Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

cv (YouTube)

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países.

Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, mas também do estrangeiro. Face a esta situação, o Ministério Público pediu que o whistleblower português passasse a integrar o programa de proteção de testemunhas. O pirata informático é agora colaborador da Justiça portuguesa e prepara-se para ser libertado pelas autoridades.

Aliás, Rui Pinto tinha um prazo apertado para decidir que testemunhas queria que fossem ouvidos no julgamento do dia 4 de setembro. No entanto, com a sua libertação, o processo deixa de ser urgente, com a prioridade a passar para o julgamento com réus presos, escreve o Correio da Manhã.

As autoridades de países como os Estados Unidos, a França ou a Bélgica consideram o jovem português como person of interest, contando com ele para dar a origem a mais processos judiciais nos respetivos países. Ao Expresso, uma fonte judicial garante que isto “pode aumentar o risco” para Rui Pinto.

Rui Pinto está atualmente numa safe house e é vigiado por uma equipa de segurança da PSP. O principal receio em Portugal é que o hacker seja atacado por adeptos mais fanáticos do SL Benfica. O emblema da Luz foi um dos principais visados das revelações da Football Leaks após Rui Pinto ter acessado o correio eletrónico do clube.

“Basta olhar para o que tem sido dito e escrito nas redes sociais por algumas pessoas mais ferrenhas sobre este assunto”, explicou a mesmo fonte ao Expresso.

Depois de um ano e meio em prisão preventiva, Rui Pinto prepara-se para ser libertado. Apenas a procuradora Marta Viegas, que vai representar o Ministério Público no julgamento, se opôs à sua libertação. Viegas considera que há perigo de fuga e continuação de atividade criminosa.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Não precisa ter uma bola de cristal para adivinhar que este cromo não terá um bom fim, e não vai ser ás mãos da arraia miúda que são os adeptos mais fanáticos do SL Benfica.

  2. Pois que solte tudo o que sabe. Mas que não seja selectivo. Se tem informação comprometedora sobre o Benfica (e eu sou Benfiquista) pois que se divulgue. Mas não divulgue apenas a referente ao SLB. Que saia tudo o resto. Para onde (quem) foram as centenas de milhões que desapareceram no FCP, quanto estamos a pagar pelas golpadas no SCP, as vigarices na política e nos negócios. Porque não é só a Isabelinha…

  3. Logicamente e infelizmente não durará muito tempo na terra, sabendo disso já deve ter um trunfo na manga caso lhe aconteça algo, o pior.
    Com tantos criminosos soltos por aí, e sofrendo ameaças, por mim, já deveria ter divulgado tudo o que sabe, assim colocaria em causa a contribuição da justiça caso não condenassem os criminosos.

  4. Este Rui Pinto é um criminoso e ponto final. Todas as provas obtidas através dos crimes que praticou são consideradas inválidas. O governo PS tenta assim branquear os crimes deste senhor com objectivos e interesses bem definidos. Um estado de direito que usa crimes para se regular não é uma democracia mas sim um estado totalitário que não olha a meios e fins.

    • E os criminosos de colarinho branco que ele denuncia e que se governaram com os nossos impostos não lhes acontece nada? Estás a defender quem?

      • Ninguém, apenas ética no geral e congruência , preocupa-me que usando todos os meios e fins as injustiças contra quem se calhar não cometeu nada possam aumentar também. Mas eu entendo o que quis de dizer, e de facto em parte também terá razão.

    • Es outro q defende os ladroes e corruptos, sejam do governo, no futebol , nos Bancos, nas Companhias, etc es do Oais dos corruptos sem consequências e mais criminoso ao defenderes tais e tua democracia de farsa de ladrão q tens proveito pelis vistos e injustiça q tentas praticar. Dinheiro fácil né.

    • Há muita gente, neste País, que vive e convive bem com as clubites de colarinho branco, que roubam descaradamente os portugueses. Países, bem mais democráticos do que este, lançaram mãos nos factos que Rui Pinto trouxe a público e procederam e procedem a investigações para fazer justiça, coisa que neste país só é feita para quem rouba um caldo de couves ao vizinho.

  5. Acho que o Benfica deve ser o menor problema dele.
    Os corruptos do fcp é que devem andar borrados com o que pode sair dali, daí que o macaco e companhia andem já a fazer das deles…

  6. Rui Pinto, aqui te deixo um conselho, deixa-te de investigar ou descobrir os piratas financeiros neste País, não vais a lado nenhum e podes ter o azar de um acidente, o mais grave a seres assassinado, sem culpados, à vista, senão vejamos.
    Expo98, EDP,s, Submarinos, Futebol mix, Banco BES, Novo Banco, Isabel dos Santos, 11 Estádios de Futebol, Sócrates (PS) Oliveira Costa (BPN), etc etc. e outros mais que neste momento já nem me lembro.

  7. Oh sra. Marta Viegas!! o Rui Pinto não é nenhum criminoso!!! ele não matou ninguém!!! ele sabe mais que vocês todos juntos!!! ele tem mais inteligência que alguns de vocês, e ainda é uma “”criança”” a quem vocês deviam de agradecer a ajuda que ele está a dar. Não lhe chamem criminoso. Criminosos são os ladrões que roubam os bancos e criminosos são os corruptos do governo e os xulos que andam a comer à custa dos contribuintes, etc etc etc

  8. Ninguem se lembra que ele roubou um banco e extorquiu uma empresa
    Deixem-se de clubismos…. isto nao tem nada a ver com futebol
    Este menino nunca teve interessado em ser um justiceiro. Achou que era mais esperto que os outros e que podia ganhar $$ com isso

  9. Venham mais hackers como ele!! Há muito trabalho para ser feito, inclusive agora no governo nas trafulhices do hidrogénio!

RESPONDER

"Encomenda" do Governo. ACT inicia ação nacional de fiscalização, inspetores já falam em greve

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) inicia esta terça-feira uma grande ação nacional de fiscalização que foi organizada em menos de 24 horas e que deverá durar duas semanas. De acordo com o jornal …

Convívio de Natal provoca surto com mais de 50 casos em aldeia de Arganil

Um convívio informal na altura do Natal na aldeia de Maladão, em Arganil, provocou um surto com mais de 50 pessoas infetadas na localidade e quatro residentes já morreram como consequência direta da covid-19, confirmou …

Ministério Público acusa agressor de Bruno Candé de homicídio por ódio racial

O Ministério Público (MP) acusou o assassino do ator Bruno Candé do crime de homicídio qualificado, agravado por ódio racial. De acordo com o jornal Público, que teve acesso ao despacho de acusação, o Ministério Público …

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …