/

“Ridícula”. Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

Rodrigo Jiménez / EPA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já respondeu.

Embora felicitando a jovem por ter sido escolhida pela revista norte-americana, Donald Trump acrescentou considerar a escolha “ridícula”, segundo a mensagem publicada no seu Twitter. “Greta tem de aprender a controlar a sua raiva e ir ver um bom filme antigo com um(a) amigo(a)!”, disse. “Relaxa, Greta, relaxa!”, sublinhou o Presidente, que retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris e já tinha criticado Greta no passado.

A ativista respondeu, de uma forma que já tinha usado para reagir a declarações do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que esta semana a chamou “pirralha”, e mesmo de Donald Trump: alterando a sua biografia no Twitter. Greta autodefine-se agora como uma “adolescente a trabalhar no seu problema de controlo de raiva. Neste momento a relaxar e a ver um bom filme antiquado com um amigo”.

Thunberg foi escolhida esta quarta-feira como “Personalidade do Ano” pela revista Time, que colocou na capa uma fotografia da jovem, tirada na costa portuguesa, sob o título “O Poder da Juventude”. Os editores justificaram a escolha apontando que “mudanças significativas raramente acontecem sem a força catalisadora de pessoas influentes” e que, este ano, a “crise existencial da Terra encontrou essa pessoa em Greta Thunberg”.

A jovem iniciou sozinha uma greve à escola em setembro de 2018 em frente ao parlamento sueco para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, a qual inspirou um movimento global que a levou a ser recebida pelos líderes mundiais e a falar em conferências.

A jovem sueca esteve nas últimas semanas nos Estados Unidos para participar numa conferência climática das Nações Unidas, além de outras iniciativas, e onde chegou depois de ter conseguido um meio de transporte ecológico: viajou num veleiro de competição que não emite carbono para a atmosfera.

A jovem sueca teve de encontrar uma alternativa de transporte que a trouxesse a tempo de regresso à Europa para a cimeira que decorreu entre 2 e 13 de dezembro em Madrid, tendo a opção recaído na oferta de um casal australiano que disponibilizou o seu catamarã para transportar Greta Thunberg numa segunda travessia do Atlântico. A ambientalista partiu em 13 de novembro do porto norte-americano Salt Ponds, no Estado de Virgínia.

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.