/

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

1

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos.

De acordo com o semanário Expresso, Ricardo Salgado resolveu arrolar seis familiares como testemunhas, incluindo o seu tio António Ricciardi, conhecido como comandante Ricciardi e atualmente com 102 anos de idade.

Recorde-se que, esta segunda-feira, o julgamento do ex-banqueiro no âmbito da Operação Marquês foi adiado, pela segunda vez, desta vez para o dia 6 de julho. Isto para dar tempo aos procuradores do Ministério Público (MP) para analisarem a contestação que tem 190 páginas e arrola 40 testemunhas.

Salgado, de 76 anos, vai ser julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros feitas a partir de uma conta na Suíça da Espírito Santo Enterprises.

Tal como escreve o jornal, tratava-se de uma companhia offshore que tem sido encarada pelo MP como tendo funcionado ao longo de vários anos como um saco azul do Grupo Espírito Santo (GES).

O Expresso adianta que a chamada de vários familiares que tiveram papéis relevantes no GES se deve ao facto de o antigo banqueiro querer provar que não era o único a controlar este alegado saco azul.

Apesar da idade avançada do tio, na contestação explica-se que este foi arrolado a depor porque foi presidente do conselho superior do grupo, além de ter sido “beneficiário e ordenante de transferências bancárias da conta bancária da sócia única da ES Enterprises”, ou seja, da Espírito Santo International (ESI).

A intenção da defesa de Salgado é confrontar este familiar, bem como outros elementos da família, como Ricardo Abecassis, José Manuel Espírito Santo e Manuel Fernando Espírito Santo, com factos essenciais que foram dados como indiciados pelo juiz Ivo Rosa no despacho de pronúncia.

Como revela o semanário, alguns familiares vão ser confrontados com documentos que revelam que também deram ordens de transferência da ES Enterprises.

ZAP //

1 Comment

  1. O Sistema de Justiça que pare uma vez por todas com esta pouca vergonha !!….vai fazer o quê mais ????? ………chamar o resto tribo toda a depor ????….Vivos e até já falecidos se necessario, só para atrasar o inevitável ???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.