A Coreia do Norte tem primeira-dama: a misteriosa Ri Sol-ju

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Afinal, quem é e como é a primeira-dama da Coreia do Norte? No caso deste país asiático, considerado um dos mais isolados do mundo, se não o mais isolado, esta não é uma pergunta fácil de dar resposta.

Ri Sol-ju começou a aparecer ao lado de Kim Jong-un no verão de 2012. Perante as especulações, os meios de comunicação norte-coreanos confirmaram que a norte-coreana era a esposa do líder do regime. Ainda assim, pouco se sabe sobre esta misteriosa mulher.

Segundo a BBC, há quem diga que antes de se tornar primeira-dama, Ri Sol-ju terá sido cantora, enquanto que outros dizem que foi cheerleader de uma seleção norte-coreana, o que lhe permitiu viajar várias vezes para o estrangeiro.

De acordo com Sierra Madden, colaboradora da North Korea Leadership Watch, uma página na Internet especializada na cúpula de poder norte-coreana, a mulher de Kim terá sido as duas coisas.

“Eles casaram-se em 2009, 2010 e, antes disso, era cantora e cheerleader. Viajava pelo Japão e pela Coreia do Sul”, disse a especialista.

O passado de Ri Sol-ju não é totalmente confirmado e, por isso, tal como acontece com o próprio líder norte-coreano, não se sabe sequer a idade da primeira-dama. No entanto, acredita-se que não tenha completado ainda 30 anos. Já em relação a Kim Jong-un, estima-se que tenha nascido em 1983 ou 1984.

Comparada com Michelle Obama

Nas poucas imagens divulgadas pelo regime norte-coreano, Ri Sol-ju aparece sempre sorridente e elegante, o que chegou a gerar até comparações com a ex-primeira-dama norte-americana, Michelle Obama.

“Tem uma posição parecida com a da ex-primeira dama dos EUA porque promove temas importantes relacionados com as mulheres e crianças“, afirma Madden à BBC.

Ri Sol-ju já apareceu ao lado do líder norte-coreano em espetáculos, na celebração de um lançamento de um míssil e, mais recentemente, em outubro, numa visita a uma fábrica de cosméticos.

Nos últimos anos, diferentes países romperam as exportações de bens de luxo à Coreia do Norte como parte das sanções em resposta ao avanço do programa nuclear do país. Isso fez com que os norte-coreanos desenvolvessem a sua própria indústria de cosméticos para abastecer, sobretudo, a classe alta.

A simples aparição de Ri Sol-ju em eventos quebrou a tradição do antigo líder e pai do atual, Kim Jong-il, que nunca aparecia publicamente com as suas esposas. “É algo totalmente novo. Foi colocada como a ‘mãe da Coreia do Norte’“, destaca a especialista.

(cv) Rodong Sinmun

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado da esposa, Ri Sol-ju, numa cerimónia das forças armadas do país

Herdeiros?

A família de Kim Jong-un está cercada por um nível de sigilo tão elevado que não se sabe, por exemplo, quantos filhos o casal tem.

De acordo com os serviços de inteligência da Coreia do Sul, a primeira-dama deu à luz o terceiro filho em fevereiro deste ano. Mas os agentes do país vizinho não conseguiram identificar nem o sexo nem o nome do bebé.

Ri Sol-ju deixou de aparecer nos meios de comunicação oficiais durante sete meses, uma longa ausência que gerou rumores de que estaria novamente grávida ou a enfrentar uma crise matrimonial.

Acredita-se que os outros dois herdeiros tenham nascido entre 2010 e 2013, mas ainda permanece a dúvida se Kim Jong-un já tem um sucessor definido, uma vez que não se sabe se o primogénito é menino ou menina.

O sexo do segundo filho foi divulgado acidentalmente, através do jogador da NBA Dennis Rodman, que surpreendeu tudo e todos ao revelar a sua amizade com Kim.

Em entrevista ao The Guardian, em 2013, o ex-basquetebolista revelou que o norte-coreano tem uma filha, Ju-ae, que o próprio carregou nos braços quando visitou a família norte-coreana. O jogador acrescentou ainda que Kim Jong-un é “uma pessoa incrível”.

A outra Kim

Tal como fez com a esposa, o líder norte-coreano também decidiu dar mais visibilidade à sua irmã mais nova. Kim Yo-jong participa em eventos públicos e ocupa uma posição importante no governo. Recentemente, foi eleita foi eleita membro suplente do politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Para Ankit Panda, especialista sobre a Coreia do Norte, o gesto evidencia “que o regime de Kim quer que o mundo veja que está cada vez mais poderoso” e, ao mesmo tempo, que dá prioridade à família e aos laços de sangue.

A visita à fabrica de cosméticos, onde Yo-jong também marcou presença, é vista como uma mensagem direta às elites norte-coreanas para o líder reforçar a imagem de estabilidade mesmo com as sanções, neste caso, as que afetam o mercado de luxo.

Vários analistas veem a presença de Ri Sol-ju como um sinal de modernidade num regime que é muito fechado. Outro exemplo disso é a Moranbong, a banda pop preferida de Kim Jong-un, que combina mulheres de minissaia e canções patrióticas.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …