/

“Mero curioso que vive de fofocas”. Rui Pinto e Isabel dos Santos trocam farpas no Twitter

Mário Cruz / Lusa

Este sábado, Rui Pinto, que foi libertado no início do mês e se encontra ao abrigo de um programa de proteção de testemunhas, fez um comentário contra a empresária angolana Isabel dos Santos, que lhe respondeu prontamente.

No Twitter, o pirata informático Rui Pinto escreveu um comentário no qual levanta a hipótese a família de Isabel dos Santos ser “a real proprietária de uma das maiores propriedades muradas da Europa”, referindo-se à Herdade da Torre Bela, e de “cerca de uma dezena de outras propriedades na zona do Oeste”.

O criador do site Football Leaks partilhou ainda dois textos que levantam a hipótese de o pai de Isabel dos Santos, antigo presidente de Angola, ter adquirido essa propriedade.

Isabel dos Santos não ignorou, respondendo à mensagem à letra. “Engraçado Rui Pinto estar a fazer estas perguntas. Pensei que fosse um hacker com 715 mil documentos. Pelos vistos é um mero curioso que vive de fofoca. E é verdade que lhe vão pagar salário como funcionário público e dar casa?”.

Rui Pinto entregou um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos, no qual “tropeçou” sem querer.

O caso Luanda Leaks detalha alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido que lhes terão permitido desviar dinheiro de fundos públicos angolanos. Isabel dos Santos foi constituída arguida, em Angola, na sequência das revelações do caso Luanda Leaks..

Rui Pinto foi detido a 16 de janeiro de 2019, em Budapeste, na Hungria, onde então residia. O seu julgamento tem início agendado para 4 de setembro, e terá lugar no Campus da Justiça, em Lisboa.

O MP acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da FPF e da Procuradoria-Geral da República.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.