Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos.

De acordo com o semanário Expresso, Ricardo Salgado resolveu arrolar seis familiares como testemunhas, incluindo o seu tio António Ricciardi, conhecido como comandante Ricciardi e atualmente com 102 anos de idade.

Recorde-se que, esta segunda-feira, o julgamento do ex-banqueiro no âmbito da Operação Marquês foi adiado, pela segunda vez, desta vez para o dia 6 de julho. Isto para dar tempo aos procuradores do Ministério Público (MP) para analisarem a contestação que tem 190 páginas e arrola 40 testemunhas.

Salgado, de 76 anos, vai ser julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros feitas a partir de uma conta na Suíça da Espírito Santo Enterprises.

Tal como escreve o jornal, tratava-se de uma companhia offshore que tem sido encarada pelo MP como tendo funcionado ao longo de vários anos como um saco azul do Grupo Espírito Santo (GES).

O Expresso adianta que a chamada de vários familiares que tiveram papéis relevantes no GES se deve ao facto de o antigo banqueiro querer provar que não era o único a controlar este alegado saco azul.

Apesar da idade avançada do tio, na contestação explica-se que este foi arrolado a depor porque foi presidente do conselho superior do grupo, além de ter sido “beneficiário e ordenante de transferências bancárias da conta bancária da sócia única da ES Enterprises”, ou seja, da Espírito Santo International (ESI).

A intenção da defesa de Salgado é confrontar este familiar, bem como outros elementos da família, como Ricardo Abecassis, José Manuel Espírito Santo e Manuel Fernando Espírito Santo, com factos essenciais que foram dados como indiciados pelo juiz Ivo Rosa no despacho de pronúncia.

Como revela o semanário, alguns familiares vão ser confrontados com documentos que revelam que também deram ordens de transferência da ES Enterprises.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Sistema de Justiça que pare uma vez por todas com esta pouca vergonha !!….vai fazer o quê mais ????? ………chamar o resto tribo toda a depor ????….Vivos e até já falecidos se necessario, só para atrasar o inevitável ???

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …