Ricciardi disponível para prestar declarações ao Parlamento

TD Isabelmariapinto / Wikimedia, sinanyuzakli / Flickr

José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi, Presidente do BES Investimento

O antigo administrador do Banco Espírito Santo José Maria Ricciardi mostrou-se este domingo disponível para ir à Comissão Parlamentar de Inquérito do BES, se for chamado a prestar declarações, considerando que essa é a “obrigação” de qualquer cidadão.

“Se entenderem que o meu testemunho é importante irei com certeza e essa é mais uma das razões pelas quais eu acho que neste momento não me devo pronunciar sobre esse assunto”, afirmou.

José Maria Ricciardi falava aos jornalistas à margem do Fórum Empresarial do Algarve, que hoje termina, onde falou na conferência com o tema “Que financiamento para o crescimento”, num encontro que durante três dias juntou políticos e empresários.

Questionado sobre a eventual ligação da família Espírito Santo ao caso dos submarinos, que alegadamente teria recebido 5 milhões de euros de comissões dos submarinos, o banqueiro disse apenas que este “não era o momento oportuno” para se pronunciar.

“Todos esses assuntos, que são assuntos sérios e graves, estão a ser alvo de inquéritos, avaliações e auditorias e acho que não é o momento de me pronunciar sobre elas devido a essa razão”, sublinhou.

A terceira edição do Fórum Empresarial do Algarve, organizado pelo LIDE, termina este domingo em Vilamoura.

/Lusa

RESPONDER

TRAPPIST-1 é mais antiga que o nosso Sistema Solar

Se quisermos saber mais sobre se a vida poderá sobreviver num planeta para lá do nosso Sistema Solar, é importante saber a idade da sua estrela. As estrelas jovens libertam frequentemente radiação altamente energética sob …

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …