Rocha Andrade está envolvido em nova polémica (desta vez por causa da EDP)

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, está de novo no centro da polémica por causa de um eventual “conflito de interesses”. Depois do caso das viagens da Galp, desta feita estão em causa ações da EDP.

Rocha Andrade deu muito que falar depois de ter viajado para França, para ver jogos do Euro 2016, a expensas da Galp. E agora, sabe-se que o Secretário de Estado detém ações da EDP, empresa que tem em tribunal vários processos contra a Autoridade Tributária, visando não pagar cerca de 327 milhões de euros em impostos.

O caso é reportado pelo Jornal Económico (JE) que salienta que Rocha Andrade revela na declaração de rendimentos e património que entregou no Tribunal Constitucional (TC), que detém 872 ações da EDP e 380 ações da EDP Renováveis com um valor de cerca de 5 mil euros.

O governante terá ainda 49.841 ações do BCP, mas o banco não terá à data qualquer diferendo com o Estado em termos fiscais.

Os juristas consultados pelo JE consideram que Rocha Andrade incorre num “conflito de interesses” e que está “impedido de tomar decisões em processos relacionados com essas sociedades”, mesmo que esteja em causa uma carteira de ações reduzida.

“Se não vendeu as ações antes de entrar no Governo, cometeu uma imprudência. Há um impedimento de tomar decisões sobre a empresa em causa”, refere um dos juristas consultados pelo JE que não quis identificar-se.

Fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais refere ao mesmo jornal que as ações representam “uma parte ínfima do capital social destas empresas” e que “nenhuma norma do Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos obstaculiza à detenção de carteiras de ações desta natureza”.

Mas os especialistas consultados salientam que está em causa o Código do Procedimento Administrativo (CPA) que “determina que titulares de órgãos da administração pública não podem intervir em procedimentos administrativos, atos ou contratos quando neles “tenham interesse””.

A EDP tem contestado em tribunal várias liquidações adicionais de IRC, nomeadamente quanto à tributação do lucro do grupo, estando em diferendo, neste momento, 327 milhões de euros em impostos que a energética não quer pagar.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal só se fala de ética quando se é oposição, uma vez no Poder esta não faz mais parte do vocabulário dos políticos em causa.

  2. Ò cair da máscara na minha opinião o que interessa é saber como tem actuado a pessoa em causa de forma a levantar suspeitas sobre o seu eventual conflito de interesses
    É a mesma coisa que dizer, e eu gosto pouco de usar exemplos do futebol, que num negócio entre o estado e um determinado clube, o governante que esteja a negociar não o poderia fazer por se constatar que é sócio desse clube.
    O que é importante é ver como actua e se consegue ou não manter o distanciamento.

  3. Mais um a preparar a cama para se deitar, assim que sair do governo. Escandaloso, vergonhoso e total faltal de etica. São os politicos que temos.

RESPONDER

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …