Sal, gorduras e açúcares vão ser reduzidos em mais de 2.000 alimentos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai assinar um acordo esta quinta-feira com sete associações da indústria alimentar e distribuição que vai permitir reduzir as quantidades de sal, açúcar e gorduras em mais de 2.000 alimentos.

“Mais de 2000 produtos podem ser abrangidos por este acordo. O que vamos avaliar é uma média ponderada, uns poderão reduzir mais do que outros. Mas isto é o que potencialmente podemos vir a atingir”, diz Maria João Gregório, nova diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável, em entrevista ao jornal Público.

De acordo com o matutino, no caso do açúcar, os alimentos que vão ficar mais saudáveis vão ser os cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, néctar de fruta, iogurtes e leites com chocolate. Já no que toca ao sal, a medida vai incidir nas batatas fritas e outros snacks, pão, sopas prontas a consumir e algumas refeições prontas a consumir.

“Demorou mais de um ano, fizemos mais de 17 reuniões com os sectores da indústria e também da distribuição. Também queríamos assegurar que os alimentos que vão ser reformulados são aqueles que são os mais consumidos pela população. Isso é um dos pontos muito positivos deste acordo”, afirmou Maria João Gregório, observando que foi difícil conseguir chegar a este acordo.

“Conseguimos assegurar que este processo vai implicar a reformulação dos produtos que representam pelo menos 80% do total de vendas de cada categoria”, sustentou.

Tal como nota a TSF, os protocolos foram iniciados em fevereiro de 2017, previstos para junho de 2018, e só nesta quinta-feira é que serão assinados.

Globalmente, os protocolos assinados serão para alcançar entre 2022 e 2023. “Temos algumas categorias em que as metas serão apenas alcançadas em 2023. Aqui temos as sopas prontas a consumir e os néctar de fruta. Em relação a percentagens de redução, para o açúcar na sua maioria serão reduções de 10% até 2022, sendo que para os néctar de fruta é uma redução de 7%. Nestes produtos há mais dificuldade em reduzir o açúcar porque este está geralmente presente no sumo da fruta”.

“Em relação aos ácidos gordos trans são valores inferiores a 2 gramas por 100 gramas de gordura, que é o que vai ficar definido no novo regulamento que foi publicado na semana passada pela Comissão Europeia”, explicou ainda a responsável.

De acordo com o Ministério da Saúde, os acordos para reformulação de produtos alimentares, serão assinados com sete associações empresariais: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED, que representa os supermercados), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Nacional dos Industriais de Gelados Alimentares, Óleos, Margarinas e Derivados (ANIGOM), Associação Nacional Comerciantes Industriais Produtos Alimentares (ANCIPA), Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) e Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

A ministra da Saúde já disse que a meta do Governo é promover estilos de vida saudáveis para reduzir a mortalidade prematura, bem como aumentar a esperança de vida saudável.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. sempre quero ver.

    é que se encontram açucares em tudo quanto precisa e não precisa, um exemplo, tentei adquirir presunto e só encontrei uma marca que não tinha açucar, alguém me consegue explicar pq raio é que presunto necessita de ter açucar?

    e claro os açucares não são todos iguais, o açucar/fructose natural bem como o mel puro em quantidades ,diria, recomendadas não tem qq problema.

    as gorduras boas tb não fazem qq mal, como azeite puro, banha, manteigas de leites de pastagem, óleo de côco e de abacate, as gorduras naturais de carnes de pastagem bem como peixes gordos como sardinha, salmão de rio, cavalas etc são todos excelentes para a saúde.

    agora claro está que esta gentinha não estará a pensar em nada disto, para eles gorduras boas são a completa aldrabice a que chamam de óleos vegetais como o de soja, girassol, margarinas etc que fazem péssimamente mal e que contribuem em larga medida para doenças autoímunes, diabetes entre outras maleitas.

  2. Açúcar acho bem… há no geral muito abuso… mas por exemplo sal no pão? Já acho a maioria do pão que se vende actualmente insonso… claro que em aperitivos, enchidos, etc (muita coisa que se calhar nem mexem) há abuso, mas no pão? Nunca vi pão salgado…

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …