Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

USACE Europe District / Flickr

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa.

“Para verificar a segurança e eficácia da vacina, 50 militares, incluindo cinco mulheres, voluntariaram-se para participar nos ensaios clínicos”, afirmou o Ministério num comunicado.

A vacina foi desenvolvida com a participação de especialistas militares do Centro de Investigação Científica n.º 48 do Ministério da Defesa, uma das instalações onde será realizado o ensaio clínico.

Segundo o comunicado de imprensa, o primeiro grupo de voluntários entrará na quarta-feira no centro, onde os militares serão submetidos a exames médicos exaustivos antes do início dos testes clínicos.

Em 26 de maio, o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, informou o Presidente russo, Vladimir Putin, que os testes clínicos da vacina serão concluídos antes do final de julho.

O Governo russo anunciou que sete centros científicos no país estão a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 e medicamentos para combater a doença, causada pelo novo coronavírus.

Rússia anuncia primeiro medicamento para tratamento

No fim de semana, o Ministério da Saúde anunciou o registo do primeiro medicamento específico para o tratamento de covid-19. Segundo os investigadores que criaram o medicamento Afivavir, este foi desenvolvido a partir do antiviral japonês Favipivarir, é altamente eficaz contra o novo coronavírus e, em 11 de junho, os hospitais receberão medicamento para 60 mil tratamentos.

“Estamos focados em encontrar um componente farmacêutico para controlar a situação (epidémica). Se obtivermos tecnologia médica com a ajuda de medicamentos, voltaremos ao caminho normal”, disse esta terça-feira o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Musrashko, segundo a agência Interfax.

Atualmente, a Rússia regista 423.741 casos de covid-19 (8.863 nas últimas 24 horas) e 5.037 mortes por essa doença (182 no último dia), segundo os dados oficiais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 373 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Cerca de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …