//

Ricardo Salgado afastado do BES

Tiago Petinga / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado vai abandonar a presidência executiva do BES devido a uma imposição do Banco de Portugal. O semanário Sol adianta que o afastamento pode concretizar-se em junho mas deverá começar a ser discutido na próxima semana.

O Banco de Portugal (BdP) estará a pressionar a saída de Ricardo Salgado “como passo final da reestruturação” do grupo, depois de ter imposto mudanças profundas “que implicaram assumir prejuízos que não estavam registados nas contas e clarificar as relações entre sociedades da família Espírito Santo”, descreve o semanário.

Com novos testes de stress aos bancos europeus neste verão e a supervisão do Banco Central Europeu a partir de outubro, o BdP estaria a deixar a “casa arrumada”, sugere o Sol.

Ricardo Salgado poderá manter-se na liderança dos negócios da família através do Espírito Santo Financial Group (ESFG), mas terá que deixar a presidência do BES antes do final do mandado, que só terminaria em 2015.

Um dos pontos agendados para a próxima assembleia-geral do banco, a 5 de maio, seria justamente a recondução da administração de Ricardo Salgado para um novo mandato de seis anos, mas espera-se agora que a saída do banqueiro seja já referida e esteja concretizada em junho.

O BES, que escapou aos planos de reestruturação acordados com a Comissão Europeia, teve um prejuízo de 518 milhões de euros devido à reavaliação de ativos, enquanto o ESFG, que detém a maioria do capital do banco, teve um prejuízo de 864 milhões de euros no ano passado.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.