Mais sete mortes e 1323 casos de covid-19. Rt e incidência descem

Fotomovimiento

Portugal registou, esta sexta-feira, mais sete mortes e 1323 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 1323 novos casos, 478 são na região Norte e 408 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. O Centro contabilizou mais 169 casos, o Algarve 143 e o Alentejo 86. No arquipélago da Madeira há mais 25 casos e nos Açores 14.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 1.053.450. Há, neste momento, 38.620 casos ativos, menos 620 do que na quinta-feira.

O boletim da DGS também indica que se registaram mais sete mortes nas últimas 24 horas, sendo que três ocorreram no Norte, outras três em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Centro. No total, já morreram 17.843 pessoas devido à covid-19 em Portugal.

Neste momento, existem 569 doentes internados (menos 28 do que ontem), dos quais 118 se encontram nos cuidados intensivos (menos nove pessoas do que há 24 horas).

O boletim da DGS também aponta para mais 1936 doentes recuperados, verificando-se já um total de 996.987 pessoas. Há ainda 38.464 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 308 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal está perto da chamada zona verde. O país tem uma média de 240,7 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional (antes eram 259,6) e 247,9 casos de infeção por 100 mil habitantes no continente (antes eram 267,4). O índice de transmissibilidade (Rt) também desceu e está nos 0,87 tanto a nível nacional como no continente (quando antes era de 0,92 e 0,93, respetivamente).

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.602.565 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência France-Presse com base em fontes oficiais.

Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, admitiu que o Governo quer convocar, nas próximas semanas, uma reunião no Infarmed para decidir as regras da próxima fase do desconfinamento.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Presidente da Ucrânia admite uma guerra de "grande escala" com a Rússia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira que o conflito com Rússia pode levar a uma guerra de "grande escala" entre os países. Questionado sobre as tensões com Moscovo, durante o Forúm Yes Brainstorming …

"Não retiro nada do que disse". Manuel Heitor diz que as suas declarações foram retiradas de contexto

O ministro do Ensino Superior afirmou, esta quinta-feira, que "não retira nada" do que disse sobre a formação de médicos de família, considerando que as suas declarações foram retiradas de contexto. "Não retiro nada do que …

Conselho de Ministros decreta luto nacional e cerimónias fúnebres de Estado

O Conselho de Ministros Extraordinário aprovou, esta sexta-feira, o decreto que declara luto nacional entre sábado e segunda-feira, pela morte do ex-Presidente da República, e a realização de cerimónias fúnebres de Estado. "O Conselho de Ministros …

Departamento de Justiça dos EUA processa Texas pela nova lei do aborto

O Departamento de Justiça norte-americano processou o Texas, esta sexta-feira, após a aprovação por este Estado da lei que proíbe o aborto após seis semanas, argumentando que a promulgação constitui "um desafio aberto à Constituição". Numa …

MP pede condenação do ex-deputado Agostinho Branquinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta sexta-feira, a condenação do antigo deputado e de outros nove arguidos por crimes cometidos no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, em Valongo, no distrito …

SEF diz que pagou a todos os refugiados acolhidos em Portugal

O SEF indicou, esta sexta-feira, que seguiu as recomendações da auditoria do Tribunal de Contas de 2019, tendo feito o "pagamento integral" de 10 mil euros a cada refugiado acolhido em Portugal. O jornal Público noticiou, …

FlixBus quer triplicar expressos em Portugal e chegar aos 2 milhões de passageiros em 2022

A alemã FlixBus quer triplicar os expressos na sua rede em Portugal em 2022, em comparação com 2021, e atingir os dois milhões de passageiros até ao final do próximo ano. Segundo revelou à Lusa Pablo …

Mais sete mortes e 1323 casos de covid-19. Rt e incidência descem

Portugal registou, esta sexta-feira, mais sete mortes e 1323 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1323 novos …

Bolsonaro recua e atribui ameaças ao "calor do momento"

O Presidente brasileiro baixou o tom em relação às ameaças que fez ao poder judiciário, na terça-feira, e atribuiu essas polémicas declarações ao "calor do momento", assegurando que não teve "intenção de agredir" os poderes. Numa …

China vai vender petróleo de reservas estatais na tentativa de conter preços

A China anunciou, esta sexta-feira, que vai vender petróleo das suas reservas estatais, numa altura em que Pequim intensifica os esforços para conter pressões inflacionárias decorrentes do mercado das matérias-primas. Em comunicado, o Gabinete Estatal de …