Ricardo Salgado usou perdões fiscais para legalizar 34 milhões de euros

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado beneficiou de três perdões fiscais que lhe permitiram recuperar para contas em Portugal mais de 34 milhões de euros que estavam na Suíça.

Dados avançados pelo jornal Correio da Manhã revelam que Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), declarou mais de 34 milhões de euros no âmbito do RERT, o Regime Excepcional de Regularização Tributária, que permitiu recuperar para as contas nacionais elevadas quantias que estavam depositadas no estrangeiro.

Ricardo Salgado terá beneficiado de perdões fiscais nos anos de 2005, 2010 e 2012, argumentando sempre que estes valores, que se encontravam na Suíça, eram provenientes de trabalho feito exclusivamente no estrangeiro.

Além de Ricardo Salgado, outros elementos do universo BES terão usufruído também de perdões fiscais, adianta o Correio da Manhã.

O jornal cita os casos de António Ricciardi, pai de José Maria Ricciardi, de José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo e de três filhos de Mário Mosqueira do Amaral.

O CM nota que, em conjunto, os membros da família de Salgado declararam às Finanças mais de 54 milhões de euros que estariam em contas na Suíça.

A legalização desta avultada quantia terá rendido ao Fisco 3,42 milhões de euros em impostos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. 54 milhões de euros terão rendido ao Estado 3,42 milhões de euros em impostos. Parece porreiro, pá! mas eu desconto muito menos a título de IRS, mas a que corresponde uma percentagem muito superior. Obviamente, sou um ilustre desconhecido, não tenho amigos na política. Mas, será que para os partidos socialistas e sociais-democrata esta repartição de taxas observa os princípios da justiça social? Não estarei com os meus poucos milhares de impostos pagos, a contribuir com muito mais esforço?
    Do que os partidos têm dado sinais, é que nada disso está para alterar, é que a lei fiscal tem sido feita para beneficio dos poderosos, do que resulta, o Estado e as instituições (Salgado era uma instituição, pelo que distribuía pelos partidos) não terem estado a cumprir com a Constituição, com os princípios da moral, nem terem mostrado qualquer preocupação com o Interesse Público e o bem comum, quando estão envolvidos os poderosos cá do jardim. É de chancas que tomam decisões

RESPONDER

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …