Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um forte terramoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Uma empresa de engenharia e construção dos EUA diz que a Califórnia deve preparar-se para lidar com o grande terramoto que “estatisticamente, está a chegar”.

“A cada 20 ou 25 anos, Los Angeles tem sido atingido por um grande terramoto“, disse Mark Schaich, vice-presidente de engenharia da Alpha Structural, Inc, à CNN.

O especialista realça que se passaram 23 anos desde que, a 17 de janeiro de 1994, um terramoto de magnitude 6,7 atingiu a cidade de Northridge, pelo que é possível que um terramoto semelhante esteja à espreita.

O terramoto de magnitude 7.1, que sacudiu o México a 19 de setembro e as consequências devastadoras, expuseram falhas nas estruturas de muitos edifícios da capital. A este respeito, o engenheiro disse que estão “a tentar evitar” um eventual colapso dos edifícios, como aconteceu nos bairros mais atingidos pelo terramoto no país latino-americano.

Um estudo de 2008 do serviço de investigação norte americano US Geological Survey sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terramoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atingir a área da Califórnia nos 30 anos seguintes.

Este terramoto, que ocorreria ao longo da falha de San Andrés, que atravessa cerca de 1.300 quilómetros do estado, poderia matar mais de 1.800 pessoas, deixar cerca de 53 mil pessoas desalojadas e danos em propriedade no valor de 214 mil milhões de dólares, revela o relatório.

No último terramoto que a Califórnia enfrentou, em 1994, o tremor de terra foi sentido durante 10 a 20 segundos e causou a morte de 57 pessoas. Além dessas, quase 9 mil pessoas ficaram feridas e os prejuízos rondaram os 17 mil milhões de euros.

Os sismologistas apontam que, em Los Angeles, o processo de modernização de edifícios com estruturas resistentes ao terramoto é lento e espera-se que esteja concluído até 2022. Enquanto isso, noutras cidades do estado, como em São Francisco, o processo atingiu os 99%, faltando muito pouco para a conclusão.

Outra ferramenta que pode salvar vidas e reduzir danos em caso de evento sísmico são os sistemas de alerta precoce: sismómetros terrestres capazes de detetar as segundas mudanças antes de serem percebidos em maior escala e sensores na costa oeste para captura de dados em tempo real e agir de forma mais eficaz.

Infelizmente, os Estados Unidos têm visto um desenvolvimento limitado dessas medidas e de acordo com o US Geological Survey (USGS) apenas 40% dos sensores necessários estão no solo.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …