Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

cv (YouTube)

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países.

Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, mas também do estrangeiro. Face a esta situação, o Ministério Público pediu que o whistleblower português passasse a integrar o programa de proteção de testemunhas. O pirata informático é agora colaborador da Justiça portuguesa e prepara-se para ser libertado pelas autoridades.

Aliás, Rui Pinto tinha um prazo apertado para decidir que testemunhas queria que fossem ouvidos no julgamento do dia 4 de setembro. No entanto, com a sua libertação, o processo deixa de ser urgente, com a prioridade a passar para o julgamento com réus presos, escreve o Correio da Manhã.

As autoridades de países como os Estados Unidos, a França ou a Bélgica consideram o jovem português como person of interest, contando com ele para dar a origem a mais processos judiciais nos respetivos países. Ao Expresso, uma fonte judicial garante que isto “pode aumentar o risco” para Rui Pinto.

Rui Pinto está atualmente numa safe house e é vigiado por uma equipa de segurança da PSP. O principal receio em Portugal é que o hacker seja atacado por adeptos mais fanáticos do SL Benfica. O emblema da Luz foi um dos principais visados das revelações da Football Leaks após Rui Pinto ter acessado o correio eletrónico do clube.

“Basta olhar para o que tem sido dito e escrito nas redes sociais por algumas pessoas mais ferrenhas sobre este assunto”, explicou a mesmo fonte ao Expresso.

Depois de um ano e meio em prisão preventiva, Rui Pinto prepara-se para ser libertado. Apenas a procuradora Marta Viegas, que vai representar o Ministério Público no julgamento, se opôs à sua libertação. Viegas considera que há perigo de fuga e continuação de atividade criminosa.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Não precisa ter uma bola de cristal para adivinhar que este cromo não terá um bom fim, e não vai ser ás mãos da arraia miúda que são os adeptos mais fanáticos do SL Benfica.

  2. Pois que solte tudo o que sabe. Mas que não seja selectivo. Se tem informação comprometedora sobre o Benfica (e eu sou Benfiquista) pois que se divulgue. Mas não divulgue apenas a referente ao SLB. Que saia tudo o resto. Para onde (quem) foram as centenas de milhões que desapareceram no FCP, quanto estamos a pagar pelas golpadas no SCP, as vigarices na política e nos negócios. Porque não é só a Isabelinha…

  3. Logicamente e infelizmente não durará muito tempo na terra, sabendo disso já deve ter um trunfo na manga caso lhe aconteça algo, o pior.
    Com tantos criminosos soltos por aí, e sofrendo ameaças, por mim, já deveria ter divulgado tudo o que sabe, assim colocaria em causa a contribuição da justiça caso não condenassem os criminosos.

  4. Este Rui Pinto é um criminoso e ponto final. Todas as provas obtidas através dos crimes que praticou são consideradas inválidas. O governo PS tenta assim branquear os crimes deste senhor com objectivos e interesses bem definidos. Um estado de direito que usa crimes para se regular não é uma democracia mas sim um estado totalitário que não olha a meios e fins.

    • E os criminosos de colarinho branco que ele denuncia e que se governaram com os nossos impostos não lhes acontece nada? Estás a defender quem?

      • Ninguém, apenas ética no geral e congruência , preocupa-me que usando todos os meios e fins as injustiças contra quem se calhar não cometeu nada possam aumentar também. Mas eu entendo o que quis de dizer, e de facto em parte também terá razão.

    • Es outro q defende os ladroes e corruptos, sejam do governo, no futebol , nos Bancos, nas Companhias, etc es do Oais dos corruptos sem consequências e mais criminoso ao defenderes tais e tua democracia de farsa de ladrão q tens proveito pelis vistos e injustiça q tentas praticar. Dinheiro fácil né.

    • Os criminosos é toda essa máfia de clubes de futebol por corrupção branquiamento de dinheiro tráfico de drogas etc

    • Há muita gente, neste País, que vive e convive bem com as clubites de colarinho branco, que roubam descaradamente os portugueses. Países, bem mais democráticos do que este, lançaram mãos nos factos que Rui Pinto trouxe a público e procederam e procedem a investigações para fazer justiça, coisa que neste país só é feita para quem rouba um caldo de couves ao vizinho.

  5. Acho que o Benfica deve ser o menor problema dele.
    Os corruptos do fcp é que devem andar borrados com o que pode sair dali, daí que o macaco e companhia andem já a fazer das deles…

  6. Rui Pinto, aqui te deixo um conselho, deixa-te de investigar ou descobrir os piratas financeiros neste País, não vais a lado nenhum e podes ter o azar de um acidente, o mais grave a seres assassinado, sem culpados, à vista, senão vejamos.
    Expo98, EDP,s, Submarinos, Futebol mix, Banco BES, Novo Banco, Isabel dos Santos, 11 Estádios de Futebol, Sócrates (PS) Oliveira Costa (BPN), etc etc. e outros mais que neste momento já nem me lembro.

  7. Oh sra. Marta Viegas!! o Rui Pinto não é nenhum criminoso!!! ele não matou ninguém!!! ele sabe mais que vocês todos juntos!!! ele tem mais inteligência que alguns de vocês, e ainda é uma “”criança”” a quem vocês deviam de agradecer a ajuda que ele está a dar. Não lhe chamem criminoso. Criminosos são os ladrões que roubam os bancos e criminosos são os corruptos do governo e os xulos que andam a comer à custa dos contribuintes, etc etc etc

  8. Ninguem se lembra que ele roubou um banco e extorquiu uma empresa
    Deixem-se de clubismos…. isto nao tem nada a ver com futebol
    Este menino nunca teve interessado em ser um justiceiro. Achou que era mais esperto que os outros e que podia ganhar $$ com isso

  9. Venham mais hackers como ele!! Há muito trabalho para ser feito, inclusive agora no governo nas trafulhices do hidrogénio!

RESPONDER

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …