Ricardo Salgado afastado do BES

Tiago Petinga / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado vai abandonar a presidência executiva do BES devido a uma imposição do Banco de Portugal. O semanário Sol adianta que o afastamento pode concretizar-se em junho mas deverá começar a ser discutido na próxima semana.

O Banco de Portugal (BdP) estará a pressionar a saída de Ricardo Salgado “como passo final da reestruturação” do grupo, depois de ter imposto mudanças profundas “que implicaram assumir prejuízos que não estavam registados nas contas e clarificar as relações entre sociedades da família Espírito Santo”, descreve o semanário.

Com novos testes de stress aos bancos europeus neste verão e a supervisão do Banco Central Europeu a partir de outubro, o BdP estaria a deixar a “casa arrumada”, sugere o Sol.

Ricardo Salgado poderá manter-se na liderança dos negócios da família através do Espírito Santo Financial Group (ESFG), mas terá que deixar a presidência do BES antes do final do mandado, que só terminaria em 2015.

Um dos pontos agendados para a próxima assembleia-geral do banco, a 5 de maio, seria justamente a recondução da administração de Ricardo Salgado para um novo mandato de seis anos, mas espera-se agora que a saída do banqueiro seja já referida e esteja concretizada em junho.

O BES, que escapou aos planos de reestruturação acordados com a Comissão Europeia, teve um prejuízo de 518 milhões de euros devido à reavaliação de ativos, enquanto o ESFG, que detém a maioria do capital do banco, teve um prejuízo de 864 milhões de euros no ano passado.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …