Salvini investigado por uso indevido de voos do Estado para campanha

Angelo Carconi / EPA

O ministro do Interior italiano e líder da Liga, Matteo Salvini, está a ser investigado devido a suspeitas de utilização indevida de voos pagos pelo Estado enquanto estava a fazer campanha para as eleições europeias agendadas para o próximo dia 26 de maio.

“Após as denúncias, temos que verificar se um avião do Estado foi usado para fazer campanha. Este tipo de investigação não é incomum. Fizemos o mesmo com o antigo primeiro-ministro Matteo Renzi”, declarou o procurador de Lazio, Andrea Lupi, citada pelo jornal britânico The Guardian.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o governante terá utilizado cerca de 20 vezes voos do Estado durante a campanha do seu partido de extrema-direita para as eleições para o Parlamento Europeu. Salvini nega a acusação, garantindo que não cometeu “nenhum abuso ou irregularidade”

“Sou investigado por tudo – sequestro, racismo. Mas penso que os italianos estão satisfeitos com o meu trabalho”, afirmou o ministro do Interior italiano e líder da Liga, citado pela Reuters. “Na história do ministério do Interior, penso até que sou o ministro que está a custar menos ao Estado”, acrescentou.

O jornal italiano destacou ainda o elevado absentismo do governante – que esteve apenas 17 dias no Ministério desde o início do ano, tendo marcado presença em mais de 200 eventos – e a diminuição da sua popularidade, quando faltam cerca de vinte dias para os italianos elegerem 73 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

Esta não é a primeira vez que Salvini está a ser alvo de uma investigação. Em março, o Parlamento italiano bloqueou uma investigação que envolvia o governante italiano por este ter impedido o desembarque em Itália de um navio humanitário de com migrantes resgatados.

As mais recentes sondagens indicam que o partido de extrema direita italiano, a Liga, está a perder apoiantes. De acordo com uma sondagem divulgada pelo jornal “Corriere della Sera”, a Liga contava em abril com 36,9% de intenções de voto, enquanto neste mês são atribuídas ao partido de Salvini 30,9% das intenções de voto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …