/

Terra volta a tremer. Sismo de magnitude 7,1 abala sul da Califórnia

Etienne Laurent / EPA

O sismo que atingiu este sábado o sul da Califórnia é o segundo sentido ao longo de dois dias e poderá ser o mais forte em 20 anos.

Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atingiu sexta-feira o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, um dia depois de outro forte terramoto ter abalado a região.

A cidade de Ridgecrest, no condado de Kern, foi a mais afetada – tal como tinha ocorrido na quinta-feira. A porta-voz do Corpo de Bombeiros do condado de Kern, Megan Person, disse que foram registados “múltiplos feridos e incêndios”, mas não forneceu mais detalhes.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu às 20h19 (4h19 em Lisboa), a cerca de 18 quilómetros da cidade de Ridgecrest, onde na quinta-feira foi registado um terramoto de magnitude 6,4.

A agência norte-americana Associated Press disse que o tremor abalou o centro da cidade durante 30 segundos e foi sentido em Las Vegas, a quase 400 quilómetros, e no México.

Ao New York Times, Tom Eaton, um especialista em sismos, disse, citado pelo Público, que o abalo deste sábado parece ter ocorrido a noroeste do epicentro do tremor sentido na quinta-feira. O sismologista referiu também que o sismo registado este sábado terá libertado oito vezes mais energia do que o abalo de quinta-feira.

Se a magnitude preliminar se confirmar, será o maior sismo registado no sul da Califórnia em mais de duas décadas. O sismo mais forte registado nas últimas décadas antes do de quinta-feira tinha ocorrido em 20 de setembro de 1995, e teve magnitude de 5,8.

De acordo com a Southern California Edison, a principal companhia de eletricidade da região, existem cerca de 2.242 residentes sem eletricidade em Ridgecrest e nas áreas envolventes. Em Los Angeles, fontes oficiais dos bombeiros dão conta de várias falhas elétricas e de postes de energia caídos em alguns bairros, mas reportam que não foram identificados danos relevantes em infraestruturas.

No condado de San Bernardino, contudo, as autoridades dizem que o sismo deste sábado causou mais danos que o de quinta-feira. A cidade a Este de Los Angeles registou várias ocorrências de colapsos de paredes e de fundações

À espera do Big One

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, responsável pela monitorização dos sismos no país, alerta para a possibilidade de existirem mais sismos de magnitude superior a 6 nos próximos dias.

O último grande terremoto a atingir o estado norte-americano, com uma magnitude de 7.9, ocorreu em 1906. O tremor de terra fez mais de 3 mil vítimas mortais e arrasou  80% da cidade de São Francisco, uma das mais populosas dos EUA e localizada próximo da famosa Falha de San Andreas.

Desde então, os californianos vivem sob o receio permanente de um grande terramoto, vulgarmente chamado The Big One. O sismo, com uma magnitude superior a 8, causaria uma destruição maciça na Califórnia.

Passados mais de 100 anos desde o último Big One, alguns cientistas consideram ser possível que um terramoto semelhante esteja à espreita.

Um estudo de 2008 do USGS sugere que há uma probabilidade de mais de 99% de um terramoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atingir a área da Califórnia nos 30 anos seguintes. Em 2015, também o Jet Propulsion Laboratory da NASA previa a ocorrência de uma catástrofe em Los Angeles nos 3 anos seguintes – que, entretanto, já passaram.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.