/

A Coreia do Norte tem primeira-dama: a misteriosa Ri Sol-ju

3

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Afinal, quem é e como é a primeira-dama da Coreia do Norte? No caso deste país asiático, considerado um dos mais isolados do mundo, se não o mais isolado, esta não é uma pergunta fácil de dar resposta.

Ri Sol-ju começou a aparecer ao lado de Kim Jong-un no verão de 2012. Perante as especulações, os meios de comunicação norte-coreanos confirmaram que a norte-coreana era a esposa do líder do regime. Ainda assim, pouco se sabe sobre esta misteriosa mulher.

Segundo a BBC, há quem diga que antes de se tornar primeira-dama, Ri Sol-ju terá sido cantora, enquanto que outros dizem que foi cheerleader de uma seleção norte-coreana, o que lhe permitiu viajar várias vezes para o estrangeiro.

De acordo com Sierra Madden, colaboradora da North Korea Leadership Watch, uma página na Internet especializada na cúpula de poder norte-coreana, a mulher de Kim terá sido as duas coisas.

“Eles casaram-se em 2009, 2010 e, antes disso, era cantora e cheerleader. Viajava pelo Japão e pela Coreia do Sul”, disse a especialista.

O passado de Ri Sol-ju não é totalmente confirmado e, por isso, tal como acontece com o próprio líder norte-coreano, não se sabe sequer a idade da primeira-dama. No entanto, acredita-se que não tenha completado ainda 30 anos. Já em relação a Kim Jong-un, estima-se que tenha nascido em 1983 ou 1984.

Comparada com Michelle Obama

Nas poucas imagens divulgadas pelo regime norte-coreano, Ri Sol-ju aparece sempre sorridente e elegante, o que chegou a gerar até comparações com a ex-primeira-dama norte-americana, Michelle Obama.

“Tem uma posição parecida com a da ex-primeira dama dos EUA porque promove temas importantes relacionados com as mulheres e crianças“, afirma Madden à BBC.

Ri Sol-ju já apareceu ao lado do líder norte-coreano em espetáculos, na celebração de um lançamento de um míssil e, mais recentemente, em outubro, numa visita a uma fábrica de cosméticos.

Nos últimos anos, diferentes países romperam as exportações de bens de luxo à Coreia do Norte como parte das sanções em resposta ao avanço do programa nuclear do país. Isso fez com que os norte-coreanos desenvolvessem a sua própria indústria de cosméticos para abastecer, sobretudo, a classe alta.

A simples aparição de Ri Sol-ju em eventos quebrou a tradição do antigo líder e pai do atual, Kim Jong-il, que nunca aparecia publicamente com as suas esposas. “É algo totalmente novo. Foi colocada como a ‘mãe da Coreia do Norte’“, destaca a especialista.

(cv) Rodong Sinmun

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado da esposa, Ri Sol-ju, numa cerimónia das forças armadas do país

Herdeiros?

A família de Kim Jong-un está cercada por um nível de sigilo tão elevado que não se sabe, por exemplo, quantos filhos o casal tem.

De acordo com os serviços de inteligência da Coreia do Sul, a primeira-dama deu à luz o terceiro filho em fevereiro deste ano. Mas os agentes do país vizinho não conseguiram identificar nem o sexo nem o nome do bebé.

Ri Sol-ju deixou de aparecer nos meios de comunicação oficiais durante sete meses, uma longa ausência que gerou rumores de que estaria novamente grávida ou a enfrentar uma crise matrimonial.

Acredita-se que os outros dois herdeiros tenham nascido entre 2010 e 2013, mas ainda permanece a dúvida se Kim Jong-un já tem um sucessor definido, uma vez que não se sabe se o primogénito é menino ou menina.

O sexo do segundo filho foi divulgado acidentalmente, através do jogador da NBA Dennis Rodman, que surpreendeu tudo e todos ao revelar a sua amizade com Kim.

Em entrevista ao The Guardian, em 2013, o ex-basquetebolista revelou que o norte-coreano tem uma filha, Ju-ae, que o próprio carregou nos braços quando visitou a família norte-coreana. O jogador acrescentou ainda que Kim Jong-un é “uma pessoa incrível”.

A outra Kim

Tal como fez com a esposa, o líder norte-coreano também decidiu dar mais visibilidade à sua irmã mais nova. Kim Yo-jong participa em eventos públicos e ocupa uma posição importante no governo. Recentemente, foi eleita foi eleita membro suplente do politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Para Ankit Panda, especialista sobre a Coreia do Norte, o gesto evidencia “que o regime de Kim quer que o mundo veja que está cada vez mais poderoso” e, ao mesmo tempo, que dá prioridade à família e aos laços de sangue.

A visita à fabrica de cosméticos, onde Yo-jong também marcou presença, é vista como uma mensagem direta às elites norte-coreanas para o líder reforçar a imagem de estabilidade mesmo com as sanções, neste caso, as que afetam o mercado de luxo.

Vários analistas veem a presença de Ri Sol-ju como um sinal de modernidade num regime que é muito fechado. Outro exemplo disso é a Moranbong, a banda pop preferida de Kim Jong-un, que combina mulheres de minissaia e canções patrióticas.

ZAP // BBC

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.