Sal, gorduras e açúcares vão ser reduzidos em mais de 2.000 alimentos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai assinar um acordo esta quinta-feira com sete associações da indústria alimentar e distribuição que vai permitir reduzir as quantidades de sal, açúcar e gorduras em mais de 2.000 alimentos.

“Mais de 2000 produtos podem ser abrangidos por este acordo. O que vamos avaliar é uma média ponderada, uns poderão reduzir mais do que outros. Mas isto é o que potencialmente podemos vir a atingir”, diz Maria João Gregório, nova diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável, em entrevista ao jornal Público.

De acordo com o matutino, no caso do açúcar, os alimentos que vão ficar mais saudáveis vão ser os cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, néctar de fruta, iogurtes e leites com chocolate. Já no que toca ao sal, a medida vai incidir nas batatas fritas e outros snacks, pão, sopas prontas a consumir e algumas refeições prontas a consumir.

“Demorou mais de um ano, fizemos mais de 17 reuniões com os sectores da indústria e também da distribuição. Também queríamos assegurar que os alimentos que vão ser reformulados são aqueles que são os mais consumidos pela população. Isso é um dos pontos muito positivos deste acordo”, afirmou Maria João Gregório, observando que foi difícil conseguir chegar a este acordo.

“Conseguimos assegurar que este processo vai implicar a reformulação dos produtos que representam pelo menos 80% do total de vendas de cada categoria”, sustentou.

Tal como nota a TSF, os protocolos foram iniciados em fevereiro de 2017, previstos para junho de 2018, e só nesta quinta-feira é que serão assinados.

Globalmente, os protocolos assinados serão para alcançar entre 2022 e 2023. “Temos algumas categorias em que as metas serão apenas alcançadas em 2023. Aqui temos as sopas prontas a consumir e os néctar de fruta. Em relação a percentagens de redução, para o açúcar na sua maioria serão reduções de 10% até 2022, sendo que para os néctar de fruta é uma redução de 7%. Nestes produtos há mais dificuldade em reduzir o açúcar porque este está geralmente presente no sumo da fruta”.

“Em relação aos ácidos gordos trans são valores inferiores a 2 gramas por 100 gramas de gordura, que é o que vai ficar definido no novo regulamento que foi publicado na semana passada pela Comissão Europeia”, explicou ainda a responsável.

De acordo com o Ministério da Saúde, os acordos para reformulação de produtos alimentares, serão assinados com sete associações empresariais: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED, que representa os supermercados), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Nacional dos Industriais de Gelados Alimentares, Óleos, Margarinas e Derivados (ANIGOM), Associação Nacional Comerciantes Industriais Produtos Alimentares (ANCIPA), Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) e Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

A ministra da Saúde já disse que a meta do Governo é promover estilos de vida saudáveis para reduzir a mortalidade prematura, bem como aumentar a esperança de vida saudável.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. sempre quero ver.

    é que se encontram açucares em tudo quanto precisa e não precisa, um exemplo, tentei adquirir presunto e só encontrei uma marca que não tinha açucar, alguém me consegue explicar pq raio é que presunto necessita de ter açucar?

    e claro os açucares não são todos iguais, o açucar/fructose natural bem como o mel puro em quantidades ,diria, recomendadas não tem qq problema.

    as gorduras boas tb não fazem qq mal, como azeite puro, banha, manteigas de leites de pastagem, óleo de côco e de abacate, as gorduras naturais de carnes de pastagem bem como peixes gordos como sardinha, salmão de rio, cavalas etc são todos excelentes para a saúde.

    agora claro está que esta gentinha não estará a pensar em nada disto, para eles gorduras boas são a completa aldrabice a que chamam de óleos vegetais como o de soja, girassol, margarinas etc que fazem péssimamente mal e que contribuem em larga medida para doenças autoímunes, diabetes entre outras maleitas.

  2. Açúcar acho bem… há no geral muito abuso… mas por exemplo sal no pão? Já acho a maioria do pão que se vende actualmente insonso… claro que em aperitivos, enchidos, etc (muita coisa que se calhar nem mexem) há abuso, mas no pão? Nunca vi pão salgado…

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …