Estudo da NASA prevê catástrofe em Los Angeles nos próximos 3 anos

New Line Cinema

Poster de San Andreas (2015)

O Jet Propulsion Laboratory da NASA, agência espacial norte-americana, divulgou uma previsão de que nos próximos três anos a cidade de Los Angeles, na Califórnia, será atingida por um forte terramoto, que provocará a morte de centenas de pessoas.

O recente San Andreas, filme de acção de Brad Peyton com Dwayne Johnson e Carla Gugino, que mostra a destruição de Los Angeles por um massivo terramoto, pode afinal ser uma antevisão do futuro. E muito brevemente.

Segundo a CBS, uma equipa de investigadores do JPL, laboratório de investigação da NASA, liderada pela geofísica Andrea Donnellan, estudou as consequências do terremoto ocorrido em 2014 na cidade de La Habra, no estado da Califórnia.

De acordo com o estudo, publicado no início deste mês, apesar de o terramoto de 2014 ter aliviado a tensão na crosta terrestre, a energia que restou é suficiente para provocar um novo terramoto de magnitude entre 6,1 e 6,3 pontos na escala de Richter.

Um sismo desta magnitude, de acordo com esta escala, “pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas”.

Após esta descoberta, a equipa de Donnellan decidiu calcular a probabilidade de novos tremores de terra ocorrerem num raio de 100 quilómetros de Los Angeles.

O resultado destes cálculos revelou que há uma chocante probabilidade de 99.9% de um terramoto de 5° na escala de Richter atingir a cidade.

Os dados da NASA, no entanto, são contestados pelos sismologistas do USGS, o Serviço Geológico dos EUA, que calculam que essa probabilidade é de “apenas de 85%”.

A NASA baseia os seus cálculos em dados obtidos por radares e sistemas de navegação, enquanto o Serviço Geológico se baseia em mapas e modelagem computacional de falhas.

Mas, independentemente da diferença de metodologia e das discrepâncias nas percentagens, os cientistas concordam que a probabilidade de ocorrer um terramoto de tamanho moderado em Los Angeles nos próximos 3 anos “é muito elevada”.

Em conclusão, a população de Los Angeles tem que estar preparada para uma catástrofe.

Mas em Los Angeles, isso não é novidade.

 ZAP

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma percentagem de 85% e as razões expostas são de considerar.No entanto Deus supera o Homem.Esperemos que não seja tão perto.E se for é a vida.
    Também não estamos livres vivendo numa área muito susceptível a estes problemas da natureza.Só há é que atempadamente elaborar planos adequados para “o depois de), já que nada se pode evitar antes.

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …