Detido hacker que pirateou emails do Benfica

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

Rui Pinto, o ‘hacker’ português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do Benfica, Rui Pinto, foi detido na Hungria. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

A detenção foi revelada pela Procuradoria-Geral da República e pela Policia Judiciária. Em comunicado enviado à imprensa, a PGR e a PJ adiantam que “no âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público, com investigação realizada pela Polícia Judiciária e na sequência de diligências cumpridas em sede de cooperação internacional em país comunitário, foi concretizada a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu“.

A identidade do hacker, que terá acedido ilegalmente a correspondência electrónica do Benfica, foi adiantada em setembro pela Sábado. Segundo a revista, Rui Pinto tem 30 anos, operava a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez, depois de desviar 270 mil euros de um banco.

O jovem hacker português é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.

Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.

Rui Pinto terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.

O alegado hacker terá na altura sido detido, mas o seu advogado, diz a Marca, conseguiu que pagasse apenas uma multa de 100 mil dólares como “castigo”.

“Um passo para a verdade”

A SAD do Benfica disse hoje esperar que a detenção do alegado responsável pelo acesso ilegítimo ao correio eletrónico do clube seja um passo para chegar à verdade e às motivações do ataque.

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades e espera que este seja um passo importante para que se chegue à verdade e às motivações que possam ter estado por trás de um crime que tantos danos causou e continua a causar ao Sport Lisboa e Benfica“, lê-se num comunicado.

O Sport Lisboa e Benfica respeita e seguirá atentamente o desenvolvimento do processo. Reitera que dará todo o seu contributo – na medida em que este lhe for solicitado – para que se descubra a verdade“, referem as ‘águias’.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. @extorsão qualificada na forma TENTADA, ACESSO ilegítimo, OFENSA a pessoa coletiva e violação de SEGREDO@

    O SUSPEITO vai logo preso…

    Que crime tao grande se comparado a tantos outros que diariamente nos chegam ao conhecimento…
    Hoje mesmo, um traficante de influencias condenado apos esgotados recursos, que se foi entregar na casa dos 44s, teve o desplante de publicamente se julgar inocente.
    Um CONDENADO pode afirmar publicamente que eh INOCENTE.
    Um SUSPEITO vai direitinho pro calabouco, fosse ele pulhitico ja se podia albergar na VIP casa dos 44s.
    Que rica justica e democracia…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …