Novo scanner consegue detetar o SARS-CoV-2 em pessoas e superfícies (sem lhes tocar)

A empresa norte-americana Advanced Medical Solutions International (AMSI) está a desenvolver um novo dispositivo portátil que será capaz de detetar o SARS-CoV-2 instantaneamente em pessoas e em superfícies.

De acordo com o Interesting Engineering, o dispositivo, que é chamado de “The COVID Hunter”, é capaz de localizar a presença do coronavírus que provoca a doença covid-19 dentro de humanos – como nos seus pulmões, garganta, nariz e pele – sem ter de lhes tocar ou estimular de forma invasiva.

O dispositivo faz ainda uma análise das superfícies para detetar a presença do coronavírus, que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A tecnologia consegue também detetar o vírus através de vidro ou material transparente.

Tudo o que precisa de ser feito é apontar o scanner a uma distância de dois metros de uma pessoa ou objeto.

Além disso, segundo a Advanced Medical Solutions International (AMSI), o The COVID Hunter é atualizável, de forma a identificar novas variantes do vírus.

O dispositivo assemelha-se a um scanner de temperatura normal, mas faz muito mais: emite um feixe e reúne informações que são analisadas em tempo real graças à refração, detetando, em última análise, se a proteína spike do vírus está presente.

Se a tecnologia detetar o pico de proteína, emitirá um som de alarme. Caso contrário, permanecerá em silêncio.

Na fase de testes, o The COVID Hunter mostrou uma taxa de precisão de mais de 99%, conseguindo diferenciar entre pacientes positivos e negativos e detetando amostras positivas para covid-19 validadas através de um teste de PCR.

“O The COVID Hunter portátil vai revolucionar a forma como o SARS-CoV-2 (incluindo estirpes mutantes) é detetado, retardando a disseminação do vírus mortal, salvando vidas e devolvendo a vida ao normal num futuro próximo”, explicou Donald Redman, cofundador e CEO da AMSI, em comunicado.

O objetivo do The COVID Hunter é fazer com que a vida volte ao normal o mais rapidamente possível, examinando pessoas, hospitais, quartos, escolas, locais, lojas de alimentos e bebidas, hotéis e muito mais.

Segundo a AMSI, quando for produzido, o scanner será, numa primeira fase, distribuído por profissionais de saúde em todo o mundo. Para acelerar o processo de produção, o aparelho será fabricado em várias regiões, incluindo América Central, Sudeste Asiático e Médio Oriente.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …