Estudo da NASA prevê catástrofe em Los Angeles nos próximos 3 anos

New Line Cinema

Poster de San Andreas (2015)

O Jet Propulsion Laboratory da NASA, agência espacial norte-americana, divulgou uma previsão de que nos próximos três anos a cidade de Los Angeles, na Califórnia, será atingida por um forte terramoto, que provocará a morte de centenas de pessoas.

O recente San Andreas, filme de acção de Brad Peyton com Dwayne Johnson e Carla Gugino, que mostra a destruição de Los Angeles por um massivo terramoto, pode afinal ser uma antevisão do futuro. E muito brevemente.

Segundo a CBS, uma equipa de investigadores do JPL, laboratório de investigação da NASA, liderada pela geofísica Andrea Donnellan, estudou as consequências do terremoto ocorrido em 2014 na cidade de La Habra, no estado da Califórnia.

De acordo com o estudo, publicado no início deste mês, apesar de o terramoto de 2014 ter aliviado a tensão na crosta terrestre, a energia que restou é suficiente para provocar um novo terramoto de magnitude entre 6,1 e 6,3 pontos na escala de Richter.

Um sismo desta magnitude, de acordo com esta escala, “pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas”.

Após esta descoberta, a equipa de Donnellan decidiu calcular a probabilidade de novos tremores de terra ocorrerem num raio de 100 quilómetros de Los Angeles.

O resultado destes cálculos revelou que há uma chocante probabilidade de 99.9% de um terramoto de 5° na escala de Richter atingir a cidade.

Os dados da NASA, no entanto, são contestados pelos sismologistas do USGS, o Serviço Geológico dos EUA, que calculam que essa probabilidade é de “apenas de 85%”.

A NASA baseia os seus cálculos em dados obtidos por radares e sistemas de navegação, enquanto o Serviço Geológico se baseia em mapas e modelagem computacional de falhas.

Mas, independentemente da diferença de metodologia e das discrepâncias nas percentagens, os cientistas concordam que a probabilidade de ocorrer um terramoto de tamanho moderado em Los Angeles nos próximos 3 anos “é muito elevada”.

Em conclusão, a população de Los Angeles tem que estar preparada para uma catástrofe.

Mas em Los Angeles, isso não é novidade.

 ZAP

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma percentagem de 85% e as razões expostas são de considerar.No entanto Deus supera o Homem.Esperemos que não seja tão perto.E se for é a vida.
    Também não estamos livres vivendo numa área muito susceptível a estes problemas da natureza.Só há é que atempadamente elaborar planos adequados para “o depois de), já que nada se pode evitar antes.

RESPONDER

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …