Novo scanner consegue detetar o SARS-CoV-2 em pessoas e superfícies (sem lhes tocar)

A empresa norte-americana Advanced Medical Solutions International (AMSI) está a desenvolver um novo dispositivo portátil que será capaz de detetar o SARS-CoV-2 instantaneamente em pessoas e em superfícies.

De acordo com o Interesting Engineering, o dispositivo, que é chamado de “The COVID Hunter”, é capaz de localizar a presença do coronavírus que provoca a doença covid-19 dentro de humanos – como nos seus pulmões, garganta, nariz e pele – sem ter de lhes tocar ou estimular de forma invasiva.

O dispositivo faz ainda uma análise das superfícies para detetar a presença do coronavírus, que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A tecnologia consegue também detetar o vírus através de vidro ou material transparente.

Tudo o que precisa de ser feito é apontar o scanner a uma distância de dois metros de uma pessoa ou objeto.

Além disso, segundo a Advanced Medical Solutions International (AMSI), o The COVID Hunter é atualizável, de forma a identificar novas variantes do vírus.

O dispositivo assemelha-se a um scanner de temperatura normal, mas faz muito mais: emite um feixe e reúne informações que são analisadas em tempo real graças à refração, detetando, em última análise, se a proteína spike do vírus está presente.

Se a tecnologia detetar o pico de proteína, emitirá um som de alarme. Caso contrário, permanecerá em silêncio.

Na fase de testes, o The COVID Hunter mostrou uma taxa de precisão de mais de 99%, conseguindo diferenciar entre pacientes positivos e negativos e detetando amostras positivas para covid-19 validadas através de um teste de PCR.

“O The COVID Hunter portátil vai revolucionar a forma como o SARS-CoV-2 (incluindo estirpes mutantes) é detetado, retardando a disseminação do vírus mortal, salvando vidas e devolvendo a vida ao normal num futuro próximo”, explicou Donald Redman, cofundador e CEO da AMSI, em comunicado.

O objetivo do The COVID Hunter é fazer com que a vida volte ao normal o mais rapidamente possível, examinando pessoas, hospitais, quartos, escolas, locais, lojas de alimentos e bebidas, hotéis e muito mais.

Segundo a AMSI, quando for produzido, o scanner será, numa primeira fase, distribuído por profissionais de saúde em todo o mundo. Para acelerar o processo de produção, o aparelho será fabricado em várias regiões, incluindo América Central, Sudeste Asiático e Médio Oriente.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …