Se me prenderem serei herói, se me soltarem serei presidente

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado que o PT e o governo ganharam mais do que perderam com a sua detenção para interrogatório a semana passada.

A pessoas de sua confiança, Lula tem feito um diagnóstico positivo sobre o impacto do capítulo da Operação Lava Jato que levou o ex-Presidente a prestar depoimentos de forma coerciva.

“A partir de agora, se me prenderem, passo a ser herói. Se me matarem, serei mártir”, tem afirmado Lula a mais de um interlocutor, “e se me deixarem solto, torno-me presidente de novo“.

O jornal Estado de S. Paulo apurou que o ex-presidente está confiante de que será possível recuperar a imagem do partido.

Lula chegou na tarde desta terça-feira a Brasília para se reunir com a presidente Dilma Rousseff pela segunda vez em quatro dias.

Esta quarta-feira, o ex-presidente encontrou-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido pressionado por alguns colegas a aderir ao pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

No Congresso, também alguns consideram que os moldes do interrogatório da semana passada tiveram um efeito positivo para Lula em vários aspectos.

“O episódio unificou o PT e tirou o partido da paralisia. Atualmente, já não há clima para falar em disputa entre correntes internas”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), para quem a forma como ocorreu a condução coercitiva de Lula também sensibilizou os movimentos sociais.

“Até para quem não vota no Lula de jeito nenhum foi transmitida uma sensação de que houve abuso por parte da Lava Jato”, disse Paulo Teixeira.

Os advogados de Lula recorreram da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que negou pedido para que o tribunal suspendesse a 24ª fase da Operação Lava Jato para decidir que órgão deveria ser responsável pelas investigações contra o ex-Presidente.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Deves estar falar por ti; só pode!!
      Se bem que tu, pelos teus brilhantes comentários ,a única cosia que deves saber “plantar” é estupidez!!
      Se tivesse o mínimo de noções da história saberias quando nós (os Portugueses – não covardes fracos como tu) deixamos o Brasil, ainda não haviam lá políticos!!
      Além disso, no caso do Brasil, os piratas/bandidos que várias vezes tentaram roubar o território aos portugueses foram por exemplo os holandeses e companhia – esses é que deixaram lá a semente para criminalidade que hoje se vê no Brasil (como deixaram na África do Sul, etc)!!

RESPONDER

Governo vira-se para Rio para mudar a lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …