Sal, gorduras e açúcares vão ser reduzidos em mais de 2.000 alimentos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai assinar um acordo esta quinta-feira com sete associações da indústria alimentar e distribuição que vai permitir reduzir as quantidades de sal, açúcar e gorduras em mais de 2.000 alimentos.

“Mais de 2000 produtos podem ser abrangidos por este acordo. O que vamos avaliar é uma média ponderada, uns poderão reduzir mais do que outros. Mas isto é o que potencialmente podemos vir a atingir”, diz Maria João Gregório, nova diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável, em entrevista ao jornal Público.

De acordo com o matutino, no caso do açúcar, os alimentos que vão ficar mais saudáveis vão ser os cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, néctar de fruta, iogurtes e leites com chocolate. Já no que toca ao sal, a medida vai incidir nas batatas fritas e outros snacks, pão, sopas prontas a consumir e algumas refeições prontas a consumir.

“Demorou mais de um ano, fizemos mais de 17 reuniões com os sectores da indústria e também da distribuição. Também queríamos assegurar que os alimentos que vão ser reformulados são aqueles que são os mais consumidos pela população. Isso é um dos pontos muito positivos deste acordo”, afirmou Maria João Gregório, observando que foi difícil conseguir chegar a este acordo.

“Conseguimos assegurar que este processo vai implicar a reformulação dos produtos que representam pelo menos 80% do total de vendas de cada categoria”, sustentou.

Tal como nota a TSF, os protocolos foram iniciados em fevereiro de 2017, previstos para junho de 2018, e só nesta quinta-feira é que serão assinados.

Globalmente, os protocolos assinados serão para alcançar entre 2022 e 2023. “Temos algumas categorias em que as metas serão apenas alcançadas em 2023. Aqui temos as sopas prontas a consumir e os néctar de fruta. Em relação a percentagens de redução, para o açúcar na sua maioria serão reduções de 10% até 2022, sendo que para os néctar de fruta é uma redução de 7%. Nestes produtos há mais dificuldade em reduzir o açúcar porque este está geralmente presente no sumo da fruta”.

“Em relação aos ácidos gordos trans são valores inferiores a 2 gramas por 100 gramas de gordura, que é o que vai ficar definido no novo regulamento que foi publicado na semana passada pela Comissão Europeia”, explicou ainda a responsável.

De acordo com o Ministério da Saúde, os acordos para reformulação de produtos alimentares, serão assinados com sete associações empresariais: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED, que representa os supermercados), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Nacional dos Industriais de Gelados Alimentares, Óleos, Margarinas e Derivados (ANIGOM), Associação Nacional Comerciantes Industriais Produtos Alimentares (ANCIPA), Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) e Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

A ministra da Saúde já disse que a meta do Governo é promover estilos de vida saudáveis para reduzir a mortalidade prematura, bem como aumentar a esperança de vida saudável.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. sempre quero ver.

    é que se encontram açucares em tudo quanto precisa e não precisa, um exemplo, tentei adquirir presunto e só encontrei uma marca que não tinha açucar, alguém me consegue explicar pq raio é que presunto necessita de ter açucar?

    e claro os açucares não são todos iguais, o açucar/fructose natural bem como o mel puro em quantidades ,diria, recomendadas não tem qq problema.

    as gorduras boas tb não fazem qq mal, como azeite puro, banha, manteigas de leites de pastagem, óleo de côco e de abacate, as gorduras naturais de carnes de pastagem bem como peixes gordos como sardinha, salmão de rio, cavalas etc são todos excelentes para a saúde.

    agora claro está que esta gentinha não estará a pensar em nada disto, para eles gorduras boas são a completa aldrabice a que chamam de óleos vegetais como o de soja, girassol, margarinas etc que fazem péssimamente mal e que contribuem em larga medida para doenças autoímunes, diabetes entre outras maleitas.

  2. Açúcar acho bem… há no geral muito abuso… mas por exemplo sal no pão? Já acho a maioria do pão que se vende actualmente insonso… claro que em aperitivos, enchidos, etc (muita coisa que se calhar nem mexem) há abuso, mas no pão? Nunca vi pão salgado…

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …