

Entre as recomendações analisadas está a obrigação da comunicação dos dados apenas para as contas com montantes acima dos 50 mil euros, que será integrada no decreto-lei que está ainda a ser finalizado.

A informação foi transmitida ao Jornal de Negócios por uma fonte do Ministério das Finanças, que acredita que as poupanças que fiquem abaixo deste limiar têm menor risco de evasão fiscal.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lá vamos nós ter de eleger um Governo que anule este decreto-lei e – já agora – que ponha um açaime aos abusos do fisco. Isto é pior do que a PIDE .

  2. O POVO exige que a Lei tenha retroativos.
    Por Favor não se esqueçam de excluir as contas bancárias dos escroques ( políticos)

RESPONDER

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …