Revista Sábado revela identidade do hacker que roubou os segredos do Benfica

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

Segundo revela esta quinta-feira a revista Sábado, o hacker que roubou os emails do Benfica tem 29 anos, opera a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez depois de desviar 270 mil euros de um banco.

Está encontrado o hacker responsável pelo roubo dos emails do Benfica. Após uma investigação realizada nas últimas semanas, a revista Sábado revela na sua edição desta quinta-feira a identidade do alegado autor do ataque informático que permitiu o furto de milhares de emails e documentos do clube da Luz.

Chama-se Rui Pinto, está a ser investigado em Portugal e Espanha, e, adianta a Sábado, é o hacker responsável pelo roubo dos segredos do Benfica. Segundo diz em entrevista à CMTV o director da revista, “é um génio da informática mercenário” que age motivado por dinheiro, sem qualquer ligação clubística.

O jovem hacker português, diz Eduardo Dâmaso, é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.

Houve inicialmente um grande embate entre Rui Pinto e a Doyan, que se disse alvo de um processo de chantagem”, realça o director da revista.

“A história tem pormenores absolutamente rocambolescos, mete encontros numa estação de serviço da auto-estrada, filmado e gravado pela Polícia Judiciária”, acrescenta Eduardo Dâmaso, “mete um pedido de dinheiro muito significativo, mete uma investigação privada da Doyan, que acabou por identificar Rui Pinto“.

Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.

De acordo com o jornal espanhol Marca, Rui Pinto terá tido a colaboração de um advogado, Aníbal Pinto, e ambos terão montado um suposto esquema de chantagem aos clubes portugueses, ameaçando com a divulgação dos documentos obtidos nos ataques informáticos para obterem dinheiro.

Segundo diz o desportivo espanhol, os dois terão “extorquido e chantageado diversos clubes e, quando estes não pagavam, tornavam públicos os documentos”.

Em declarações à CMTV esta quarta-feira, o advogado nega as acusações, e esclarece que deixou, em 2016 de ser representante de Rui Pinto após um encontro do seu  cliente com um advogado da Doyen Sports, empresa que “pretendia contratar os serviços de Rui Pinto.

Na sequência desta reunião, Aníbal Pinto deixou de representar Rui Pinto e apresentou queixa na Ordem dos Advogados por “ameaças do representante” da Doyen.

O português de 29 anos, residente em Budapeste, na Hungria, terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.

O alegado hacker terá na altura sido detido, mas o seu advogado, diz a Marca, conseguiu que pagasse apenas uma multa de 100 mil dólares como “castigo”.

FC Porto já reagiu

O FC Porto não demorou a reagir à divulgação da identidade do alegado autor do roubo dos emails do Benfica. “Não sei se o Rui Pinto é o hacker ou não. Sei que o FC Porto não pagou e sei que os mails existem e são verdadeiros“, disse o director de comunicação do clube azul e branco, Francisco Jota Marques, num post no seu perfil no Twitter.

“As autoridades sabem desde a primeira hora como tive acesso à informação que permitiu, por exemplo, descobrir os corruptos que andavam a violar o sistema judicial“, conclui Francisco J. Marques.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. E todos nós sabemos que as escutas ao pinto da costa são verdadeiras e o porto comprou árbitros e saiu impune!
    Acho piada é o FCP falar destes assuntos quando tem telhados de vidro quebradiço!
    A corrupção é transversal a todos os clubes, de A a Z, é só poderem e lá estão eles!

    • Você acha que sabe mas não sabe nada. Só julga saber aquilo que lhe dizem que é verdade. Limita-se a repetir, a fazer eco da estratégia do SLB de desviar as atenções para outro lado. Depois faz afirmações sobre o FCP e – mais grave e a pérola da sua curta prosa – diz que a corrupção é transversal a todos os clubes de A a Z. Em primeiro, supõe-se que aí também cabe o SLB e portanto admite que o Benfica está envolvido em corrupção. Depois, como afirma com tanta convicção, supõe-se que tem provas do que afirma pelo que deveria prestar declarações na Polícia Judiciária. Ai não? Bem me parecia que não tem nada de novo a acrescentar. Limita-se a defender o “olho por olho” ou seja, algo assim como “roubaram-me a antena do carro por isso também vou roubar esta antena deste carro” julgando assim que é diferente de quem anda a roubar. Ridículo este povo e quem pensa como você.

  2. O FCP sempre estará na historía do futebol Português. Motivados por um líder astuto, capaz de mobilizar um movimento de conquista. Mas tudo feito na base da corrupção. Não segredo que tudo tentaram e sempre irão tentar mas o FCP tem os dias contados. A verdade é que nunca serão superiores ao SLB.

    • Eu creio que o que temos assistido e visto na comunicação social ultrapassa tudo, mesmo a nível internacional. Não tenho memória – e ando aqui há muito – que algum clube tenha sequer se aproximado dos casos E-mails, Vouchers, Mala Ciao, Porta 18, Operação Lex, E-Toupeira, claques ilegais, etc. etc. Então tudo junto, configura um modo de operação e uma estratégia com contornos e premeditação muito graves, a ser tudo provado claro. De modo que, o que nos resta é aguardar que as autoridades façam o seu trabalho e que depois existam ou não acusações, julgamentos e consequentes veredictos. Numa coisa tem razão. Nunca o FCP será superior ao SLB no que a estes temas diz respeito. Com esta taça podem ficar.

  3. Este tipo de noticia visa desviar a atenção do problema. Agora focamo-nos em tentar perceber quem teve aceso aos emails? Então mas, e o conteúdo dos mesmos? E as repercussões e implicações?
    Agora preocupamo-nos com quem denunciou ter sido o autor de determinado crime, e como soube do crime. O crime em si, não interessa? É secundário?
    Acho que esta mistura de assuntos só serve mesmo para tentar distrair do que realmente importa.

  4. Não é bem assim, Sérgio. Embora a gravidade do conteúdo merece ser investigada e a provar-se ser verdade o que os emails dizem, há que punir, a verdade imediata e inequívoca é que o meio de obtenção dessa prova é à partida a prática de um crime, sem sequer se tornar necessaria averiguação. Não confundir coisas. Um crime já se sabe que existiu, os outros, têm que ser investigados. Sim, é diferente. Se eu mandar um email a alguém a dizer que vou pagar ao primeiro ministro para ele me isentar de impostos para sempre e me oferecer um apartamento com piscina no Terreiro do Paço, ou escrever que “se ele me chatear muito, juro que lhe dou um ensaio de pancada que o mato”, não significa realmente e efectivamente que o primeiro ministro seja ele proprio corruptivel, que saiba quem eu sou, oubque eunmate oubtenha intenções de bater ou matar alguém, entende? Para isso há as policias para investigar, devem fazê-lo sem condicionantes e os juízes deixarem-se de comportamentos duvidosos e exwcutarem os seu trabalho com decência.

  5. bem se os imail se fosse assim tão falços, porque tanta preocupação do slb? afinal se forem falços podem ir buscar uma boa indeminização… é estranho o slb se preocupar mais com o roubo do que talvez tentar provar que o contiudo ser falço.. mas para o que se percebe o slb gosta mecher nos assuntos da casa dos outros e não quer que se toca na casa dele..

  6. Afinal a equipa Francisco Marques, Rui e Anibal Pinto, está a trabalhar bem. Sustentam a tese que praticam crimes, mas não se conhecem, nem têm afiliação clubística. Estes três ainda vão dar muito que falar.

RESPONDER

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …

Portugal com mais de 60 nomeações nos óscares do turismo

Portugal está nomeado para mais de 60 categorias dos World Travel Awards, conhecidos como “Óscares do Turismo”. Segundo o jornal Público, há 66 nomeações para destinos ou empresas portuguesas na edição de 2019. Depois de em …

Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa. As ações policiais …

Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen. A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as …

PAN explica medidas ambientais propostas que "já estavam em vigor"

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas. Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, …

Greta Thunberg diz ao Senado dos EUA que "não estão a esforçar-se o suficiente"

A ativista sueca Greta Thunberg reuniu-se na terça-feira com o grupo de trabalho que trata das questões ambientais no Senado norte-americano e pediu acões, não elogios. A adolescente de 16 anos é uma das ativistas …

Pelo menos três mortos e 100 feridos em reparações pós-tufão no Japão

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em obras de reparação de edifícios na província de Chiba, a leste de Tóquio, dias depois da passagem de um tufão pelo arquipélago nipónico. Um …

Prisão preventiva para bombeiro suspeito de atear fogos em Torres Vedras

O Tribunal de Torres Vedras decretou prisão preventiva para um bombeiro detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fogo posto no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, disse fonte judicial esta quinta-feira. O …

Aeroporto do Montijo. Consulta pública termina hoje, mas a palavra final é da APA

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do futuro aeroporto do Montijo termina esta quinta-feira. O estudo tem apontado diversas ameaças para a fauna e efeitos negativos sobre a saúde da população por causa …

Após dúvidas no Parlamento Europeu, Elisa Ferreira vende ações da Sonae

A comissária europeia indigitada Elisa Ferreira decidiu esta quinta-feira “dar ordem de venda” às ações que detém no grupo Sonae, após as questões levantadas pela comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu quanto a um …