Salvini investigado por uso indevido de voos do Estado para campanha

Angelo Carconi / EPA

O ministro do Interior italiano e líder da Liga, Matteo Salvini, está a ser investigado devido a suspeitas de utilização indevida de voos pagos pelo Estado enquanto estava a fazer campanha para as eleições europeias agendadas para o próximo dia 26 de maio.

“Após as denúncias, temos que verificar se um avião do Estado foi usado para fazer campanha. Este tipo de investigação não é incomum. Fizemos o mesmo com o antigo primeiro-ministro Matteo Renzi”, declarou o procurador de Lazio, Andrea Lupi, citada pelo jornal britânico The Guardian.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o governante terá utilizado cerca de 20 vezes voos do Estado durante a campanha do seu partido de extrema-direita para as eleições para o Parlamento Europeu. Salvini nega a acusação, garantindo que não cometeu “nenhum abuso ou irregularidade”

“Sou investigado por tudo – sequestro, racismo. Mas penso que os italianos estão satisfeitos com o meu trabalho”, afirmou o ministro do Interior italiano e líder da Liga, citado pela Reuters. “Na história do ministério do Interior, penso até que sou o ministro que está a custar menos ao Estado”, acrescentou.

O jornal italiano destacou ainda o elevado absentismo do governante – que esteve apenas 17 dias no Ministério desde o início do ano, tendo marcado presença em mais de 200 eventos – e a diminuição da sua popularidade, quando faltam cerca de vinte dias para os italianos elegerem 73 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

Esta não é a primeira vez que Salvini está a ser alvo de uma investigação. Em março, o Parlamento italiano bloqueou uma investigação que envolvia o governante italiano por este ter impedido o desembarque em Itália de um navio humanitário de com migrantes resgatados.

As mais recentes sondagens indicam que o partido de extrema direita italiano, a Liga, está a perder apoiantes. De acordo com uma sondagem divulgada pelo jornal “Corriere della Sera”, a Liga contava em abril com 36,9% de intenções de voto, enquanto neste mês são atribuídas ao partido de Salvini 30,9% das intenções de voto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …