Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um forte terramoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Uma empresa de engenharia e construção dos EUA diz que a Califórnia deve preparar-se para lidar com o grande terramoto que “estatisticamente, está a chegar”.

“A cada 20 ou 25 anos, Los Angeles tem sido atingido por um grande terramoto“, disse Mark Schaich, vice-presidente de engenharia da Alpha Structural, Inc, à CNN.

O especialista realça que se passaram 23 anos desde que, a 17 de janeiro de 1994, um terramoto de magnitude 6,7 atingiu a cidade de Northridge, pelo que é possível que um terramoto semelhante esteja à espreita.

O terramoto de magnitude 7.1, que sacudiu o México a 19 de setembro e as consequências devastadoras, expuseram falhas nas estruturas de muitos edifícios da capital. A este respeito, o engenheiro disse que estão “a tentar evitar” um eventual colapso dos edifícios, como aconteceu nos bairros mais atingidos pelo terramoto no país latino-americano.

Um estudo de 2008 do serviço de investigação norte americano US Geological Survey sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terramoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atingir a área da Califórnia nos 30 anos seguintes.

Este terramoto, que ocorreria ao longo da falha de San Andrés, que atravessa cerca de 1.300 quilómetros do estado, poderia matar mais de 1.800 pessoas, deixar cerca de 53 mil pessoas desalojadas e danos em propriedade no valor de 214 mil milhões de dólares, revela o relatório.

No último terramoto que a Califórnia enfrentou, em 1994, o tremor de terra foi sentido durante 10 a 20 segundos e causou a morte de 57 pessoas. Além dessas, quase 9 mil pessoas ficaram feridas e os prejuízos rondaram os 17 mil milhões de euros.

Os sismologistas apontam que, em Los Angeles, o processo de modernização de edifícios com estruturas resistentes ao terramoto é lento e espera-se que esteja concluído até 2022. Enquanto isso, noutras cidades do estado, como em São Francisco, o processo atingiu os 99%, faltando muito pouco para a conclusão.

Outra ferramenta que pode salvar vidas e reduzir danos em caso de evento sísmico são os sistemas de alerta precoce: sismómetros terrestres capazes de detetar as segundas mudanças antes de serem percebidos em maior escala e sensores na costa oeste para captura de dados em tempo real e agir de forma mais eficaz.

Infelizmente, os Estados Unidos têm visto um desenvolvimento limitado dessas medidas e de acordo com o US Geological Survey (USGS) apenas 40% dos sensores necessários estão no solo.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …