“Escandaloso e oportunista”. Sindicato dos Jogadores insurge-se contra lay-off dos clubes

Sindicato dos Jogadores / Facebook

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores

O Sindicato dos Jogadores insurgiu-se, esta segunda-feira, conta os clubes que estão a pensar ou já avançaram para o regime de lay-off, como é o caso do Belenenses SAD.

O Belenenses SAD anunciou, esta segunda-feira, que entrou parcialmente em lay-off, tendo sido o primeiro clube da I Liga a avançar com o regime criado pelo Governo para auxiliar empresas no combate à crise gerada pela pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal Record, existe um profundo descontentamento no seio do plantel do clube lisboeta, sobretudo pela forma como o processo foi conduzido. O jornal desportivo adianta que os jogadores estão a aguardar que o Governo se pronuncie sobre os fundamentos legais para a aplicação do lay-off nos clubes e só depois vão tomar uma posição, que já estará a ser pensada e preparada.

O desportivo avança ainda que outra das situações que caiu mal entre os jogadores foi a forma como lhes foi pedido que remarcassem as férias de verão. A SAD assumiu que não tinha condições para pagar a triplicar em junho, algo previsto na lei quando existe a necessidade de trabalhar em período de férias, e isto no caso de a Liga se prolongar até essa altura. Os meses sugeridos para a marcação dos 22 dias remetiam para o passado.

Horas mais tarde, o Sindicato dos Jogadores, liderado por Joaquim Evangelista, lançou um comunicado no qual condena o recurso dos clubes profissionais ao lay-off, considerando que os “clubes podem e devem adotar medidas que não envergonhem o futebol”.

“O Sindicato dos Jogadores condena, além desta falta de respeito para com os profissionais de futebol, uma atitude egoísta que lesa todos os portugueses, porquanto se pretende, requerer os cortes salariais e os apoios da Segurança Social, à semelhança da esmagadora maioria das empresas portuguesas em agonia. É manifestamente um abuso de direito, uma atitude oportunista dos clubes de futebol ao colocarem-se nesta posição”, pode ler-se.

“Numa altura em que se sabe que as operadoras televisivas cumpriram as obrigações respeitantes ao mês de março, em que o governo do futebol está a fazer um esforço para encontrar soluções e os jogadores mostraram disponibilidade para uma negociação séria, é escandaloso que alguns clubes procurem recorrer aos apoios estatais desta forma (…).”

O sindicato deixa ainda uma forte crítica às operadoras. “Não se compreende que os clubes sejam rápidos a exigir cortes a jogadores e funcionários e não se incomodem com a atitude das operadoras, que beneficiam escandalosamente deste negócio há anos e no momento de maior necessidade nos abandonaram“.

“Aliás, a notificação que as operadoras enviaram aos clubes, sem apelo nem agravo, das duas uma, ou é atentatória e merecia uma resposta conjunta de todos os clubes, ou é conveniente, na medida em que permite justificar muitos comportamentos irresponsáveis.”

O Sindicato dos Jogadores garante que “reagirá a esta atuação dos clubes e não deixará de convocar todas as entidades públicas e órgãos de governo do futebol, para necessidade de pôr termos a uma atuação que lesa os jogadores, mas sobretudo os contribuintes e o país”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. São muito pobres os jogadores da 1ª liga apara ficarem indignados. Para eles não importa se o clube vai à falência, interessa apenas os ordenados vergonhosos que recebem ao fim do mês. Para mim, acabou o futebol, menos um adepto!

  2. Estes dirigentes do futebol que não passam na maioria das vezes de parasitas, que não sabem fazer nada na vida deviam ter vergonha em estar neste tempo de grande crise e incerteza roubar todos os contribuintes do País.
    Se houver alguma justiça, deveriam no mínimo ser acusados de extorsão e vedado o acesso ao mecanismo de Lay-off.
    Isto é uma verdadeira afronta aos Portugueses que já estão a passar por grandes dificuldades.

  3. Sendo o Club/SAD uma empresa, que paga impostos bem como os jogadores, deverão os mesmos ser tratados como tal…EMPRESA. No que respeita à Lay off, certamente terão os mesmo direitos com um senão; os descontos dos mesmos estão compatíveis com as outras profissões?

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …