/

Ricciardi acusa Ricardo Salgado de infâmia

Isabelmariapinto / Wikimedia; D.R. / bes.pt

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

O presidente do Banco Espirito Santo de Investimento, José Maria Ricciardi, acusou hoje o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, de “infâmia” por este ter sugerido que o primo tinha tido uma “contrapartida” após “denúncia” ao Banco de Portugal.

“É uma verdadeira infâmia”, declarou Ricciardi na comissão de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

Primeiro, sublinhou, o Banco de Portugal (BdP) ou “qualquer entidade reguladora não faz negociações com administrações de instituições bancárias” e, segundo, falar com o regulador e denunciar situações menos lícitas é uma obrigação de um qualquer membro de uma administração.

“Não basta não ter participado nos atos que eventualmente possam ser considerados eticamente reprováveis ou mesmo ilícitos. É obrigatório quando se tem conhecimento deles não só se opor, fazer exigências para as atas, mas também denunciar os factos que se consideram graves à entidade reguladora”, frisou.

Horas antes, Salgado havia dito na comissão parlamentar não querer atacar a sua família, mas realçou perante os deputados que José Maria Ricciardi, seu primo, teve um comportamento “muito curioso”.

“O dr. Ricciardi teve um comportamento no mínimo muito curioso em relação àquilo que deveria quanto a mim ter tido. Certamente se fez alguma denúncia ao BdP é capaz de ter alguma contrapartida por isso. Não sei qual, não quero fazer suposições, mas acho curioso que isso tenha acontecido”, realçou o histórico banqueiro do BES.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.