Se me prenderem serei herói, se me soltarem serei presidente

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado que o PT e o governo ganharam mais do que perderam com a sua detenção para interrogatório a semana passada.

A pessoas de sua confiança, Lula tem feito um diagnóstico positivo sobre o impacto do capítulo da Operação Lava Jato que levou o ex-Presidente a prestar depoimentos de forma coerciva.

“A partir de agora, se me prenderem, passo a ser herói. Se me matarem, serei mártir”, tem afirmado Lula a mais de um interlocutor, “e se me deixarem solto, torno-me presidente de novo“.

O jornal Estado de S. Paulo apurou que o ex-presidente está confiante de que será possível recuperar a imagem do partido.

Lula chegou na tarde desta terça-feira a Brasília para se reunir com a presidente Dilma Rousseff pela segunda vez em quatro dias.

Esta quarta-feira, o ex-presidente encontrou-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido pressionado por alguns colegas a aderir ao pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

No Congresso, também alguns consideram que os moldes do interrogatório da semana passada tiveram um efeito positivo para Lula em vários aspectos.

“O episódio unificou o PT e tirou o partido da paralisia. Atualmente, já não há clima para falar em disputa entre correntes internas”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), para quem a forma como ocorreu a condução coercitiva de Lula também sensibilizou os movimentos sociais.

“Até para quem não vota no Lula de jeito nenhum foi transmitida uma sensação de que houve abuso por parte da Lava Jato”, disse Paulo Teixeira.

Os advogados de Lula recorreram da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que negou pedido para que o tribunal suspendesse a 24ª fase da Operação Lava Jato para decidir que órgão deveria ser responsável pelas investigações contra o ex-Presidente.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Deves estar falar por ti; só pode!!
      Se bem que tu, pelos teus brilhantes comentários ,a única cosia que deves saber “plantar” é estupidez!!
      Se tivesse o mínimo de noções da história saberias quando nós (os Portugueses – não covardes fracos como tu) deixamos o Brasil, ainda não haviam lá políticos!!
      Além disso, no caso do Brasil, os piratas/bandidos que várias vezes tentaram roubar o território aos portugueses foram por exemplo os holandeses e companhia – esses é que deixaram lá a semente para criminalidade que hoje se vê no Brasil (como deixaram na África do Sul, etc)!!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …